busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 13/7/2015
Thereza Simões
Julio Daio Borges



Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Conheci o Digestivo através de buscas no Google. Provavelmente eu estava procurando algum tema sobre arte ou crítica, por causa da pós. Vejo a proposta do Digestivo Blogs como uma potência de conteúdos autorais de pessoas realmente interessadas. A possibilidade de poder compartilhar meus textos para mais pessoas é muito animadora, ainda mais pelo site acreditar em mim.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Sou graduada em Publicidade e pós-graduada em História da Arte. Sou paulistana, falo "meu" e moro em São Paulo. Tenho 28 anos e já trabalhei com criação em agências de Publicidade e atualmente trabalho com marketing focado no mercado financeiro.

Excentricidades a parte, sempre desenhei e gostei de ler sobre arte. Fiz diversos cursos de desenho, fotografia, História da Arte, cinema... até que tomei coragem e fiz a pós. Posso dizer com muita alegria e satisfação que esta foi uma das melhores decisões da minha vida.

Meu tema de interesse é "arte educação" e museologia. Participei da exposição Itaquera nos trilhos da memória, realizada pelo Oficina Alfredo Volpi, do Governo do Estado. Tinha como premissa a participação de moradores do bairro em desenvolvimento.

Elaboramos pesquisas, entrevistamos moradores, pesquisamos o jornal local e foi uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre esse grande bairro periférico que se tornou conhecido por sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Tentamos mostrar um pouco disso na exposição.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Vou falar sobre arte, cinema, fotografia, poesia e afins.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Eu escrevo no Descomplicarte.com.br, blog criado em parceria com minha amiga Monique Ribeiro. O Descomplicarte tem uma média de 2 mil visitas por mês.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Minha relação com a escrita inicialmente foi mais relacionada com o meu trabalho. Quando eu trabalhava na área de comunicação, eu tinha que escrever os textos de materiais de apoio a vendas, folheteria, conteúdo on-line.

Pra sair disso, e escrever sobre temas que eu gosto, foi um pulo.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Me sinto parte de uma geração que aprendeu a ter fácil acesso a conteúdos do mundo inteiro devido à internet, e isso é incrível. O Brasil faz parte do circuito de grandes exposições, tem grandes artistas e eu ainda tenho muito o que estudar sobre o meu país. Com certeza é um desafio.

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Sim, a internet é uma poderosa ferramenta de compartilhamento de ideias. A internet sozinha não resolve 100%, mas me sinto animada com as possibilidades que ela nos oferece.

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Minhas maiores influências no campo das artes vêm primeiro da minha família, meus professores e então os grandes escritores. Posso dizer que o trabalho de Paulo Freire abriu minha cabeça e revirou tudo. Sou muito grata por ter lido alguns de seus livros.

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Não...

10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

Deixo o convite para acessarem o descomplicarte.com.br e terem uma ideia do que está por vir no Digestivo.

Obrigada!

Nota do Editor
Thereza Simões compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
13/7/2015 às 12h53

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês