O jeans e o chador | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
>>> ESTREIA ESPETÁCULO INFANTIL INSPIRADO NA TRAGÉDIA DE 31 DE JANEIRO DE 2022
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Os Doze Trabalhos de Mónika. 2. O Catolotolo
>>> Dá-lhe, Villa!
>>> Controlando o acesso à Web
>>> O escritor está nu
>>> Lamartine Babo e futebol, uma simbiose
>>> Quem é Daniel Lopes
>>> Arte é intriga
>>> Primavera e Jukebox
>>> 20 anos de Trapo
>>> Bonjour, tristesse
Mais Recentes
>>> 4 Vols. Elric - Navegante nos Mares do Destino de Michael Moorcock; Roy Thomas; M. Gilbert pela Abril (1991)
>>> África, Missão Possível: Uma Fantástica Aventura Missionária Pelos Países Da Janela 10/40 de Davi Tavares; Ângela Tavares pela Paradigma (2013)
>>> Victor Hugo - Poèmes de Isabelle Jan, Emmanuel Fraisse pela Nathan (1985)
>>> Talvez Agora de Colleen Hoover pela Galera (2023)
>>> Relações Étnico-raciais Para o Ensino da Identidade e da Diversidade Cultural Brasileira de Mario Sergio Michaliszyn pela InterSaberes (2014)
>>> The postal history research magazine 13 - Chinese de Varios Autores pela Chinesa (1910)
>>> Livro Literatura Brasileira Um Exu Em Nova York de Cidinha da Silva pela Pallas (2018)
>>> Um Porto Seguro de Nicholas Sparks pela Novo Conceito (2012)
>>> Do fracasso ao sucesso na arte de vender de Frank Bettger pela Ibrasa (1978)
>>> Livro Administração A Nova Gestão na era do Conhecimento Visão 16 Mentes Influentes de Marcello Beltrand - Coord. pela Leader (2016)
>>> Bibliocollège - Andromaque, Racine de Jean Racine pela Hachette (2000)
>>> Livro Medicina Laboratorial Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar de Adagmar Andriolo pela Manole (2005)
>>> Direito e Justiça Em Terras D El Rei na São Paulo Colonial 1709 - 1822 de Adelto Gonçalves pela Imprensa Oficial (2015)
>>> Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter de Sarah Maclean pela Arqueiro (2016)
>>> Livro Administração Building Public Trust the Future of Corporate Reporting de Samuel A. Dipiazza Jr. & Robert G. Eccles pela John Wiley & Sons (2002)
>>> Maior Espetaculo Da Terra, O: 30 Anos De Sambodromo de Luiz Carlos Prestes Filho pela Lacre (2015)
>>> Miles Morales: Homem - Aranha Cai dentro! de Ahmed Garron pela Panini Comics
>>> Esthétique du Cinéma de Gerard Betton pela Presses Universitaires De France (1994)
>>> Livro Administração Fazer Acontecer de Júlio Ribeiro pela Cultura Editores Associados (1994)
>>> Livro Literatura Brasileira Memorial de Maria Moura de Rachel de Queiroz pela Siciliano (1992)
>>> As Coisas Que Nunca Superamos de Lucy Score pela AltaNovel (2023)
>>> O Paciente de Jasper DeWitt pela Planeta Minotauro (2021)
>>> Spy Dog - Volume 2 de Andrew Cope pela Fundamento
>>> Reverbero constitucional fluminense edição fac-similar 1821-1822 3 Volumes de N/a pela Biblioteca Nacional
>>> Livro Literatura Estrangeira O Lado Bom da Vida de Matthew Quick; Alexandre Raposo pela Intrinseca (2012)
COLUNAS

Quinta-feira, 2/9/2004
O jeans e o chador
Adriana Baggio
+ de 4100 Acessos

O ser humano tem um medo profundo de tudo que é novo e diferente. As reações que surgem quando se depara com essas diferenças pode ser a do riso, na melhor das hipóteses, ou a da intolerância. Essa última é a que tem causado grandes prejuízos para a humanidade.

A intolerância pode ser observada sob diversos aspectos. Normalmente, o que se vê é a intolerância externa, quando se agride alguém que pertence a uma cultura diferente. O outro lado é o da intolerância que parte de quem pertence àquela cultura.

No livro da Prêmio Nobel de Literatura Nadine Gordimer, O engate (Companhia das Letras, 2004), as diferenças e a tolerância são aspectos que permeiam uma história fascinante, focada não em grandes conflitos mundiais, mas nos pequenos embates internos de duas pessoas, um homem e uma mulher.

A mulher é branca, uma sul-africana rica do pós-apartheid. O homem é um muçulmano pobre, imigrante ilegal de pele escura, que busca fugir da pobreza e do atraso do seu país. Mesmo com tantas diferenças, eles acabam se apaixonando.

Julie, a mulher, é filha de um banqueiro. Apesar do dinheiro da família e dela própria, a moça evita ostentar os ícones que caracterizam sua origem. Não porque ela ache um crime ter tanto dinheiro com tanta gente miserável em volta, mas porque, junto aos seus amigos "alternativos", Julie quer parecer diferente. Em tempo: ela é uma espécie de relações públicas que trabalha como promotora de shows de música pop que arrecadam recursos para causas humanitárias.

Quando seu carro estraga, ela conhece Abdu, o homem imigrante ilegal que trabalha em uma oficina. A narrativa nos leva a pensar que Abdu é mais um símbolo que contribui para formar a personalidade singular de Julie. No entanto, não ouvimos isso dela, mas do próprio Abdu, que não vê como uma moça como ela poderia se apaixonar por ele.

Julie renega o que Abdu admira: o pertencer, o ter e o ser em um mundo de privilegiados. Como ele espera ser dispensado por ela a qualquer momento, não se deixa levar pelos sentimentos. Para ele, Julie o aceita como mais uma de suas aventuras exóticas.

Quando ele recebe a ameaça de deportação e precisa partir, Julie decide largar tudo e voltar com Abdu ao "buraco de terceiro mundo" de onde ele veio. Mesmo tendo a amada a reboque, Abdu ainda não consegue ver uma Julie apaixonada, que encontra nessa viagem ao incógnito uma oportunidade de se conhecer. Para ele, essa é mais uma das aventuras inconseqüentes de Julie, da qual ela pode desistir no momento em que quiser. Julie tem dinheiro e aceitação, enquanto ele não tem nenhum, nem outro.

Quando Julie chega ao país muçulmano e atrasado que é a origem da família de Abdu, o leitor fica esperando a qualquer momento o inevitável choque de cultura entre a profissional liberal e sofisticada e a submissão feminina característica de um país desses. As páginas passam e o que se vê é uma Julie fascinada pelas diferenças, interessada em se enturmar na família de Abdu e ser aceita como mais uma das mulheres do clã.

Falando assim, até parece um daqueles enredos de folhetim sem muita preocupação com a verosimilhança, mas não é. O leitor verá. E se esse leitor for alguém que já precisou se adaptar a uma nova cultura, e que aproveitou essa mudança para se descobrir como pessoa, vai entender as motivações de Julie. Em um determinando momento do livro, a moça se questiona sobre a serventia do jargão profissional, da educação cara e das habilidades necessárias para exercer sua antiga função, para essa sua nova realidade.

A questão da intolerância aparece na situação angustiante de Abdu, que tenta a todo custo obter visto de entrada em qualquer país que ofereça oportunidades de trabalho e de ascensão ao mundo dos que tem, são e pertencem. Apesar de buscar o progresso, Abdu não se interessa pelo desenvolvimento da sua própria terra. Nesse ponto, Nadine parece criticar as pessoas que, em detrimento da sua dignidade, dos seus valores e das suas raízes, buscam a todo custo fugir de seus países. Pessoas que buscam a ilusão de uma vida melhor em lugares onde, dificilmente, deixarão de ser sub-cidadãos.

Quando Julie vislumbra uma possibilidade de melhorar a situação da família de Abdu, a idéia é imediatamente rechaçada pelo rapaz. Ou seja, as pessoas não querem melhorar o lugar onde vivem, valorizar a sua cultura. Preferem partir e tentar pegar carona no desenvolvimento de outros locais. Abdu finalmente consegue o visto. Irônico é o país que aceita receber o documento muçulmano. É mais ou menos como aquele ditado que diz: "cuidado com os seus desejos que eles podem se realizar..."

Além do precioso conteúdo, O engate tem uma forma riquíssima. Nadine Gordimer utiliza com imensa habilidade os recursos da poética na prosa. O texto é repleto de metáforas, simbolismos, referências. Primoroso, também, é o trabalho da tradutora Beth Vieira, que manteve a mensagem transmitida pelo uso inusitado da pontuação e das palavras.

O romance que conta a história da moça que adota os costumes do povoado muçulmano e do rapaz que não abre mão dos seus desejos de vida ocidental, tem um final surpreendente. Ao contrário da polarização cultural mais comum nos dias de hoje, que tem no jeans o positivo e no chador o negativo, o livro mostra um outro lado desta relação. Termina-se o livro pensando que seria ótimo se todos pudessem ter a paz e a certeza da personagem Julie. Sem buscar nada, ela acabou encontrando a si mesma.

Para ir além






Adriana Baggio
Curitiba, 2/9/2004

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Corot em exposição de Jardel Dias Cavalcanti
02. Crítica/Cinema: entrevista com José Geraldo Couto de Jardel Dias Cavalcanti
03. Gerald Thomas: cidadão do mundo (parte II) de Jardel Dias Cavalcanti
04. Margarida e Antônio, Sueli e Israel de Duanne Ribeiro
05. Agruras e delícias nos cinemas de São Paulo de Elisa Andrade Buzzo


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2004
01. Maria Antonieta, a última rainha da França - 16/9/2004
02. Do que as mulheres não gostam - 14/10/2004
03. O pagode das cervejas - 18/3/2004
04. ¡Qué mala es la gente! - 27/5/2004
05. Detefon, almofada e trato - 29/4/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Ensino de Idiomas Cambridge Primary English Learners Book 4
Sally Burt and Debbie Ridgard
Cambridge University Press
(2015)



Livro O fim da procrastinação Como parar de adiar o que precisa ser feito
Petr Ludwig
Sextante
(2020)



Casos do prof. Pável: Reflexões de vida
Edson Pável Bastos
Instituto Maria
(1987)



Gestão do Conhecimento - PLT 245
Hirotaka Takeuchi Ikujiro
Bookman
(2014)



Horta Completa em espaços Pequenos
Horta Completa em espaços Pequenos
Publifolha
(2017)



A Menina que não sabia ler
John Harding
Leya
(2010)



Terapia Financeira
Reinaldo Domingos
Dsop
(2012)



Livro Pedagogia A Matemática na Escola Primária uma Observação do Cotidiano
Maria Lucia Fraga
Epu
(1988)



Citologia Básica
Junqueira & Carneiro
Guanabara Koogan
(1973)



Estilhaços
Marcelo Backes
Record
(2006)





busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês