busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 27/11/2006
Hendrix, aos 64, hoje
Julio Daio Borges

Agora no dia 27, segunda-feira, o Jimi faria 64 anos (claro que me lembrei de "When I am sixty four"). "Descobri" isso ontem [quinta-feira, dia 23], ao assistir um magnífico documentário sobre ele, na TV, no canal pago CineMax: The Jimi Hendrix Story.

Eu, que nunca fui hendrix-maníaco, não conhecia o documentário, lançado em 1973. (Hendrix morreu em 70, pouco antes de completar 28 anos, e não chegou a ver o filme.) Bem, fiquei... "amazed"! Com certeza os fãs de carteirinha vão reclamar de alguma coisa, vão dizer que faltou isto e aquilo, mas vale muito a pena ver.

performances para mim incríveis, várias delas em gravações de concertos "históricos" nos festivais de Monterey 1967 ("Rock Me Baby"), Woodstock 1969 ("The Star-Spangled Banner") e Ilha de Wight 1970, e em show de 1969 no Filmore East ("Machine Gun", com a Band of Gypsies).

Uma das melhores coisas é descobrir que ele amava Bob Dylan acima de todas as coisas, seguida de uma performance de "Like a Rolling Stone". E é surpreendente vê-lo tocando um violão acústico de 12 cordas, em "Hear My Train a Comin'", esta uma ótima gravação de estúdio. E como deixar de gostar de vê-lo tocando as gravações sempre em versões integrais, clássicos de sua carreira como "Purple Haze", "Machine Gun", "Red House", "Hey Joe", "Wild Thing".

O cara era melhor tocando do que falando, mas são também muito interessantes os vários trechos de entrevista com Hendrix. E é delicioso ver craques como Eric Clapton, Pete Townshend, Mick Jagger e Lou Reed - todos com "carinhas de menino", já que as gravações há mais de 35 years ago -, em depoimentos nos quais revelam o impacto de Hendrix sobre eles e sobre o universo do rock.

Hoje dei uma rápida pesquisada e descobri que o documentário, de 1973 e assinado por Joe Boyd, é famosíssimo, esteve nos cinemas (não sei se também no Brasil) e está disponível em DVD, inclusive aqui em terras tupiniquins, sempre com o título de apenas Jimi Hendrix). Como vai passar de novo no CineMax (clique aqui para ver os horários), e ainda aproveitando o gancho do aniversário, o que você acha de uma pequena matéria no Digestivo, mesmo que no Blog?

Do meu amigo Matias José Ribeiro, por e-mail (porque a matéria já estava pronta...!)

Julio Daio Borges
27/11/2006 às 15h52

 

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês