Impressão sob demanda | Digestivo Cultural

busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
>>> Wanderléa canta choros no Sesc 24 de Maio
>>> Vitor Lopes e convidados no Sesc 24 de Maio
>>> Nilze Carvalho no Sesc 24 de Maio
>>> Choro Interior no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
>>> The Nothingness Club e a mente noir de um poeta
Colunistas
Últimos Posts
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
>>> Felipe Miranda e Luiz Parreiras (2024)
>>> Caminhos para a sabedoria
Últimos Posts
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
>>> O laticínio do demônio
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A evolução da nova democracia brasileira
>>> Sobre o preço dos livros 1/2
>>> Sobre Jobs e Da Vinci
>>> Bom Bril: de volta na sua TV
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> De volta às férias I
>>> 21º de Mozart: Pollini e Muti
>>> O blog que ninguém lê…
>>> Ganha-pão
>>> O batom
Mais Recentes
>>> Rodolfo Bernadelli.; Com A Colaboração De Alexandre Henrique Monteiro Guimaraes de Mariza Guimarãe Dias pela Museu Nacional De Belas Artes, Rio De Janeiro (2008)
>>> Antígona E A Etica Tragica Da Psicanalise de Ingrid Vorsatz pela Zahar (2013)
>>> Vespera de Carla Madeira pela Record (2022)
>>> Tudo é Rio de Carla Madeira pela Record (2022)
>>> A Natureza Da Mordida de Carla Madeira pela Edit Record (2023)
>>> A Liberdade da Simplicidade de Richard Foster pela Vida (2008)
>>> Um Caldeirão De Poemas de Tatiana Belinky pela Companhia Das Letrinhas (2012)
>>> Felicidade Genuina: Meditacao Como O Caminho Para A Realizacao de B. Alan Wallace pela Lucida Letra (2015)
>>> A Arte da Vida de Zygmunt Bauman pela Zahar (2009)
>>> As Sete Etapas da Inteligência Espiritual de Richard A. Bowell pela Qualitymark (2005)
>>> Os Lusiadas de Luis de Camões pela Instituto Camões (1992)
>>> Alguma Crítica de Joao Alexandre Barbosa pela Atelie (2002)
>>> Emmi E Leo: A Setima Onda de Daniel Glattauer pela Suma De Letras (2013)
>>> Atlas da Saúde Natural - 67 Cyras Revekadas de Desconhecido pela Jolivi (2019)
>>> Epopeia Do Campeonato Brasileiro De Xadrez, 1927-2008 de Waldemar Costa pela Solis (2009)
>>> Amor Literário - 10 Instigantes Roteiros para Você Viajar pela Cultura Letrada de Luzia de Maria pela Ler e Cultivar (2016)
>>> Manual De Hematologia: Propedêutica e clínica de Therezinha Ferreira Lorenzi, Therezinha Ferreira Lorenzi pela Guanabara Koogan - Grupo Gen (2006)
>>> Operação Mãos Limpas de Gianni Barbacetto; Peter Gomez; Marco Travaglio pela Cdg (2016)
>>> Livro Educação, Governança, e Direito Ambiental; Ensaio Sobre a Gestão dos Espaços Antropizados de Damião Amiti Fagundesoutros pela Sumprema (2010)
>>> Intertextualidade e Conto Maravilhoso de Norma Discini pela Humanitas (2004)
>>> O Livro Da Economia de Varios Autores pela Globo Livros (2018)
>>> Cante Para Eu Dormir de Angela Morrison pela Pandorga (2011)
>>> Mikhail Bakhtin de Katerina Clark, Michael Holquist pela Perspectiva (1998)
>>> Sobre A Terra Somos Belos Por Um Instante de Ocean Vuong pela Rocco (2020)
>>> The Call Of The Wild, White Fang, And Other Stories (penguin Twentieth-century Classics) de Jack London pela Penguin Classics (1981)
BLOG >>> Posts

Segunda-feira, 1/6/2009
Impressão sob demanda
+ de 6100 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Quando pela primeira vez li a respeito de uma máquina que, a partir de um arquivo de texto, e com um mero apertar de botão, seria capaz de fabricar um único livro, incluindo a capa, fiquei eufórico: seria o fim do grande risco que todo editor corre ao publicar bancar um novo autor, já que tal publicação costuma se materializar num grande número de exemplares, o que significa um grande investimento e, na pior das hipóteses, um possível encalhe.

