Rememórias e túmulos multimídia | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Histórias de gatos
>>> Microsoft matando o livro
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
Mais Recentes
>>> O Livro Das Religiões de varios Autores pela Globo (2016)
>>> Trabalho Domestico - Um Guia Pratico Para Empregadores E Empregados de Afonso Pacileo Neto pela Sensus (2013)
>>> Biblia Da Princesinha de Sheila Walsh pela Thomas Nelson (2012)
>>> A Virgem do Sol - os quatro cantos do mundo Tahuantinsuyo de Ana Cristina Vargas pela Boa Nova (2005)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes - O Amor Nunca Morre! de Emily Bronte pela Lua De Papel (2009)
>>> Noz De Ouro de Catherine Cooper pela Bertrand Brasil (2012)
>>> Pearl Harbor de Randall Wallace pela Ediouro (2001)
>>> Curso de Preparação para Ministéios Leigos de Equipe diocesana de pastoral para os ministerios leigos pela Pau lus (2007)
>>> Historia Concisa Do Brasil de Boris Fausto pela Edusp (2016)
>>> Um grito na garganta de Mara Mangorra pela Fontenele (2018)
>>> O Presente de Spenser Johnson pela Record (2004)
>>> Aikido - a arte marcial do 3º milênio de Makoto Nishida pela On Line
>>> O Menino do Dedo Verde de Maurice Druon pela José Olympio (2006)
>>> A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira pela Moderna (2012)
>>> A Vênus Platinada de Irving Shulman pela Eldorado (1965)
>>> Missão: Matar! de Robert L. Fish pela Record
>>> Amanhã é Outro Dia (capa dura) de J. M. Simmel pela Círculo do Livro
>>> Pânico na multidão de George LaFountaine pela Record
>>> A Testemunha Ocular do Crime (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Assassinato no Campo de Golfe (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Os Cinco Porquinhos (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Livro Pensadores, Exploradores e Mercadores de Janice Theodoro pela Scipione (1994)
>>> A Noite dos Tempos (capa dura) de René Barjavel pela Círculo do Livro
>>> Elantris de Brandon Sanderson pela Leya (2012)
>>> Bellini E O Labirinto de Tony Bellotto pela Companhia Das Letras (2014)
COLUNAS

Quinta-feira, 30/8/2012
Rememórias e túmulos multimídia
Carla Ceres
+ de 4100 Acessos

Já se tornou tradição o mês de agosto levar meus familiares para um passeio sem volta. O último a partir foi um tio muito querido, noivo aos setenta e dois anos, preparando-se para o terceiro casamento. A despeito de seu pouco apreço pela fidelidade conjugal, falha que tantas tristezas causou às ex-esposas, a família já ensaia uma tentativa de dourar sua memória.

Por coincidência, soube de sua morte logo após rever The Final Cut, filme de 2004, que saiu no Brasil como Violação de Privacidade e, em Portugal, como Final Cut — A Última Memória. Para evitar confusão, usarei, daqui pra frente, o título original.

The Final Cut é um filme de ficção-científica mais voltado para o drama e a reflexão do que para extravagâncias tecnológicas. A história se passa em um futuro próximo, quando os pais com condições financeiras podem contratar os serviços da empresa Eye Tech, a qual colocará um implante Zoe em seus filhos, logo após o nascimento. Esse implante gravará todas as experiências do indivíduo até sua morte. A seguir, a Eye Tech entregará as imagens a um editor para que as transforme em um vídeo com os melhores momentos do falecido e o apresente em sua cerimônia fúnebre. Essas versões resumidas e idealizadas de uma vida inteira são conhecidas como rememórias. Suas exibições constituem-se num grande acontecimento social.

The Final Cut conta a história do editor de rememórias Alan Hakman (Robin Williams), a quem sua namorada Delila (Mira Sorvino) define como "um agente funerário, ou um padre, ou um taxidermista, todos juntos". A palavra "editor" não define bem a parte mais importante do trabalho de Hakman. Sim, ele faz montagens de vídeos, mas o nome de sua profissão, em inglês, é "cutter", "cortador". Sua excelência profissional consiste em ter estômago para assistir a cenas revoltantes e cortá-las da rememória sem cair na tentação de revelar verdades inconvenientes sobre os mortos. A propósito, sua "ilha de edição", uma aparelhagem futurista com aspecto antiquado, chama-se "guilhotina".

Em termos de arquitetura, visual dos personagens e decoração, o filme parece uma reinvenção sombria do final da primeira metade do século XX. As exceções ficam por conta de poucos elementos, como os túmulos multimídia e as tatuagens em alto-relevo que os jovens usam para bloquear os implantes Zoe e impedi-los de gravar suas vidas.

Dois anos após o lançamento de The Final Cut, um projeto de túmulo multimídia foi patenteado nos Estados Unidos. De acordo com seu inventor, as pessoas poderiam gravar vídeos dizendo "tudo o que não tiveram oportunidade ou coragem de dizer em vida", para quem visitasse suas sepulturas. Os cemitérios se transformariam em parques da memória, pelos quais os visitantes passeariam com fones de ouvido.

A ideia soa mais estranha para nós brasileiros do que deve parecer nos Estados Unidos, país afeito a parques temáticos e a elogios fúnebres que misturam melancolia com uma certa dose de humor. Tudo bem, cada povo tem sua maneira de lidar com a morte. Nós "bebemos o defunto", jogamos baralho e contamos piadas com parentes e amigos, durante o velório. É o nosso jeito de contornar a tristeza. Depois os parentes brigam pela herança ou pagam as dívidas e assim se encerra a parte financeira do luto. Falta-nos o tino comercial de transformar morte em espetáculo.

No universo criado por Omar Naim, diretor e roteirista de The Final Cut, uma em cada vinte pessoas possui um implante Zoe e só será informada desse fato quando completar vinte e um anos. Aí poderá decidir o que fazer a respeito. Quem não gostar da surpresa pode fazer uma tatuagem que impeça futuras gravações. Pode também juntar-se a um dos grupos anti-implante que combatem a Eye Tech com base em argumentos do tipo: "Não há como medir o profundo efeito que o implante Zoe teve na forma como as pessoas se relacionam. Eu estou sendo filmado? Devo dizer isso ou aquilo? O que vão achar daqui trinta anos se eu fizer isso ou aquilo? E quanto ao simples direito de não ser fotografado? O direito de não aparecer na lembrança de um cara sem sequer saber que estava sendo filmado?"

Quando um advogado canalha da Eye Tech morre e a viúva contrata Hakman para editar sua rememória, ativistas anti-implante pressionam o editor para que lhes entregue imagens incriminadoras. O desfecho torna-se previsível a partir de um certo ponto, mas o filme faz jus ao prêmio de melhor roteiro no Deauville Film Festival. A crítica especializada não chegou a um acordo sobre seu valor, porém o simples fato de The Final Cut levantar discussões sobre privacidade que somente viriam à tona com o fenômeno Facebook já atesta sua relevância.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 30/8/2012

Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2012
01. Na calada do texto, Bentinho amava Escobar - 8/11/2012
02. Liberdade de crença e descrença - 4/10/2012
03. Memórias de ex-professoras - 8/3/2012
04. O céu tornou-se legível - 3/5/2012
05. Dono do próprio país - 31/5/2012


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Ponte para o passado
Ivan Jaf
Atual
(1993)



A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar
Esther Earl; Lori Earl; Wayne Earl
Intrínseca
(2014)



Livro Gibis Tenjho Tenge Volume 3
Oh! Great
Jbc
(2009)



13 dos melhores contos de Vampiros da literatura universal
Flávio Moreira da Costa
Ediouro
(2002)



Comics Star Wars - Clássicos 1
Vários autores
Planeta DeAgostini
(2015)



Caixa de Pássaros - Não Abra os Olhos
Josh Malerman
Intrínseca
(2015)



Parva Naturalia
Aristóteles
Edipro
(2012)



O Connaisseur Acidental - uma Viagem Irreverente pelo Mundo do Vinho
Lawrence Osborne
Intrinseca
(2004)



Anne da Ilha 418
Lucy Maud Montgomery
Pé da Letra
(2020)



The Eyes Have It: a Self-help Manual For Better Vision
Earlyne Chaney
Samuel Weiser
(1990)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês