busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quarta-feira, 12/8/2015
Aden Leonardo Camargos
Julio Daio Borges

Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo - JDB

Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Eu e o Digestivo tivemos um encontro casual, através de uma busca de livro pelo Google - não me lembro qual - caindo, como se pastas caíssem na rua, e o DC me desse a mão cultural. Havia um concurso de melhores frases sobre a solidão. Li alguns artigos e assinei prontamente. Aqui "conheci" Ana Elisa Ribeiro, que muito admiro.

Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Minha formação acadêmica é Direito. Tenho dificuldades com a síntese e a escrita clara, direta, quase jornalística da área. Meus pais e tios são professores. Minha ligação com livros, leitura, literatura foi cultivada desde a infância, vem daí também a dificuldade citada. Já que tudo ao meu ver deve ser "enfeitado" com segredos, metáforas, símbolos.

Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Ainda me sinto cronista por natureza, portanto, temas diversos do universo comum, do dia a dia. Atualidades e histórias que - de tão reais - podem ser inacreditavelmente singelas.

Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Sempre escrevi para guardar e perder. Desaparecer no paralelo universal do tempo, mudanças e colheitas de esvaziamento das gavetas.

Em dezembro, participei da Oficina de Crônicas com Ana Elisa Ribeiro (Sesc/MG). Desde então, talvez por pura vaidade, acredito ter boa escrita.

Participo há dois meses, como escritora convidada do Blog Escriba Encapuzado. A repercussão é na mídia social usada: Facebook. Alcanço apenas os amigos deste círculo. No entanto, todos (quase todos se manifestam) têm apreciado.

Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Interessar-se por cultura nos transforma em seres a princípio interessantes. Por exemplo, tenho tatuagens literárias que causam curiosidades. Adoro explicar. Ainda assim, o mundo cultural nos transforma - no julgamento da maioria - como seres de um convívio raro, já que há poucos que têm tal atividade como vício. Somos considerados inalcançáveis para assuntos corriqueiros.

"O gás acabou" não é informação creditada como certa para nós. Como alienados condenados à intelectualidade. Sentir e viver... é um desafio que me motiva. Não gosto mesmo de trocar o gás (rs)

Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Novas mídias têm aberto oportunidades para conhecermos escritores (principalmente) e artistas de diversas áreas, talentosos e surpreendentes. Sendo assim, creio que o interesse por qualidade... tende a melhorar.

Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Meu ídolo da juventude era Clarice Lispector, e também Fernando Pessoa (ele mesmo). Hoje não consigo enumerar um ou dois, pois através desses a busca se expandiu e continua se expandindo... Pretendo seguir essa nova escrita: moderna, poética, levemente filosófica.

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Aden é pessoa engolidora de choros, por isso sofre de "derrames" quase todas as noites. Os assuntos que ela escreve referem-se ao enorme mundo à sua volta. Adora escrever e fazer andanças; sobe morros e picos.

Suspeita que a felicidade seja algo tão difícil de alcançar que deve estar no mais alto ponto do Himalaia. Por isso escala em MG e RJ; vai que existem "felicidadezinhas" nas montanhas menores? Não suspeita que seja escritora; é atrevida mesmo...

Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

* Facebook

* Blog Escriba Encapuzado

Nota do Editor
Aden Leonardo Camargos compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
12/8/2015 às 11h42

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês