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Quinta-feira,
25/4/2024
Busca: "Cíntia Moscovich"
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* Literatura em 2000-2009
O início da década do novo século, obviamente, seria "assombrado" pela literatura do século anterior. Literatura no Digestivo nº 451 de 27/1/2010 Leia
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* Decálogo (Comentado) do Perfeito Contista, de Horacio Quiroga
É possível ensinar alguém a escrever? Existem regras, fórmulas ou preceitos que devam ser seguidos? Literatura no Digestivo nº 441 de 18/11/2009 Leia
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* Internet em 2005
Ao completar 10 anos de existência em 2005, a internet foi a grande vedete em termos culturais. Internet no Digestivo nº 261 de 13/1/2006 Leia
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* Cara e coroa carinho e carão
A maior expectativa gerada pelo Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira é a premiação em dinheiro. Literatura no Digestivo nº 242 de 29/8/2005 Leia
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* A última volta do parafuso
Caco Belmonte fundou com outros autores do Sul, em 2005, uma editora: a Casa Verde. Literatura no Digestivo nº 238 de 3/8/2005 Leia
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* Dublinenses
Aproveitando sua presença na Bienal, Colm Tóibín palestrou sobre Henry James na Casa do Saber. Além do Mais no Digestivo nº 233 de 27/6/2005 Leia
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* Xeque-mate
Vale repetir: Ivana Arruda Leite é uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade. Literatura no Digestivo nº 231 de 13/6/2005 Leia
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* Anotações durante o incêndio
Além de uma cachaça, o jornalismo é quase uma obrigação profissional para escritores brasileiros. Internet no Digestivo nº 217 de 4/3/2005 Leia
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* Literatura em 2004
Mais do que um ano de clássicos ou (re)lançamentos, 2004 foi quase todo dos autores novos. Literatura no Digestivo nº 208 de 5/1/2005 Leia
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* Um oco e um vazio
Em silêncio, o who’s who da literatura brasileira atual clama por renovação. Literatura no Digestivo nº 198 de 27/10/2004 Leia
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* A polêmica da Feira do Livro de Bento Gonçalves de
Marcelo Spalding
Neste ano, ao divulgar mais uma Feira do Livro de Bento Gonçalves, o prefeito anunciou que o patrono seria Gabriel, O Pensador. Até aí, tudo bem, o Estado já recebeu de braços abertos nomes como Ziraldo, Maurício de Sousa e o próprio Gabriel. O que causou estranheza é o valor do cachê divulgado na ocasião: R$ 170 mil reais. Sim, R$ 170 mil. Não é difícil imaginar que quando os escritores descobriram o tal cachê ficaram indignados. Coluna nº 3550 em 4/5/2012
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* O melhor da década na literatura brasileira: prosa de
Marcelo Spalding
A literatura infanto-juvenil atravessa a década com uma vitalidade impressionante, e Adeus contos de fadas, de Leonardo Brasiliense, é um exemplo de livro feito para adolescentes que pode ser lido por toda a família. Reunião de setenta e duas histórias com mais ou menos cem palavras, surpreende pela explosão possível a partir de verdadeiras pérolas, pequenas e valiosíssimas. Coluna nº 2960 em 31/12/2009
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* Um Twitter só para escritores de
Marcelo Spalding
Queria ter tempo e dinheiro para inventar algo semelhante ao MySpace, mas voltado para a literatura. Imagine um MyBooks? Mas sem os chatos que usam a internet como gaveta. Só os grandes escritores estariam no MyBooks, que seria agregado a uma espécie de Twitter, e lá os autores postariam as novidades dos seus livros, avisariam sobre eventos dos quais participariam etc. Coluna nº 2809 em 21/5/2009
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* Livros, brinquedos, bichos de estimação e imagens de
Marcelo Spalding
Recém-passou o Dia das Crianças e eu gostaria muito de saber se elas ganharam muitos livros ou se pediram mais do que ganharam. Lembrei disso porque acabei de ler Cida, a Gata Maravilha, de Luiz Paulo Faccioli. A história conta como a gata Cida apareceu na vida do narrador, sua primeira gravidez e o ciúme que sentiu ao ter de dividir a casa com Pipoca, um belo e barulhento cachorrinho. Coluna nº 2658 em 16/10/2008
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* Literatura excitante, pelo sexo e pela prosa de
Marcelo Spalding
Há tempos que se escreve sobre sexo, mas não vou repetir a cantilena que começa no Marques de Sade ou nos contos das Mil e Uma Noites, pulemos essa parte. Há tempos que se escreve sobre sexo e talvez você já tenha se arriscado nesse terreno, da literatura erótica, ou da literatura com pinceladas de erotismo. Isso me faz lembrar de um conselho que um professor deu certa vez... Coluna nº 2519 em 15/5/2008
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* Literatura de auto e baixo-ajudas de
Marcelo Spalding
Se olharmos para a produção literária de uns dez anos pra cá, não poderemos deixar de perceber a presença dos livros de auto-ajuda e das antologias de autores contemporâneos. Mais do que histórias do Afeganistão e de cachorro, livros de auto-ajuda fizeram sucesso entre os leitores, e antologias de autores contemporâneos foi o que fez mais sucesso entre os escritores. Coluna nº 2462 em 14/2/2008
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* Quando um livro encontra seu leitor de
Verônica Mambrini
A narradora de Por que sou gorda, mamãe? se dá conta de que está 20 quilos mais gorda do que o normal. E, ao começar um regime, ela passa a limpo – no sentido literal da expressão – a relação com a mãe, vinculando o desvio da balança à relação construída sobre a mágoa das duas. Judia, descendente de povos do leste europeu, a narradora transmite o prazer de comer que só têm filhos de povos passaram fome. Coluna nº 2278 em 21/5/2007
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* Pequena poética do miniconto de
Marcelo Spalding
Você certamente já leu um miniconto e possivelmente já escreveu um. Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo. Devido ao seu formato enxuto e de rápida leitura, o miniconto se tornou um gênero cultivado não apenas pelos leitores como também pelos escritores das novas gerações, seduzidos pela aparente facilidade de se escrever um bom miniconto. Coluna nº 2196 em 20/2/2007
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* Leituras, leitores e livros – Final de
Ana Elisa Ribeiro
Sou uma leitora obsessiva, como já disse. Leio desde criança, muito, livrões e livrinhos, li Paulo Coelho e então posso dizer o que acho dele, sem aquela postura de quem não vê e não gosta. Escolhi, vejam bem, escolhi a minha profissão. O curso que eu fiz (porque eu quis) foi Letras. E, pasmem, depois que entrei na faculdade, li tanta coisa de formação que não pude mais ler literatura como gostaria. Coluna nº 2181 em 30/3/2007
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* Com a palavra, as gordas, feias e mal amadas de
Marcelo Spalding
Agora Cíntia Moscovich publica Por que sou gorda, mamãe?, um livro narrado em primeira pessoa em que ficção e realidade se confundem, em que a protagonista luta contra a estética e deixa perpassar um fino ressentimento de mulher mal amada. Mas não espere um livro de auto-ajuda e, por favor, não coloquem o livro nas listas dos mais vendidos de não-ficção. Cíntia faz ficção, e romance, na mais clássica definição. Coluna nº 2165 em 30/1/2007
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* Autores & Ideias no Sesc-PR I Post nº 2741 em 18/8/2010 às 10h58
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* (Santo) Ofício da Palavra Post nº 1626 em 21/9/2007 às 10h44
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* A Flip como Ela é... IV Post nº 1495 em 9/7/2007 às 19h19
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* Pena de Aluguel Post nº 1309 em 18/4/2007 à 00h12
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* Contos eróticos Post nº 1110 em 29/11/2006 às 13h25
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* De vinhos e oficinas literárias de
Eugenia Zerbini
Com início, no Brasil, em meados da década de 1980, as oficinas literárias proliferaram rapidamente nos últimos vinte anos. Foram pioneiras aquelas promovidas em Porto Alegre e São Paulo pelos escritores Luiz Antonio de Assis Brasil e João Silvério Trevisan. Atualmente, destacam-se as oficinas organizadas por José Castello, crítico e escritor, em Curitiba e no Rio de Janeiro, e por Raimundo Carrero, escritor, em Recife. Ensaio nº 215 em 2/7/2007
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* Entrevista com Ana Elisa Ribeiro
"Eu faria quase tudo de novo, do mesmo jeito. Houve infelicidade no meio do caminho. Minha vida se misturou completamente com a internet. Também houve momentos de extrema confusão, quando me tornei um personagem. E houve momentos de felicidade. Mas é tudo tão cruzado que perdi a noção do que seria viver sem a Rede. Quero dizer isso sem nenhum deslumbramento. Para se ter uma idéia, conheci meu marido na internet." Entrevista nº 24 por Julio Daio Borges em 4/8/2008
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* Entrevista com Fabrício Carpinejar
"Há hoje uma facilidade para escrever, mas vejo a internet como uma extensão das cartas, não como uma extensão da literatura. Pode vir a ser literatura um dia, ou pode ser apenas comunicação. Escrever não torna alguém escritor. Ter vocação ainda não é suficiente – depende de trabalho, disciplina, dedicação. Não acredito que o talento venha de 'sangue azul'. O escritor só encontra sua voz a partir do confronto com outras." Entrevista nº 7 por Julio Daio Borges em 6/11/2006
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* Uma reedição justificável de
frizero Comentário nº 21742 de 25/11/2009 às 09h48 Leia
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* Minha lista de onze escritores de
Ana Cristina Melo Comentário nº 19939 de 21/5/2009 às 09h33 Leia
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* Contra o som e a fúria de
Cíntia Moscovich Comentário nº 9433 de 14/2/2007 às 22h44 Leia
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* Obrigado pelos novos autores de
Gilberto Comentário nº 5344 de 14/3/2005 às 14h58 Leia
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