Um curso para editores | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
>>> Unsigned and independent
>>> Pô, Gostei da Sua Saia
>>> Poesia e inspiração
>>> Painel entalhado em pranchas de cedro *VÍDEO*
>>> 21 de Novembro #digestivo10anos
Mais Recentes
>>> Sua Excelência - O Samba de Henrique Alves pela Simbolo (1976)
>>> História da Filosofia Contemporânea de Ivan Luiz Monteiro pela InterSaberes (2015)
>>> A Lei de Frédéric Bastiat pela Folha De D.Paulo (2021)
>>> Virus de Robin Cook pela Record
>>> Livro Literatura Estrangeira de Linda Sue Park pela Martins Fontes (2016)
>>> O Dialeto dos Fragmentos de Friedrich Schlegel pela Iluminuras (1997)
>>> Matemática Financeira Aplicada de Nelson Pereira Castanheira; Luiz Roberto Dias de Macedo pela Intersaberes (2020)
>>> Livro Filosofia O Valor do Amanhã de Eduardo Giannetti pela Companhia das Letras (2005)
>>> Google Marketing: O Guia Definitivo de Marketing Digital de Conrado Adolpho Vaz pela Novatec (2008)
>>> A Pedagogia Empresarial de José Abrantes pela Wak
>>> Manuscritos Econômico-filosóficos de Karl Mrx pela Folha (2021)
>>> Bubble Gum de Lolita Pille pela Intrínseca (2004)
>>> Maria Molambo - Na Sombra e Na Luz de Omolubá, ditado pelo espírito de Angelo de Lyz pela Pallas (1999)
>>> The American Revolution: A History (modern Library Chronicles) de Gordon S. Wood pela Modern Library (2002)
>>> 90 Minutos No Céu de Don Piper; Cecil Murphey pela Thomas Nelson Brasil (2008)
>>> Lote 8 Revistas Bonecos de Pano Bonecos Ideias Criativas Passo a Passo Modelos Exclusivos Corte Costura de Minuano pela Minuano
>>> Jung E A Interpretação Dos Sonhos de James A. Hall pela Cultrix (2021)
>>> Bubble Gum de Lolita Pille pela Intrínseca (2004)
>>> A Cura Pelo Pensamento E Outros Prodígios - Vol. III de Robert Tocquet pela Livro Fácil (1973)
>>> Introdução à Historiografia de Ernesto Sobocinski Marczal pela InterSaberes (2016)
>>> A Gaiola das Águias de James Follett pela Record (1994)
>>> Teoria Dos Sentimentos Morais de Adam Smithj pela Folha De S.Paulo (2021)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares de Ransom Riggs pela Leya (2015)
>>> Livro de Bolso Filosofia Regras para bem Viver Coleção Frascos de Conde de Chesterfield pela Unesp (2012)
>>> Bubble Gum de Lolita Pille pela Intrínseca (2004)
COLUNAS

Quarta-feira, 5/7/2006
Um curso para editores
Ana Elisa Ribeiro
+ de 5900 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O mercado editorial mineiro, além de ser pequeno, é amador demais. Quem trabalha ou trabalhou nas poucas editoras das Gerais sabe que a produção que impera é a de livros didáticos (para o ensino fundamental, principalmente) e a de livros de literatura infantil e infanto-juvenil.

Respeitosamente, é preciso mencionar que, dentro dessa faixa, são imbatíveis alguns autores como os premiados Bartolomeu Campos Queirós, Ângela Lago, Marcelo Xavier, Marilda Castanha e Nelson Cruz. Há uma turma mais nova, mas fiquemos aqui com os nomes dos bambambãs.

O staff dessas editoras é formado por pouquíssima gente contratada e uma pequena legião de terceirizados. Na verdade, pessoas que trabalham em casa, mas não constituíram empresas, embora leis e governos tenham tentado detonar, de todo jeito, o profissional autônomo. (Como se não bastasse não haver emprego neste país...).

Em sua maioria, os donos de editoras, em Minas, se confundem com a figura do editor. É bom ficar claro que são, quase todos (com honrosas exceções) apenas empresários ou pessoas com extremo senso de oportunidade financeira. Nada mais. Em geral, poderiam fabricar, com o mesmo pique, sapatos, bolsas ou velas. Livros são pouco mais que produtos que entram numa esteira que rola em alta velocidade.

A figura do editor que lê, pensa, critica, ajeita, mexe e sugere não existe muito por estas bandas. E talvez esteja mesmo em extinção. Talvez alguns tenham migrado para a internet. Talvez tenham morrido em silêncio. Mas ainda sobram uns Plínios Martins Filhos, por exemplo.

Se o editor anda em falta, todos os profissionais da cadeia de produção do impresso também. Em Minas, no entanto, esse é um problema de origem: nunca houve cursos que habilitassem profissionais da edição. Explico.

Os bons e velhos cursos de Letras têm bacharelado apenas em algumas instituições. Olhando bem de perto, pode-se verificar que não há, infelizmente, nem mesmo para os bacharéis, especialização substancialmente diferente daquela do professor de português. O bacharelado da UFMG, no qual me formei na primeira turma, era apenas um curso de Letras sem as disciplinas da faculdade de Educação. Bom para quem queria excluir umas matérias "chatas" do currículo.

Os cursos de Comunicação Social, com todas as fundadas críticas que sofrem, em Minas também não formam editores e profissionais de edição de livros. As cadeiras do jornalismo formam profissionais de imprensa. As de publicidade formam pessoas de agência. Os profissionais que migram, por acaso, para editoras fazem pouco mais do que adaptações do que fariam para jornais e revistas no livro.

Recentemente, abriram-se, à semelhança de São Paulo, cursos que habilitam o produtor editorial. Analisando rapidamente uma grade curricular de um desses cursos, pode-se perceber que são idênticos aos cursos de publicidade. Ah, com uma diferença: uma disciplina chamada "redação editorial" no lugar da antiga "redação publicitária". Não é curioso? Esses cursos, que são uma das habilitações da Comunicação Social, não compreenderam ainda seu papel, muito menos o aluno que neles entra e que deles sai. Em geral, são pessoas que não passaram no vestibular para publicidade (não sei por quê, muito concorrido) ou que pensam que se tornarão gerentes de gráfica rápida.

Se fossem mais bem-pensados, de preferência coordenados por profissionais realmente de edição, talvez os cursos de Produção Editorial ajudassem a formar um perfil de profissional que está em falta no mercado. O gerente editorial, por exemplo, é figura rara nas Minas Gerais, e extremamente necessário. Mas não um quase-publicitário-frustrado, nem um jornalista-desempregado. Um profissional que estivesse munido de noções da história editorial, do percurso do livro, do papel desse suporte nos regimes atuais e muito tecnologizados de comunicação. Um profissional que tivesse, também, noções de administração do tempo, dos processos, da informação, de agenda, de pessoas. Alguém capaz de relacionamentos interpessoais inteligentes, além de muito apto a ler e escrever.

A tchurma mais nova acha que a vida se resume ao computador e ao webdesign. Ô dó. Se estão em falta os cursos que formam bons editores, gerentes editoriais e revisores de texto, também estão em falta os professores mais adequados para dar essa formação. Assim como em medicina, é muito complicado dar aula de produção editorial sem nunca ter pisado em uma editora antes. Imagine coordenar um curso disso! Mas é o que acontece.

As iniciativas para mexer nesse cenário têm acontecido, embora timidamente. A Faculdade de Letras da UFMG vem brigando, internamente, há anos, para conduzir a formação de um editor bacharel. Isso não deve sair do papel tão cedo... mas existe. Eu mesma, quando era professora substituta, ofertei uma disciplina de revisão. O primeiro susto foi quando a disciplina foi aceita pelo colegiado. O segundo susto, maior ainda, foi quando tiveram que abrir duas turmas de 30 alunos, para aguentar a demanda. O terceiro susto foi quando muitas pessoas vieram perguntar se poderiam cursar a disciplina apenas como ouvintes, por falta de vagas. Então...

A PUC Minas, na figura do Instituto de Educação Continuada (IEC), oferece, desde 2005, um curso de especialização em Revisão de Textos. A pós-graduação está em sua segunda versão em 2006, mas tenta se aprimorar a cada ano. A idéia é que ela se torne a melhor opção de formação de profissionais de edição no estado de Minas Gerais. Por enquanto, ela é apenas a única. Tem a intenção de ser a mais séria e a mais correta, no sentido de que tenta funcionar com professores que tenham, de fato, conhecimento da área de edição. Todos os docentes são ou foram gerentes, revisores, editores, diagramadores ou assemelhados na produção de impressos. Alguns trabalham ou trabalharam em empresas privadas, outros são profissionais do texto em assembléias legislativas ou câmaras, o que faz muita diferença no perfil profissional e no jogo de cintura da atuação.

Algumas faculdades particulares acenam com a possibilidade de incrementar seus cursos de Letras ou de criar possibilidades para a formação de profissionais de edição. Talvez o curso tecnológico possa oferecer uma alternativa mais rápida e mais acertada para a formação de gerentes editoriais, por exemplo, que não precisam ser doutrinadores e pesquisadores do livro. Agiriam muito bem e satisfatoriamente se soubessem administrar, lidar com pessoas (tanto autores quanto funcionários), além de ler, criticar, escrever e editar textos. Dar tratamento adequado a eles ou saber orientar profissionais que o façam. Esse gerente pode, muito bem, aprender a conduzir o editorial, parte da editora que é a mentora dos projetos, além de conhecer, nem tão de perto, o uso das máquinas no parque gráfico.

Em Belo Horizonte, os poucos profissionais respeitáveis de edição ainda têm que responder à pergunta: em qual gráfica você trabalha? O belo-horizontino ainda não sabe a diferença entre gráfica e editora. É, parece que as proibições do império ainda surtem efeitos entre estas montanhas. Nem mesmo a prensa de Gutenberg parece ter sido bem assimilada por estas bandas. Mas ainda há tempo. O papel parece que não vai ser substituído tão cedo.

Nota do Editor
Leia também "Novos autores: literatura, autonomia e mercado".


Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 5/7/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Lynch, David de Vicente Escudero
02. A internet não é isso tudo de Marta Barcellos
03. Bafana Bafana: very good futebol e só de Vicente Escudero
04. Contramão, de Henrique Schneider de Luis Eduardo Matta
05. FIT 2006: fim de uma trilogia teatral de Marília Almeida


Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2006
01. Digite seu nome no Google - 8/3/2006
02. Eu não uso brincos - 27/9/2006
03. Não quero encontrar você no Orkut - 8/2/2006
04. Poesia para os ouvidos e futebol de perebas - 7/6/2006
05. Ex-míope ou ficção científica? - 20/12/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/8/2006
18h44min
Ana Elisa, o curso de Produção Editorial já é oferecido por duas instituições em Belo Horizonte: UNI-BH e Faculdade Promove. É importante lembrar que "Produção Editorial" difere-se de "Editoração", ainda que minimamente. O primeiro é muito mais técnico que o segungo e dá maior ênfase às mídias digitais. É importante também que se saiba que esse profissional de longe é um publicitário frustrado, uma vez que a sua função muito difere e, aproveitando para emendar, vai muito além dos livros e das editoras. Quanto às grades curriculares, qualquer que seja a habilitação em Comunicação Social que se pegue como referência, se observará que diversas matérias são comuns a todas as outras habilitações. Afinal, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial, Rádio e TV, Cinema e Vídeo e Relações Públicas são HABILITAÇÕES, integram um grande curso chamado COMUNICAÇÃO SOCIAL.
[Leia outros Comentários de sara]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Direito Civil Brasileiro Vl. 6
Carlos Roberto Gonçalves
Saraiva
(2012)



Livro Pedagogia A Escola e Seus Alunos
Maria Aparecida de Lima Serbino
Unesp
(1995)



A Prova por Documentos Particulares (lacrado)
J. M. Gonçalves Sampaio
Almedina
(2010)



Nas Asas De Um Sonho - Uma História Que Muda Vidas E Motiva Pessoas
Elias Awad
Novo Seculo
(2013)



Coleção Brasiliana Fundação Estudar
Vários autores
Via Imprensa Edições de Arte
(2006)



A Legião (novo, Lacrado)
Marcela de Jesus
Novo Século
(2014)



Almas Mortas Nicolas Vassílevitch
Nicolas Vassílevitch
Não Encontrada



Livro Filosofia Treatise on Basic Philosophy 3 Ontology I The Furniture of The World
M. Bunge
D. Reidel Publishing Company
(1977)



Livro Dos Medos
Donaldo Buchweitz
Ciranda Cultural



Os Bastidores da Paródia de Notícias (lacrado)
Filipe Macon Pereira Santos
Appris
(2016)





busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês