busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 3/3/2015
Suzana Andres
Julio Daio Borges



Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. Todo dia, no Blog do Digestivo, pelo menos uma nova entrevista. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Não me lembro qual foi o primeiro contato com o Digestivo, mas a primeira leitura foi do Julio. Encanto à primeira leitura, e segui adiante, com artigos dele ou de outros, sempre me sentindo confortável. Sempre "presentes", vou escolhendo e lendo, à vontade.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Fiz Psicologia Clínica, mas desde sempre estudo os afetos na cultura, por isso minha pesquisa é em Antropologia, formas de ser e estar na cultura. Junto à Antropologia, que se insere na Psicoterapia Clínica, sou leitura de alguns filósofos que são meus "interlocutores" constantes e que me inspiram.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

"O coração do homem está no meio do mundo". Este é o nome e a linguagem do meu trabalho. Sempre a respeito disso, inspirada por esse sentido. Em outras palavras: sobre como vivemos afetivamente, neste mundo. Com um cuidado, e um olhar, psico-antropológico.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Nunca tive um blog. Zero. Zeríssimo.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Minha escrita é diária, mas ensaios e trechos de pesquisa, e transmissão a pessoas com as quais trabalho. Nenhum órgão institucional. Não sou escritora, penso que sou mais "leitora", e pensadora. Minha prática clínica acompanha minhas leituras.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro (a)? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Independentemente de estarmos no Brasil: o ser humano necessita de boas reflexões, de receber o "estrangeiro", o desconhecido, hospedar o novo e compreender um pouquinho o que é familiar.

Ainda que dífícil, complicado, num país como o nosso, preservar essa coisa tão fundamental... é o nosso esteio. Nossa chance. Nossa saúde possível, digamos assim.

E, sim, é uma profissão de fé. Meu trabalho coincide com essa "fé". Ainda que estejamos melancólicos...

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Sim, acho que a internet é um canal, uma forma bacana de transmissão. O problema é saber, aprender, exercitar o discernimento do que pode ser "digerível"...

Aliás, a propósito: adoro o nome "Digestivo", por trazer para mim o sentido do pensar, do digerir, do opor, do pensar reflexivo ;-)

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Os estudos que fiz na Alemanha por muitos anos, o viver naquela cultura e aprender a pensar "em alemão"... (rs)

Cliford Geerz, Zubiri, estudos psico-antropológicos no Sid.Apa, Walter Benjamin e Agamben, meus inspiradores e acompanhantes de sempre.

Mas também o convívio na infância e adolescência, na fazenda de queridos tios, no campo. Ela, uma poeta, minha madrinha, me acompanha em pensamento por toda a vida: na minha pergunta sobre ser possível pensar com responsabilidade, sendo sensível. Pensar e sentir como duas faces da mesma moeda...

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Meu interesse é a transmissão da experiência, do "pequenininho" em cada rotina. Fazer uma experiência e poder realizar sua transmissão com responsabilidade, e entusiasmo, e vivacidade e simplicidade.

Algo no Digestivo me faz pensar que é possível, por isso entrei na idéia: mesmo sendo tão neófita tecnicamente...

Ser leitora de todos estes leitores, e escritores, me faz melhor pessoa. Tomara que possa oferecer um pouquinho também, quem sabe?

Nota do Editor
Suzana Andres compõe o novo grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
3/3/2015 às 12h57

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês