O altar das montanhas de Minas | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A favor do Brasil, contra a seleção!
>>> Um pequeno retângulo azul
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
>>> Os Melhores Trailers do Cinema
>>> Tempo vida poesia 1/5
Mais Recentes
>>> Tá Chovendo Bicho-Preguiça de João Paulo Hergesel pela Telucazu Edições (2021)
>>> Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen pela Martins Fontes (1991)
>>> Eu, Christiane F. 13 Anos, Drogada , Prostituida de Kai Hermann - Horst Rieck pela Circulo do Livro (1987)
>>> O Diário de Márcia Garcês - impacto, reflexão, superação de Márcia Garcês pela Synergia (2011)
>>> Sam Walton - Made in America ( Wal-Mart) de Sam Walton - John Huey pela Campus (2006)
>>> Passeios Através da História - a Luz Antroposofica de Rudolf Lanz pela Antroposófica (2024)
>>> Imperfeitos de Christina Lauren pela Faro Editorial (2022)
>>> Transformers - Optimus em Perigo - Aventuras Transformers 3 de Regina Weyn - John Speirs pela Cedibra (1986)
>>> Historia da Aeronautica - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Preta de Ébano - Ebony Black de Gisela de Castro - Jefferson Batista pela Zucca Books (2021)
>>> Historia da Maquina - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Historia da Fisica - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Historias dos Foguetoes e da Exploraçao do Espaço - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Revista da Academia Carioca de Letras - edição comemorativa de 90 anos 1926 - 2016 de Vários Autores pela Academia Carioca de Letras (2016)
>>> O Misterioso Rapto de Flor-do-Sereno 10ª edição. de Haroldo Bruno pela Salamandra (1979)
>>> Historias da Biblia 4 Volumes de Abril Cultural pela Abril Cultural (1971)
>>> Espresso Corso di Italiano 1 - Libro dello studente ed esercizi de Luciana Ziglio - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2001)
>>> Espresso Corso di Italiano 2 - Libro dello studente ed esercizi de Maria Bali - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2002)
>>> Obreiros da Vida Eterna de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> A guerra revolucionaria comunista de Francisco Ruas Santos pela Record (1964)
>>> Italiano Passo a Passo de Charles Berlitz pela Martins Fontes
>>> Caminhos e descaminhos de Carlos Panni pela Pallot (2007)
>>> Anais das terças transdisciplinares de Uerj pela Uerj (2001)
>>> Eu Nao Consigo Emagrecer de Dr Pierre Dukan pela Best Seller (2012)
>>> Dicionario Oxford Escolar: Para Estudiantes Brasileiros De Ingles de Jackie Holderness pela Oxford University Press (2004)
COLUNAS

Sexta-feira, 21/5/2010
O altar das montanhas de Minas
Rafael Rodrigues
+ de 12700 Acessos


Ouro Preto

Não deixa de ser curioso o fato de, há cerca de quatro anos, os livros do jornalista e escritor mineiro Jaime Prado Gouvêa estarem disponíveis para aquisição apenas em sebos. Nascido na metade da década de 1940, Jaime Prado trabalhou no Jornal da Tarde e na sucursal de O Globo em Minas Gerais, além de ter integrado o Suplemento Literário de Minas Gerais em diversas fases do periódico, do qual é hoje superintendente.

A curiosidade reside no fato de, apesar de não ter sido um escritor inveterado, Jaime ser autor de uma obra portentosa, apesar de curta. No espaço de dezesseis anos, teve três livros de contos publicados: Areia tornando em pedra (1970), Dorinha Dorê (1975) e Fichas de vitrola (1986). Além desses, em 1991 publicou seu único romance, O altar das montanhas de Minas. Desde então, Jaime absteve-se de publicar ― e, a partir de certo ponto, escrever ― ficção.

Depois de dezesseis anos ― coincidência? ― sem nada publicar, em 2007 foi editada uma seleção do que de melhor havia nos seus livros de contos, segundo o autor, juntamente com mais (em suas palavras) "dois contos e meio" inéditos. Daí se originou o volume Fichas de vitrola & outros contos, uma obra "firme, forte, delicada", como diz o também jornalista e escritor Humberto Werneck, no prefácio do livro. Era o começo do retorno de Jaime Prado Gouvêa às livrarias.

Agora, neste início de ano, foi publicada uma nova edição de O altar das montanhas de Minas (Record, 2010, 208 págs.). Na orelha da primeira edição, reaproveitada nesta nova, Caio Fernando Abreu diz que o romance é "um dos livros mais fortes, belos e comoventes que li nos últimos tempos". Não é nenhuma surpresa, para aqueles que tiveram algum contato com a obra do escritor mineiro, que as palavras de Caio F. continuem de pé, mesmo passados quase vinte anos da publicação original da obra, que não perdeu seu vigor com o tempo.

Tal como a Divina Comédia de Dante Alighieri, O altar das montanhas de Minas é dividido em três partes, cujos títulos poderiam ser os mesmos da obra de Dante, com uma pequena inversão: a primeira seria o Paraíso; a segunda, o Inferno; e, a terceira, o Purgatório ― mas, como que para encerrar o ciclo, caminhando para o Paraíso.

O protagonista do romance é um jornalista, Dirceu Dumont. Logo nas primeiras páginas, fica-se sabendo que Dumont está começando a escrever um romance, cujo protagonista chama-se Álvaro Garreto, pseudônimo originado do cruzamento entre Almeida Garrett (escritor português), Antonio Barreto (poeta mineiro) e Álvaro de Campos (um dos heterônimos de Fernando Pessoa).

A ideia de escrever o livro vem depois que uma certa Marília (clara referência ao poema "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga) lhe entrega vários escritos de Garreto, dizendo-lhe que ele e Dumont são parentes. Porém, Marília não revela a verdadeira identidade do escritor com quem, supostamente, teve um caso de amor. É para forçar-se a pesquisar sobre esse misterioso antepassado que Dumont decide escrever um livro sobre ele.

Ao tentar descobrir quem de fato era Álvaro Garreto, Dumont retoma contato com um ex-colega de redação, o Rezende, através do qual conhece Bárbara, uma mulher misteriosa que lhe levará ao inferno: na volta de uma viagem que fazem a Ouro Preto ― em parte para procurar pistas de Garreto, em parte para se lançarem em uma aventura amorosa ―, eles sofrem um grave acidente de carro. É o começo da derrocada de Dirceu Dumont.

Apenas ele escapa com vida, e para isso contou com uma boa dose de sorte. Somente depois de passar seis meses no hospital, entre cirurgias e tratamentos ― ele agora precisará de uma bengala para poder andar ―, é que Dirceu tem alta. Em seguida vê-se obrigado a abandonar Belo Horizonte e vai morar em Ouro Preto ― consequência de sua inconsequente relação com Bárbara, cujo passado é comprometedor. Já na cidade histórica, torna-se cliente assíduo de um bar na zona boêmia da cidade, cujo dono é um mineiro que se diz espanhol.

Aposentado por invalidez, sem parentes nem amigos, Dumont vive seus dias em Ouro Preto como se fosse um personagem de Beckett, à espera de um Godot que ele sequer sabe se existe e que talvez não apareça jamais.

Apesar das várias referências literárias ― sendo uma delas a Fichas de vitrola ― e do "romance dentro do romance" ― que, no fim das contas, não se concretiza ―, O altar das montanhas de Minas não chega a ser um "metalivro", porque a elas se sobrepõe a vida de Dirceu Dumont e seus revezes, muito menos uma daquelas obras repletas de citações e referências que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam. Essas menções, na verdade, são artifícios utilizados pelo autor para, de certa forma, "brincar" com um gênero literário tão praticado na história da literatura, os livros dentro dos livros.

O que está em foco, em O altar das montanhas de Minas, é a história de um homem que, por causa de um movimento mal ensaiado, de uma decisão infeliz, perde o rumo de sua vida e é obrigado a reaprender a viver. Felizmente para Dumont, e também para o leitor que o acompanhar nesta jornada que começa paradisíaca, se torna cruel e termina de maneira terna, nem toda esperança está perdida. As montanhas de Minas lhe reservam um final que, se não é feliz, ao menos não é trágico.

Jaime Prado Gouvêa é um autor que, ainda segundo Caio F., "só peca por publicar tão pouco". Quem sabe agora, com o ressurgimento de seus livros para a nova geração de leitores, Jaime Prado volte a escrever e publicar. Mas, caso isso não aconteça, ao menos tem-se nova oportunidade de ler este escritor de grande talento cuja obra é pequena em quantidade, mas enorme em qualidade e abrangência.

Para ir além






Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 21/5/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. E Benício criou a mulher... de Gian Danton
02. Bem longe de Eduardo Mineo
03. Eleições: opções ruins, mas pelo menos existem de Adriana Baggio
04. O ano de ouro de Nélida Piñon de Celso A. Uequed Pitol
05. Ataque dos Clones de Nemo Nox


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2010
01. Meus melhores livros de 2009 - 22/1/2010
02. O altar das montanhas de Minas - 21/5/2010
03. O grande jogo de Billy Phelan - 2/4/2010
04. O petista relutante - 29/10/2010
05. Sobre o preço dos livros 1/2 - 20/8/2010


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Psicologia Social
Aroldo Rodrigues
Vozes
(1991)



Law: A Treasury of art and Literature
Sara Robbins
Beaux Arts
(1990)



Livro Literatura Estrangeira Jornada de Esperança
Brian Aldiss
Abril Cultural
(1982)



A Revolução dos Bichos
George Orwell
Globo
(1990)



Leadership and the New Science:
Margaret J. Wheatley
Berrett-koehler Publishers
(2006)



Sem Pressa
Katherine Funke
Micronotas
(2018)



Beruf Und Seele
Albert Huth
Ehrenwirth Verlag Munchen
(1961)



História Ilustrada da Ciência - Universide de Cambridge
Colin A. Ronan
Circulo do Livro
(1983)



Administraçao Financeira e Orçamentaria
Denis Rocha
Ferreira
(2010)



Garotas de Vestido Branco
Jennifer Close
Bertrand Brasil
(2016)





busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês