busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 23/10/2014
Lula e o Genocídio Negro
Duanne Ribeiro

Além da declaração sobre o que seria comparável ao nazismo no PSDB, outra frase de Lula que reverberou acrítica ou maliciosamente nos últimos dias foi este tuíte, que dizia: "'O governo do PSDB significa o genocídio da juventude negra', Elaine, representante do movimento cultural da periferia". Os aecistas, direi com falta de esclarecimento ou com malícia, não são muito fluentes em movimentos sociais, então entenderam isso da forma mais literal.

O jornalista José Antonio Lima tuitou um entendimento mais ponderado: "1) A frase não é do Lula; 2) A responsabilidade é dele, mesmo assim; 3) o termo genocídio entra aí em um contexto de luta social. Explico. Para o movimento negro, o fato de a maioria das vítimas de assassinato no Brasil ser formada por negros consiste em genocídio. Por trás disso está, suponho a partir de meus parcos conhecimentos sobre a argumentação, um sistema em que os negros são marginalizados. E, suponho também, o fato de as polícias militares brasileiras terem nos negros um alvo preferencial. Não é, portanto, uma acusação de que Aécio, se eleito, vai exterminar todos os negros do Brasil. Seria uma sandice achar isso".

O mesmíssimo termo foi usado na campanha de Aécio, como se pode ver no site do PSDB ("Juvenal Araújo diz que Brasil não pode mais assistir parado ao genocídio da população negra"), onde a acusação oposta, embora não diretamente, foi feita: "Durante o Governo do PT, o índice de assassinatos de negros subiu 39%. 'Estamos todos aqui nos comprometendo a combater o genocídio da população negra, não podemos mais ver o que está acontecendo e permanecermos parados'".

José Antonio Lima ainda diz: "Eu discordo veementemente do uso do termo genocídio para este grave problema que temos no Brasil. Acho impreciso. Atrapalha o debate. Se usarmos genocídio para o problema de desigualdade/violência/fim da escravidão mal resolvido, como vamos tratar o que houve em Ruanda?".

Acho que a partir disso podemos tratar da questão com menos miopia. Para saber mais sobre o tema, talvez as seguintes matérias sejam um começo: "Homicídio é causa nš 1 de morte não natural de negros em SP, diz estudo", do G1; "Negros são 70% das vítimas de assassinatos no Brasil, reafirma Ipea", do Negro Belchior; e "Morte de jovens negros tem cenário de 'extermínio'", do Estadão.

Duanne Ribeiro
23/10/2014 às 10h40

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês