Digestivo nº 447 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
>>> Estônia: programa de visto de startup facilita expansão de negócios na Europa
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
>>> Canarinho velho e pessimista
>>> Precisamos falar sobre Kevin
>>> Guia para escrever bem ou Manual de milagres
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
Mais Recentes
>>> Livro Poesia Poesia Fora da Estante de Vera Aguiar / Simone Assumpção pela Projeto (2019)
>>> Tempos de Ginásio 1957-1960 - Memórias de Stélio Lacerda pela Lorena (2010)
>>> Les Must de Cartier de Assouline pela Assouline (2002)
>>> Livro Auto Ajuda Mais Forte do Que Nunca de Brené Brown pela Sextante (2016)
>>> Livro Sociologia Violência e Cidadania no Brasil Série Discussão Aberta 10 de Regina Célia Pedroso pela Ática (2002)
>>> Livro Sociologia Cidades Brasileiras O Passado e o Presente Coleção Desafios de Rosicler Martins Rodrigues pela Moderna (1992)
>>> Os Anjos do Pé Sujo de Vicente Portella pela Tulipa (2005)
>>> Coleção Bom Apetite - 10 Volumes de Victor Civita pela Abril Cultural (1972)
>>> Livro Biologia Caminhos do Boi Pecuária bovina no Brasil Coleção Desafios de Candida Vilares Gancho; Vera Vilhena de Toledo pela Moderna (1990)
>>> Livro Direito Direito Internacional do Turismo de Rui Aurélio de Lacerda Badaró pela Senac (2008)
>>> Livro Literatura Estrangeira Indomada The House of Night Livro 4 de P. C. Cast e Kristin Cast pela Novo Século (2010)
>>> Marketing Humano de Carlos Teixeira pela Litteris (1997)
>>> Livro Administração O Livro da Sabedoria nos Negócios Volume I de Peter Krass pela Negócio (1999)
>>> Livro Infanto Juvenis O Mário Que Não é de Andrade de Luciana Sandroni pela Companhia das Letrinhas (2001)
>>> A Menina da Serra do Fogão de Penha Santiago pela Crescer (2017)
>>> Livro Infanto Juvenis Extraordinárias de Duda Porto de Souza; Aryane Cararo pela Seguinte (2018)
>>> Livro Infanto Juvenis Zac Power Missão Alto Risco de H. I. Larry pela Fundamento (2009)
>>> Design para Quem Não é Designer de Robin Williams - Laura Karin Gillon pela Callis (1995)
>>> Coleção O Melhor Bordado - 4 Volumes de Editora Três pela Três (1973)
>>> Livro Literatura Estrangeira Anjos e Demônios de Dan Brown pela Sextante (2004)
>>> Livro Infanto Juvenis Sequestro Em Parada de Lucas de Orígenes Lessa pela Global (2014)
>>> Fragmentos da Sabedoria Rosacruz de Raymond Bernard pela Renes (1974)
>>> Livro Dos Crimes Contra A Ordem Tributaria: Comentarios A Lei N. 8,137, De 27-12-1990 de Antonio Correa pela Saraiva (1994)
>>> Livro História Geral O Livro de Ouro da História do Brasil de Mary Del Priore, Renato Pinto Venâncio pela Ediouro (2001)
>>> Anjos e Extraterrestres de Alfredo Paschoal pela Do Autor (1997)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 1/1/2010
Digestivo nº 447
Julio Daio Borges
+ de 2700 Acessos




Literatura >>> As editoras contra o Kindle
O Kindle, o leitor de livros eletrônicos da Amazon, tem gerado respostas ambíguas. Se em uma semana ficamos sabendo que editoras brasileiras, por exemplo, correm para digitalizar seus títulos, em outra descobrimos que editoras americanas, grandes, seguram títulos novos, no Kindle, para que não "canibalizem" suas respectivas versões em papel (nas livrarias). Como na indústria do cinema, onde um DVD (ou, será?, Blu-ray) só está "liberado" para o comércio depois de meses da estreia nas salas de exibição, a Simon & Schuster quer "segurar" seus lançamentos (em capa dura, nos Estados Unidos) durante quatro meses, antes de disponibilizar suas respectivas versões eletrônicas (a uma fração do preço, evidentemente). A Amazon, embora venda, também, as versões em papel, responde que — meses depois — o leitor do Kindle perderá o interesse, ou adquirirá outro título, talvez de outra editora, que esteja disponível eletronicamente... Blogueiros igualmente acusam editoras como a Simon & Schuster — e outras, como o grupo francês Hachette — de criar uma "falsa escassez", pois "segurar" um livro em versão eletrônica pode, futuramente, equivaler a tentar segurar versões "pirata" de Harry Potter, U2 ou Paulo Coelho, que sempre escapam... E por falar no mago brasileiro, a Veja anuncia que ele foi o "primeiro" autor nacional a suplantar as editoras — e negociar, diretamente, com a Amazon. Não é, obviamente, uma ideia original dele (nem da Veja), é algo que já estava previsto no script: afinal, como escreveu Paul Graham, em setembro, vamos caminhando para um mundo "post-medium" ou, em bom português, "pós-mídia" (física). A Amazon, embora se faça de amiga dos jornais (com o Kindle DX), pode, num futuro, tornar-se, sim, a única editora. Como a mesma Apple pode. E como o Google, também, pode... Para complicar, ainda mais, o raciocínio, surgiu a notícia de que o Kindle ameaça ser "hackeado"... Se os editores, e os autores, brasileiros, em outras épocas, nem sonhavam com a "digitalização", agora terão de pensar em um melhor argumento que o do "cheiro", da "textura", do "gosto"... [8 Comentário(s)]
>>> Two Major Publishers To Hold Back E-Books
 



Além do Mais >>> O Futuro da Memória, de Gordon Bell e Jim Gemmell
A evocação do Big Brother de George Orwell — que a todos observa, controla e comanda —, quando surge, é sempre pejorativa. Seja por causa do Big Brother, o programa de televisão (que, aliás, tem pouco a ver com isso); seja por causa do medo de que o estado ou "as empresas" ou algum ditador venha(m), futuramente, a fazer isso. Contudo: algo de que não nos damos conta é que estamos, mais e mais, despejando, naturalmente, nossos dados, e registrando nosso dia a dia, e nossos movimentos, através da internet e de dispositivos a ela conectados. Por exemplo, nossos e-mails: quem usa uma ferramenta como o Gmail, ou similar para webmail, está registrando, por escrito, parte dos seus dias — para que, no mínimo, o Google acesse e saiba tudo o que houver ali para saber. Do mesmo jeito, quem tira fotos e, continuamente, as publica na Web. Ou, ainda, as "redes sociais", onde registramos nossas relações, nossos círculos, nossos laços afetivos. Ou, mais prosaicamente, os bancos e as empresas de cartão de crédito, que estocam as informações sobre tudo o que consumimos, nossos hábitos, nossas preferências. Gordon Bell e Jim Gemmell, em O Futuro da Memória (Campus), simplesmente defendem que não há como fugir — e que esse processo, talvez, não seja tão trágico quanto previu Orwell em 1984. Bell e Gemmell acreditam que, no futuro, com a queda histórica no preço de armazenamento, processamento e transmissão de informações (Lei de Moore), nossa vida inteira registrada não vai custar muito caro. E com um buscador extremamente poderoso — como um Google (auto)biográfico —, poderemos resgatar desde imagens até cenas inteiras, desde conversas até vivências inteiras. É o que estão chamando de Total Recall. As implicações, em muitas áreas, são incontáveis. Implicações éticas, inclusive. Pessoas mortas, por exemplo, nunca deixarão de "existir" — por causa de seus registros. E talvez o "memorioso", do conto de Borges, finalmente se materialize — com o alcance, infinito, da tecnologia... (Lembrando que leva, justamente, uma vida para reconstituir toda uma vida...) [Comente esta Nota]
>>> O Futuro da Memória
 



Internet >>> Como ganhar US$ 1 milhão na internet, de Ewen Chia
Livros sobre "como ganhar dinheiro" costumam despertar ceticismo. Quem está ganhando dinheiro, não está escrevendo livros sobre isso. Portanto, quem os está escrevendo, não está efetivamente ganhando. Ou está ganhando — se for alguém como Paulo Coelho. Escrever e ganhar dinheiro — principalmente no Brasil — costumam ser duas atividades conflitantes. A não ser que o escritor produza best-sellers como o autor d'O Alquimista. Enfim: Ewen Chia não é um nome conhecido do grande público, mas seu livro não deve ser julgado só a partir do título. Chia, natural de Cingapura, fez dinheiro, de verdade, na internet e está dividindo agora sua experiência — seu volume é sobre isso. Mas para que ele está fornecendo seus segredos, assim, "de bandeja"? Porque Chia também vive de palestras e de treinamentos. Ou seja: embora pareça mais um "manual" só para enriquecer seu autor, Como ganhar US$ 1 milhão na internet (Campus) contém dicas, no mínimo, interessantes. Chia ensina, sobretudo, a vender qualquer produto através da internet. Não ilude ninguém com a lenda de "viver de publicidade" (apenas) — vai direto ao ponto e insiste no que dá realmente dinheiro on-line, o e-commerce. Seu método consiste em montar uma base de clientes interessados a partir do Google AdWords e de outras ferramentas que permitam, ao vendedor iniciante, estruturar um bom mailing. Do Google para uma eficiente landing page, trabalha-se com "nichos de mercado", oferecendo produtos especializados. No princípio, vendendo através de sistemas de afiliação (como, no Brasil, Submarino, MercadoLivre e Buscapé). Numa etapa subsequente, produzindo seus produtos e vendendo diretamente — ou, até, implementando seu próprio sistema de afiliação (para vender em grande escala). Parece uma conversa abstrata demais, para quem não conhece nada do assunto, mas Chia dá exemplos concretos — e se o leitor for esperto, fará a analogia com a sua realidade e com o seu negócio. Como ganhar US$ 1 milhão na internet foi, aparentemente, escrito naquele tom de quem já ganhou o mundo, mas contém informações úteis, embora na prateleira ele se disfarce de autoajuda... [1 Comentário(s)]
>>> Como ganhar US$ 1 milhão na internet
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Fundamentos de Física 1 Mecânica 6.ed
Halliday Resnick Walker
LTC
(2002)



O Rebelde do Traço - a Vida de Henfil
Dênis de Moraes
Jose Olympio
(2016)



The Walking Dead - O Caminho para Woodbury
Robert Kirkman ; Jay Bonansinga
Galera
(2013)



Prezado amigo fulano
Barbosa Lessa
Copesul
(2002)



O Recém-nascido de Muito Baixo Peso
Helenice de Paula Fiod Costa e Sergio Tadeu Marba
Atheneu
(2004)



Livro Psicologia Psico-gato? Entendendo o Comportamento "LOUCO" do Seu Gato
Pam Johnson-bennett
Madras
(2004)



Livro de Bolso Auto Ajuda Pílulas de Sabedoria Instantânea
Max Gehringer, Marina Mayumi Watanabe
Globo
(2009)



Los últimos Días de Eva
Nelson Castro
Vergara
(2007)



Harry Potter and the Cursed Child
J. K. Rowling
Arthur A. Levine Books
(2016)



É Preciso algo mais 568
Elisa Masselli
Vida & Consciência
(2004)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês