A redescoberta da(s) leitura(s) | Guilherme Conte | Digestivo Cultural

busca | avançada
36458 visitas/dia
993 mil/mês
Mais Recentes
>>> ESCOLA PANAMERICANA REALIZA NOVA EDIÇÃO DO ARTESCAMBO
>>> Evento apresenta influência da gastronomia italiana na cultura de São Paulo
>>> Festival Cine Inclusão tem sessão de encerramento dia 23/9 na Unibes Cultural
>>> Exposição de Fábio Magalhães na CAIXA Cultural São Paulo termina dia 24 de setembro
>>> Vânia Bastos apresenta o premiado "Concerto para Pixinguinha", no Teatro Municipal Teotônio Vilela,
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Sabemos pensar o diferente?
>>> Notas de leitura sobre Inácio, de Lúcio Cardoso
>>> O jornalismo cultural na era das mídias sociais
>>> Crítica/Cinema: entrevista com José Geraldo Couto
>>> O Wunderteam
>>> Fake news, passado e futuro
>>> Luz sob ossos e sucata: a poesia de Tarso de Melo
>>> Da varanda, este mundo
>>> Estevão Azevedo e os homens em seus limites
>>> Séries da Inglaterra; e que tal uma xícara de chá?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Jeff Bezos é o mais rico
>>> Stayin' Alive 2017
>>> Mehmari e os 75 anos de Gil
>>> Cornell e o Alice Mudgarden
>>> Leve um Livro e Sarau Leve
>>> Pulga na praça
>>> No Metrópolis, da TV Cultura
>>> Fórum de revisores de textos
>>> Temporada 3 Leve um Livro
>>> Suplemento Literário 50 anos
Últimos Posts
>>> É de fibra
>>> O indomável Don Giovanni
>>> Caracóis filosóficos
>>> O mito dos 42 km
>>> Setembro Paulista
>>> Apocalipse agora
>>> João, o Maestro (o filme)
>>> Metropolis e a cidade
>>> PETITE FLEUR
>>> O fantasma de Nietzsche
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pascal e a condição humana
>>> Alberto Caeiro, o tal Guardador de Rebanhos
>>> O gato diz adeus
>>> Ascese, uma instalação do artista Eduardo Faria
>>> Rousseau e a Retórica Moderna
>>> Sartre e a idade da razão
>>> Encontros (e desencontros) com Daniel Piza
>>> Para você estar passando adiante
>>> Para você estar passando adiante
>>> Melhores Blogs
Mais Recentes
>>> Perspectivas da Cultura Brasileira - Miguel Reale
>>> Cenas de um casamento sueco - Ingmar Bergman (Cinema)
>>> Movimento Brasileiro: Contribuição ao estudo do Modernismo - Maria Eugênia da Gama Alves Boaventura (Arte e Ciências Humanas)
>>> André Malraux: Três aspectos e uma síntese (A aventura, a política, a arte) Frederico dos Reys Coutinho (Literatura Francesa)
>>> A música na Revolução Francesa - Enio Squeff
>>> A Invasão Cultural Norte-Americana - Júlia Falivene Alves (Cultura)
>>> Arte-Educação no Brasil - Ana Mae T. B. Barbosa
>>> Informação. Linguagem.Comunicação. - Decio Pignatari (Comunicação)
>>> Mito e Realidade - Mircea Eliade (Filosofia)
>>> A Holanda no tempo de Rembrandt - Paul Zumthor (Artes Plásticas)
>>> Portinari: Exposição de sua obra de 1920 até 1948 (Artes Plásticas)
>>> O Surrealismo - Yvon Duplessis (Arte/Estética)
>>> Museu Lasar Segall - 50 obras do acervo (Artes Plásticas)
>>> Arte & Deformação - Como entender a estética moderna - Assis Brasil
>>> El Arte: Formas de la conciencia social - V. Kelle/M. Kovalson (Em Espanhol) (Arte e Política)
>>> A Perspectiva - R. Taton & A. Flocon (Artes Plásticas)
>>> Cultura de Massa e Política de Comunicações - Waldenyr Caldas
>>> Problemas del arte en la revolución - Carlos Ragael Rodríguez (Em Espanhol)
>>> Itinerario estético da la Revolución Cubana - José Antonio Portuondo EM ESPANHOL(Estética)
>>> O Livro Perdido de Enki-Memórias e Profecias de um Deus Extraterrestre
>>> A Igreja
>>> Blecaute - 28ª ed.
>>> O Populismo na Política Brasileira
>>> Livro de Colorir Reino Animal
>>> Nas Trilhas da Crítica - Coleção: Críticas Poéticas
>>> Fé em Busca de Compreensão
>>> Carta aos Romanos
>>> Enciclopédia da Vida Selvagem - Animais da Selva III
>>> Mary Poppins
>>> Antologia Da Literatura Fantástica
>>> Saco de Ossos - 2 volumes
>>> Olhe Para Mim
>>> Guia Prático Enem - Matemática E Suas Tecnologias
>>> A Sombra Materna
>>> Histórias Da Vida Inteira
>>> Honoráveis Bandidos - Um Retrato Do Brasil Na Era Sarney
>>> Eternidade Mortal
>>> Ambientes Da Democracia Ambiental
>>> Trinta Anos Esta Noite - O que Vi e Vivi
>>> Pimenta Do Reino Em Pó
>>> Machu Picchu
>>> Cidade Escola - Série Jovens Utopias Livro 3
>>> Dr. Clorofila Contra Rei Poluidor
>>> Trio Enganatempo - Sua Mãe Era Uma Neanderthal
>>> Através Do Espelho
>>> Watchman nee ( O Poder latente da alma )
>>> Oh! Dúvida Cruel 2
>>> Felicidade Em Um Mundo Material
>>> Coleção Enem & Vestivulares Volume 7 - Física
>>> Para Homens Na Crise Dos 40
COLUNAS

Quarta-feira, 7/12/2005
A redescoberta da(s) leitura(s)
Guilherme Conte

+ de 2500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Os atores, o diretor, algumas cadeiras. E um bom texto, obviamente. Aí está a receita de algo que vem fazendo cada vez mais sucesso em São Paulo: as leituras dramáticas. Estas iniciativas têm ganho importância na formação de público qualificado e é mais uma opção cultural de relevância no já agitado cenário paulistano.

Apesar do que se tem dito (e escrito) por aí, esse tipo de iniciativa não é novo. Suas raízes históricas, aliás, são muito fortes. "As leituras estiveram muito em voga nos anos 1970 e 80. Era a chance de se travar contato com textos que haviam sido proibidos", conta Jorge Félix, dramaturgo e coordenador do programa Teatro é para ler, do Espaço Viga. Ele conta que durante os anos 1990 ela praticamente desapareceu. "Agora, felizmente, está voltando com força."

Este panorama é reflexo de um grande movimento do teatro brasileiro de valorização por vezes excessiva do encenador, em detrimento do próprio texto. A dramaturgia ficou em segundo plano nas últimas décadas, à exceção de alguns bastiões de resistência, a exemplo do Grupo TAPA. Essa retomada das leituras é conseqüência dessa revalorização do texto, do papel do dramaturgo.

Mário Viana atua dos "dois lados do balcão": é um premiado dramaturgo e crítico do jornal Valor Econômico e da revista Bien'Art. Ele gosta muito de organizar leituras dramáticas de seus próprios textos. "São o primeiro contato com o público, me dão outra dimensão do texto, que escapa da leitura silenciosa", conta. "A reação da platéia dá uma pista do que está esquisito, do que está errado e do que está certo no texto."

Ele particularmente prefere as leituras mais "simples", do ponto de vista do espetáculo, com iluminação bem enxuta. Nada de cenário, marcações etc. "O que deve ser valorizado na leitura é o texto, é por ele que as pessoas se reúnem para assistir", avalia.

Um outro ponto alto das leituras é seu importante papel na formação de público. "É uma forma do público ter uma outra dimensão do fazer teatral, de conhecer o trabalho por trás de um texto", relata a dramaturga Rosangela Petta. Seu texto A mulher com ele foi lido mês passado no Centro Cultural Banco do Brasil, na série Dramaturgias. "É bom para todo mundo: para o público, para os atores, para o diretor e para o dramaturgo. Ganhamos elementos para trabalhar e retrabalhar o texto."

O ator Paulo Autran, com 60 anos de serviços prestados aos palcos, é um adepto fervoroso das leituras. Quando quer testar uma peça nova, ele marca um desses eventos e fica extremamente atento à reação do público. Ao final, sempre pergunta: "Gostaram? Acham que rende um bom espetáculo?"

Autran está em cartaz em São Paulo, no Teatro Procópio Ferreira, com a peça Adivinhe quem vem para rezar, de Dib Carneiro Neto. Antes, ele havia organizado uma leitura na Casa do Saber, que muito lhe agradou. "Ela foi determinante para que eu optasse pela montagem", diz.

Opções não faltam. Geralmente são gratuitas, mas o ingresso nunca passa de R$10,00. Além da Casa do Saber e do Viga, o CCBB, o Espaço dos Satyros e o Senac Lapa têm leituras sistemáticas. E há ainda o projeto Segundas Intenções, encabeçado pela atriz Thereza Piffer, que já completa três anos.

Se você gosta de teatro, é uma opção interessante para uma experiência diferente. E se não gosta, talvez seja uma boa porta de entrada. O importante é participar. Ou, no caso, assistir.

Sem escapar do óbvio

O Brasil tem uma longa tradição de teatro engajado. Esse papel se acentuou em meados do século XX, com o TBC e o Teatro de Arena, e teve seu auge durante a ditadura militar. Mais do que reflexão, muitas peças buscam ser verdadeiras denúncias. Canaã, a terra prometida, de Jarbas Capusso Filho, é um desses textos. Ela segue em cartaz no Espaço dos Satyros até o dia 13 de dezembro.

Carlos Meceni assina uma direção inteligente, que se dispersa em um elenco irregular formado por Sonia Guedes, Dan Rosseto, Munir Kanaan e Zeza Mota.

Uma família mora em um terreno ocupado, vizinho a um lixão, e recebe uma ordem de despejo. Ali, a tênue estrutura que mantém as relações em pé rui violentamente. O turbilhão que engole os personagens cresce a cada momento. Uma panela de pressão prestes a explodir.

Os elementos são clássicos: a mãe, profundamente religiosa, imersa em um otimismo messiânico cego; a filha, que se mata de trabalhar e é mal paga, cobra do irmão uma postura mais firme; este, ex-interno da FEBEM, luta para tentar uma "vida direita"; e, por fim, o amigo do filho, um viciado em drogas que faz de tudo para trazê-lo de volta ao crime.

O encadeamento dos fatos segue a previsibilidade. O filho, Davi, é vítima de uma armação e perde o emprego. Topa, assim, participar de um assalto que o amigo propôs. Sua irmã se mostra intransigente e insensível aos seus argumentos. A mãe permanece na inércia de visitar o túmulo do finado marido diariamente.

O jogo de forças entre os dois irmãos é o ponto alto da peça. Os diálogos cortantes, embora sem muito de sua força pelas atuações ruins, estabelecem um interessante duelo de poder. A violência latente se derrama pela boca.

Capusso peca pelo quase didatismo que imprime à situação dramática. Todas as possibilidades são minuciosamente esmiuçadas, fechando a interpretação. A filha se perde em um monólogo com frases como "será que as pessoas se lembram que existimos" e "valemos menos que lixo?"

É uma pena que as sugestões do início se percam na obviedade e na limitação da ação. Uma promessa que não se cumpre.

Para ir além
Canaã, a terra prometida - Espaço dos Satyros - Pça. Franklin Roosevelt, 214 - Consolação - (11) 3258-6345 - Terça, 20h - R$ 15,00 - Até 13/12.

Notas

* Se for ao Espaço dos Satyros, melhor conferir uma ótima montagem do grupo que estão em cartaz por lá. Cosmogonia - Experimento Nº 1, de Rodolfo Garcia Vázquez (Quinta e Sexta, 21h30 / R$ 20,00 / Até 16/12) narra os 50 minutos de vida de um cientista, internado na UTI, conversando com divindades gregas. É baseada na Teogonia, de Hesíodo. Ótimo texto, visualmente impactante e com boas interpretações de Cléo de Páris, Eduardo Castanho, Eduardo Metring e o impressionante Ivam Cabral. A direção é do próprio Rodolfo Garcia Vázquez.

* Se não assistiu, corra. Se já assitiu, vá ver de novo. Agreste, obra-prima do pernambucano Newton Moreno, voltou aos palcos, agora no teatro do SESC Ipiranga (R. Bom Pastor, 822 / (11) 3340-2000 / Quarta, 21h / R$ 4,00 / Até 28/12). É do melhor teatro que se fez no país nos últimos tempos. Joca Andreazza e Paulo Marcello se revezam entre o narrador e os personagens de uma quase fábula sobre o amor. O Nordeste aparece quase um personagem, com suas peculiaridades. A riqueza da coloquialidade, no texto preciso e belíssimo de Moreno, dá as cores do espetáculo. A direção, de Márcio Aurélio, é criativa e tira poesia das pequenas coisas. Para chorar de tão bonito.


Guilherme Conte
São Paulo, 7/12/2005


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Radiohead e sua piscina em forma de lua de Luís Fernando Amâncio
02. Tempos de Olivia, romance de Patricia Maês de Jardel Dias Cavalcanti
03. Terna e assustadora realidade de Elisa Andrade Buzzo
04. Quero ser Marina Abramović de Elisa Andrade Buzzo
05. Gerald Thomas: cidadão do mundo (parte I) de Jardel Dias Cavalcanti


Mais Guilherme Conte
Mais Acessadas de Guilherme Conte em 2005
01. Fantasmas do antigo Recife - 31/8/2005
02. Crônicas de solidão urbana - 30/6/2005
03. Um rio para lavar a dor - 12/10/2005
04. Sobre o gênio que é Harold Pinter - 26/10/2005
05. Rindo de nossa própria miséria - 21/9/2005


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
5/12/2005
22h39min
Caraca! Acabei de falar algo que se parece com isso! Putz coincidência no Digestivo. Fiquei feliz. Então essa impressão não é só minha! Guilherme, pessoal, leiam A Boa e a Média em 2005, que acabei de postar. Abrazo
[Leia outros Comentários de Ana Elisa Ribeiro]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




PHYSICAL CHEMISTRY
V. KIREEV
HIGHER SCHOOL PUBLISHING HOUSE
(1968)
R$ 35,00



CUPCAKES 2 - A ARTE DE FAZER CUPCAKES
LAROUSSE
LAROUSSE
(2011)
R$ 20,00



A HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO AMERICANA
CHARLES L. MEE JR.
EXPRESSÃO E CULTURA
(1993)
R$ 22,00



NA TRILHA DAS FERROVIAS
BERTHOLDO DE CASTRO
RELER
(2005)
R$ 75,00



POESIA BRASILEIRA ROMANTISMO - 42012
VALENTIN FACIOLI E ANTONIO CARLOS OLIVIERI (ORG)
ÁTICA
(1999)
R$ 10,00



UM AMOR DO OUTRO MUNDO
GANYMÉDES JOSÉ
ATUAL
(2006)
R$ 10,00



P.S. EU TE AMO
CECELIA AHREN
NOVO CONCEITO
(2012)
R$ 20,00



MENTES BRILHANTES, MENTES TREINADAS
AUGUSTO CURY
ACADEMIA
(2000)
R$ 18,00



TEATRO SOVIÉTICO (INVASION/LOS HOMBRES RUSOS) - TEATRO RUSSO
LEONID LEÓNOV E KOSTANTÍN SÍMONOV
EDITORIAL FUTURO
(1945)
R$ 15,00



BOX CONECTE MATEMÁTICA VOL. 3 - ENSINO MÉDIO
GELSON IEZZI
SARAIVA
(2014)
R$ 149,90





busca | avançada
36458 visitas/dia
993 mil/mês