Uma máquina assim significaria também, para o autor iniciante, um acesso facilitado à publicação de sua primeira obra. Porque, se nós, jovens autores, sentimos raiva e frustração cada vez que uma conhecida editora rejeita nosso livro, é preciso que também tomemos ciência de um fato econômico muito importante: "TANSTAAFL". Hã?! Explico: "There Ain't No Such Thing As A Free Lunch" ou, em bom português, "Não existe esse tal de almoço grátis". A frase, cunhada pelo escritor Robert A. Heinlein ― no livro The moon is a harsh mistress ― e associada ao pensamento do economista Milton Friedman, quer dizer isso mesmo: há sempre alguém pagando por aquilo que se consome. E não adianta citar o financiamento público da arte: o dinheiro usado ali foi subtraído ao povo por meio de impostos. Logo, o que haveria de mais revolucionário no mundo dos livros do que a publicação sob demanda?

Em vez de mil livros impressos e apenas dez vendidos, temos um livro para cada despertar de uma vontade. Enfim, li a notícia sobre essa prometida máquina em 1999, na Casa do Sol, e testemunhei um brilho de esperança no olhar da escritora Hilda Hilst, a quem dei a notícia, e que tinha então um longo histórico de decepções com editores: aos 69 anos de idade ela ainda não tinha contrato com uma boa editora. Se para ela era difícil, o que eu poderia esperar? Simplesmente desisti de correr atrás de editoras. Às grandes editoras interessa apenas um tipo de autor: aqueles que, de algum modo, cresceram e apareceram. Não sou um deles.

A Hilda Hilst faleceu em 2004 tendo a "sorte" de, às portas da morte, finalmente ser publicada por alguém que, além de imprimir o livro, ainda o distribuiu e divulgou. Sim, foi uma "sorte", mas coloco a palavra entre aspas porque a escritora já estava muito debilitada e desiludida da vida para conseguir gastar o dinheiro que finalmente passou a receber com seu trabalho. E o dinheiro jamais seria o bastante para pagar sua dívida de quase um milhão de reais com o IPTU. Detalhes.

Todo esse preâmbulo é para avisar aos jovens autores brasileiros que a impressão de livros sob demanda finalmente chegou ao Brasil e, por enquanto, atende pelo nome de Clube de Autores. Será que adquiriram a citada máquina de Jason Epstein? Não sei. O importante é saber que o autor não precisa gastar nada, basta subir seu livro em PDF ao site, configurar uma capa e divulgar a página de venda do seu livro. (Para tanto, que tal usar o Google AdWords?) Cada vez que alguém comprar o livro on-line, este será impresso e enviado ao comprador pelo Correio, uma verdadeira mão na roda. Eu já aderi ao sistema. E espero que outros autores se sintam aliviados por seguir o exemplo. Nem todo mundo tem o desprendimento de um Fernando Pessoa, isto é, de alguém que escreve apenas para a posteridade. Porque, em geral, quando não publicamos, nos sentimos como uma represa sem vazão, como uma fonte estagnada. E é muito chato lançar e-books e ficar ouvindo: "desculpe, mas não leio no computador". (Agora terá de ler, papudo!!) E vamos torcer para que, um dia, essas máquinas estejam espalhadas pelas livrarias do país.


Postado por Yuri Vieira
Em 1/6/2009 às 11h58

Mais Yuri Vieira no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
3/6/2009
11h43min
Yuri: como vai? Gostaria de fazer algumas ressalvas ao teu depoimento neste texto sobre a Hilda Hilst. Quem não a conheceu, pensa, pelo que você diz, que ela nunca conseguiu publicar nada, e só às portas da morte conseguiu editar "o livro", como você diz. Ora, como amiga dela e até autora de "um livro" sobre ela ainda inédito, onde você, aliás, é um dos meus entrevistados, conto que graças a batalha do José Luis Mora Fuentes, ela conseguiu, no fim da vida, mas ainda lúcida para curtir o lance, ver reeditada toda a sua obra pela Globo. Reeditada, já que todos seus livros haviam sido editados e estavam já - alguns, pelo menos - sendo traduzidos para vários idiomas... Interessante que você conviveu com ela, não exatamente nesta época, mas deve saber disso. Abração.
[Leia outros Comentários de Ana L.Vasconcelos]
3/6/2009
19h11min
Olá, Ana. Veja o que escrevi: "escritora Hilda Hilst, a quem dei a notícia, e que tinha então um longo histórico de decepções com editores: aos 69 anos de idade, ela ainda não tinha contrato com uma boa editora". E mais adiante: "finalmente ser publicada por alguém que, além de imprimir o livro, ainda o distribuiu e divulgou". Em momento algum disse que ela nunca foi publicada. E é exatamente por ter ouvido as mil e uma reclamações dela sobre os mil e um editores que teve e que nunca divulgavam e distribuíam seus livros apropriadamente que escrevi o que escrevi. Ela mesma vivia telefonando a um deles dizendo: "Ô gráfico, cadê meu livro?" Eu dizia: "Hilda, por que gráfico? Ele vai ficar chateado". E ela: "Ele diagrama, imprime e guarda os livros debaixo da cama dele, um editor de verdade deveria distribuí-los e divulgá-los..." Taí o "Tio Lalao" (editor que aparece em "O caderno rosa" de Lori Lamby) que não me deixa mentir sobre a opinião dela em relação a seus editores. Abraços.
[Leia outros Comentários de Yuri Vieira]
3/6/2009
22h38min
Yuri: sim, entendi o que quis dizer. E também não quis ser agressiva, ou coisa parecida... Se passou isso, me desculpe. Na verdade, até fiquei interessada neste sistema de livro sob demanda. É confiável? Quem sabe você ter citado a Hilda nesta matéria não veio a calhar, já que eu havia decidido hoje mesmo voltar a me dedicar a este livro e eis que vejo tua matéria... Quem sabe não foi uma boa chance? Abração.
[Leia outros Comentários de Ana L.Vasconcelos]
5/6/2009
21h10min
Em 1999, me aventurei a lançar livro por demanda no site de uma editora virtual. Fui, pelo que sei, o primeiro escritor amazonense a fazê-lo. Vendi livros até no Japão. Mas nada de graça, paguei na época algo em torno de R$ 600,00 por editoração e armazenagem no site. Como não podia pagar pela "correção ortográfica", acabei encontrando erros nos arquivos PDF depois de tudo pronto, mas como teria que pagar pela correção, acabei deixando-os assim mesmo, por falta de grana; coisa que não foi nada boa para mim. Mas agora vou aderir a este sistema e relançá-los, já devidamente corrigidos. Repliquei seu post em meu blog, mantendo todos os direitos. Abraços.
[Leia outros Comentários de Poeta Xico Branco]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Menina Que Aprendeu A Voar
Ruth Rocha
Moderna
(2006)



A ponte para o sempre
Richard Bach
Record
(2005)



Livro Infanto Juvenis Super Manolito
Elvira Lindo
Martins Fontes
(2001)



Livro Infanto Juvenis O Touro da Língua de Ouro Coleção Tapete Mágico
Ana Maria Machado
Atica
(1994)



Arquivo Histórico de São Paulo: história pública da cidade
Organização e textos de Eudes Campos. - São Paulo: Divisão do Arquivo Histórico de São Paulo;
Imprensa Oficial
(2011)



Meu Querido Vlado
Paulo Markun
Objetiva
(2005)



Enrico Caruso - Sua vida e sua morte
Dorothy Caruso
Nova Fronteira
(1991)



Luar Em Odessa
Janet Skeslien Charles
Record
(2011)



História do Mundo
Editora Visor
Visor



Scorecard Para Performance Total
Hubert Rampersad
Elsevier
(2004)





busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês