Minha Estante | Juliano Maesano | Digestivo Cultural

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Unsigned and independent
>>> Pô, Gostei da Sua Saia
>>> Poesia e inspiração
>>> Painel entalhado em pranchas de cedro *VÍDEO*
>>> 21 de Novembro #digestivo10anos
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Bem longe
>>> O centenário de Mario Quintana, o poeta passarinho
Mais Recentes
>>> O dedal da vovó de Lúcia Pimentel pela Ftd (1991)
>>> Livro Linguística A Arte de Escrever Bem Um Guia para Jornalistas e Profissionais de Dad Squarisi pela Contexto (2007)
>>> Macaquinho de Ronaldo Simoes pela (1985)
>>> Um rato no prato de Humberto Borém pela Compor (1997)
>>> Os 13 Porquês de Jay asher pela Ática (2009)
>>> Deixe os Homens Aos Seus Pés de Marie Forleo pela Universo dos Livros (2009)
>>> O empinador de estrela de Lourenço Diaféria pela Moderna (1984)
>>> Livro Saúde Mentes Insaciáveis Anorexia, Bulumia e Compulsão Alimentar Saiba como identificar e superar esses transtorno de Ana Beatriz B Silva pela Ediouro (2005)
>>> Girassóis de Iêda dias pela Compor (1999)
>>> God Gave Us Easter de Lisa Tawn Bergren pela Waterbrook (2013)
>>> Bule de café de Luís Camargo pela Atica (1991)
>>> Análise Técnica Explicada de Martin J. Pring pela McGraw Hill
>>> As sobrinhas da bruxa onilda e cinderela de M. Company pela Scipione (1997)
>>> Livro Psicologia Linguagem do Corpo Beleza e Saúde 2 de Cristina Cairo pela Barany (2013)
>>> Contos Negros de Ruth Guimarães pela Faro Editorial (2020)
>>> Nas Invisíveis Asas Da Poesia de John Keats pela Iluminuras (1998)
>>> Lola E O Garoto Da Casa Ao Lado de Stephanie Perkins pela Novo Conceito (2012)
>>> The Chord Wheel: The Ultimate Tool For All Musicians de Jim Fleser pela Hal Leonard (2010)
>>> Poesia Da Recusa de Augusto De Campos pela Perspectiva (2011)
>>> O Presente Do Meu Grande Amor de Stephanie Perkins pela Intrínseca (2014)
>>> Livro Filosofia Cognitio Revista de Filosofia de Vários Autores pela Educ (2005)
>>> Cliente Nunca Mais de Almeida pela Casa Da Qualidade (1994)
>>> Anna E O Beijo Frances de Stephanie Perkins pela Novo Conceito (2011)
>>> Um De Nós Está Mentindo de Karen M. pela Galera (2021)
>>> Trono De Vidro - Imperio De Tempestades Vol. 5 de Sarah J. Maas pela Galera (2023)
COLUNAS >>> Especial Biblioteca Básica

Quarta-feira, 8/10/2003
Minha Estante
Juliano Maesano
+ de 11100 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Não adianta nem eu começar dizendo que é praticamente impossível listar apenas 10 livros ou autores marcantes, pois isso é o que qualquer um escreveria. E foi isso que eu escrevi. Então vou me basear por livros e autores que consigo nomear ao olhar a minha estante ou o que vem à cabeça em dez segundos com os olhos fechados. Quem for esquecido, paciência:

Stephen King - Não tenho como evitar ou mentir, é a verdade. (Se meu pai ler isto ele me mata... "Seu ignorante! Leia outra coisa!".) Stephen King me foi apresentado pelo meu primo, Alexandre Barbosa de Souza, que recomendou o livro que guardo até hoje: é a coletânea Sombras da Noite (Night Shift, 1978), que traz alguns contos excepcionais como "Campo de Batalha", "O Fantasma", "O Ressalto" e "Ex-Fumantes Ltda". Detalhe: emprestando este meu livro, consegui angariar no mínimo uma dúzia de fãs para King... Só para não deixar passar, imploro para que leiam este e os seguintes: Insônia e Os Olhos do Dragão. King deve ser o recordista de trabalhos exclusivos e adaptados para o cinema: até hoje são 46 filmes relacionados a ele (a maioria ruins, poucos bons, e alguns espetaculares, como: Conta Comigo, de Rob Reiner, Um Sonho de Liberdade, Eclipse Total e Angústia).

Agatha Christie - Realmente, há mais de dez anos que não leio nenhum de seus livros... Mas durante minha infância e adolescência devo ter lido, no mínimo, uns 30 livros seus. Graças às coleções do meu pai e da minha tia Carmen. São tantos que é difícil lembrar de algum específico. Assassinato no Expresso Oriente, Treze à Mesa, Os Crimes ABC e Morte na Rua Hickory... O resto, vocês sabem: mais de 80 livros com títulos parecidos... Acho que parei de ler, pois, após tantos lidos, já dava para descobrir para onde a história me levaria...

Maurice Leblanc - É verdade, acho que o gosto do meu pai por livros de mistério e detetives me contaminou. Mas realmente adorava Arsène Lupin, o personagem de Leblanc. Lupin, ou "Ladrão de Casaca", apareceu primeiro em um conto de periódico em 1905. Me lembro muito de ler estes livros na mesma época em que lia os de Conan Doyle sobre Sherlock Holmes. Voltando a Lupin e Leblanc, recomendo o primeiro, Ladrão de Casaca e A Agulha Oca. Minto, todos são muito bons; compre qualquer um que será ótimo.

Coleção Vaga-Lume da Ed. Ática - É um absurdo de livros bons, mais de 90 obras juvenis. Alguns marcaram, de verdade, a minha vida: Aventuras de Xisto, O Mistério do Cinco Estrelas e A Ilha Perdida. Junto deles eu não posso deixar de mencionar um dos melhores livros juvenis do Brasil, O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, escrito em 1969. Este livro traz a Turma do Gordo, ou Bolacha, envolvido com falsificação de figurinhas de futebol. Muito bom é outro da Turma, Sangue Fresco. Li em um site que houve uma versão cinematográfica do primeiro livro, O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime. Se alguém sabe onde conseguir esta obra rara ou já assistiu, favor entrar em contato.

Manual do Escoteiro Mirim, da Disney- Meu Deus, guardo até hoje todos estes volumes apresentados pelos sobrinhos do Donald. Lembram da coleção, que formava um desenho com os livros enfileirados? Foi nela que aprendi a fazer fogueira e dar nós. Na verdade, eu nunca fiz fogueira, acampei ou dei nós, mas amo esta coleção!

O Ateneu, de Raul Pompéia e Doidinho, de José Lins do Rego - Engraçado, os dois livros nacionais que me marcaram tratam da vida em colégio interno. Eu nunca passei por isso, mas lembro que as histórias destes dois garotos, Sérgio e Carlinho, me marcaram até hoje. O Ateneu está disponível na íntegra em diversos sites na Internet, é só fazer uma busca. Vale muito a pena, para quem não leu, dar uma espiada.

Teoria e Prática do Roteiro, de David Howard e Edward Mabley - Acho que não poderia deixar de citar algum livro ligado à minha formação e profissão. Não sei escrever roteiros, mas podem apostar que este livro é, de longe, o melhor sobre o assunto. Com introdução de Frank Daniel, um mestre tchecoslovaco que dirigiu várias escolas de cinema, os autores descrevem o modo de escrever roteiros que foi criado por Frank Daniel e é lecionado na University of Southern Califórnia, USC, em Los Angeles. Este livro é recomendado, por muita gente, para curiosos, estudantes e profissionais do ramo. Vale a pena ler, mesmo que você nunca queira escrever um roteiro. A regra básica do livro é que o seu roteiro deve trazer "alguém que está precisando de alguma coisa desesperadamente... e está encontrando dificuldades para consegui-la".

O Livro dos Fenômenos Estranhos, de Charles Berlitz - Este é um clássico que ainda folheio em busca de boas histórias. Não importa se são fatos comprovados ou não, Berlitz traz centenas de casos ou "causos", alguns tão curtos que não passam de uma página. Pelo que parece, Paul Thomas Anderson deve ser fã de Berlitz e sua obra como eu, pois incluiu em seu filme Magnólia diversos casos de Berlitz, como a chuva de sapos, que também há muito havia sido tema de conto de Stephen King, em Pesadelos e Paisagens Noturnas (Nightmares and Dreamscapes).

André Vianco - Aí está uma novidade. Há alguns anos o Brasil ganhou os livros de Vianco, começando pelo que ainda é o seu melhor: Os Sete. Finalmente ganhamos um autêntico escritor nacional que passeia pela seara do horror e do fantástico com desenvoltura. "Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda..."

Chego ao ponto onde fica difícil citar mais livros ou autores sem perder a noção. Mais de 30 estão passando pela minha cabeça, cada um com o seu mérito... Salinger e Caulfield, Rowling e Potter, Tzu e seus exércitos, Tahan e Samir, Hesse e Sidarta, etc., etc...


Juliano Maesano
São Paulo, 8/10/2003

Mais Juliano Maesano
Mais Acessadas de Juliano Maesano
01. Anos Incríveis - 21/6/2001
02. Filmes de Natal - 13/12/2001
03. Harry, Rony e Hermione - 22/11/2001
04. Minha Estante - 8/10/2003
05. O Papel do Produtor - 5/2/2001


Mais Especial Biblioteca Básica
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/11/2006
03h51min
O Gênio do Crime foi filmado em 73, e até está no site do IMDB. Me marcou muito também porque fui eu que fiz o Bolacha naquela versão. Talvez você ainda encontre alguma edição em VHS em São Paulo. A produtora foi a Lutafilmes.
[Leia outros Comentários de José Arlindo Paulino]
18/12/2007
05h29min
Também ando a procura, e fico feliz em encontrá-lo, pois eu fiz o filho do câmbiasta.
[Leia outros Comentários de Benício Brasil]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Fazendo a Estrategia Acontecer Balanced Scorecard - Livro
Fernando Luzio
Luzio
(2005)



Rocco e Seus Irmãos
Luchino Visconti
Civilização Brasileira
(1967)



Religião da Origem à Ideologia
Júlio José Chiavenato
Funpec
(2002)



Dibujo y Grabado En Chile
Enrique Solanich Sotomayor
Chile
(1987)



Cabala: Para Viver Com Sabedoria No Mundo Moderno
Kim Zetter
Nova Era
(2007)



Livro Literatura Estrangeira Ass-holes A Theory
Aaron James
Anchor Books
(2014)



A Conspiração Medusa 1 493
Gordon Korman
Ática
(2012)



A Arquitetura de Paz e Segurança Africana
Luiz Ivaldo Villafañe Gomes Santos
Fundação Alexandre de Gusmã
(2011)



Do estudo e da oração
J. Guinsburg
Perspectiva
(1968)



Estudos Econômicos Vol 12 Nº 1 - 1982
Ipe
Ipe
(1982)





busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês