busca | avançada
28124 visitas hoje
1,1 milhão / mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter
* Feeds & Twitter
Últimas Notas
>>> A morte do Jornal do Brasil
>>> Alfa, o leitor eletrônico da Positivo
>>> Amar la Trama, de Jorge Drexler
>>> Cachalote, de Daniel Galera e Rafael Coutinho
>>> A Economia das Crises, por Nouriel Roubini e Stephen Mihm
>>> A Questão dos Livros, de Robert Darnton
>>> Coders at Work, de Peter Seibel
>>> House, 6ª Temporada
Temas
Mais Recentes
>>> Por que a Geração Y vai mal no ENEM?
>>> A questão do fim do livro
>>> Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 4
>>> Metade da laranja ou tampa da panela?
>>> Duas escritoras contemporâneas
>>> Arte e liberdade
>>> O Aspirante a Corrupto
>>> Entrando para ganhar
>>> Poesia, no tapa
>>> Ainda, sempre, Oranje!
Colunistas
Mais Recentes
>>> Copa 2010
>>> iPad
>>> Futuro do Cinema
>>> Livro Eletrônico
>>> Melhores de 2000-2009
>>> Melhores de 2009
Últimos Posts
>>> Entrevista a Karina Cedeño
>>> Claudia Leitte, articulista...
>>> 3 perguntas: Voa Viola
>>> O fenômeno Felipe Neto
>>> The Cure Vídeos
>>> Tom Zé por Giron
>>> The Cure em 2008
>>> Daddy Brother Lover Little Boy
>>> Arianna Huffington sobre o fim
>>> Agnaldo Farias no Supertônica
Mais Recentes
>>> Ponto de ruptura no jornalismo
>>> O entusiasmo de Lobato
>>> O senhor embaixador
>>> Novos caminhos para a cultura
>>> Onde botar os livros?
>>> Twitter versus Facebook
>>> Marina candidata
>>> Sereníssima
Mais Recentes
>>> Harry Crowl
>>> Ron Bumblefoot Thal
>>> Noga Sklar
>>> Paula Dip
>>> Luis Eduardo Matta
>>> Spacca
Mais Recentes
>>> Editoras como Parceiras
>>> Feeds dos Autores
>>> Comentários Liberados
>>> 10 mil seguidores no Twitter
>>> Newsletters à sua escolha
>>> 1,5 Milhão de Pageviews
Mais Recentes
>>> Metacronista? (Carlos Goettenauer)
>>> Nada se salva da mesmice (Sandra Chaves)
>>> Li o Jornal do Brasil (Liliane )
>>> A arte de escrever jornal (Manoel Messias Perei)
>>> Medo de morrer das editoras (Fabiula Neubern)
>>> Uma ameaça enorme aos jornais (Yuri Vieira)
>>> Os livros indispensáveis (Gil Cleber)
>>> Meu coração doeu (Sidcley)
>>> Que delícia ler a experiência (Paula Ribas)
>>> Viajei neste seu Rally (Celito Medeiros)
Mais Recentes
>>> A morte do Jornal do Brasil
>>> Os desafios de publicar o primeiro livro
>>> Os desafios de publicar o primeiro livro
>>> Os desafios de publicar o primeiro livro
>>> Amar la Trama, de Jorge Drexler
>>> A morte do Jornal do Brasil
>>> Alfa, o leitor eletrônico da Positivo
>>> House, 6ª Temporada
>>> Receita para se esquecer um grande amor
>>> Amar la Trama, de Jorge Drexler
Categorias Atualizadas
>>> Celulares e Telefonia
>>> Eletrônicos - Segurança para Casa
>>> Celulares - Bak
>>> TV a Cabo e Via Satélite - Outros
>>> Celulares - Nokia
>>> Celulares - Memória - Memory Stick Duo / Pro Duo
>>> Celulares - Siemens
>>> TV a Cabo e Via Satélite - Antenas
>>> Segurança para Casa - Campainhas
>>> TV a Cabo e Via Satélite - Receptores
>>> Filmadoras - 8 mm, Hi8 e Digital8
>>> Celulares - Foston
>>> GPS - Mapas e Cartas Náuticas
>>> Informática - Notebooks
>>> Móveis e Decoração
>>> Segurança para Casa - Fechaduras e Travas
>>> HP - iPAQ
>>> Televisores - Tela Plana
>>> Celulares - Memória - miniSD
>>> Eletrônicos - TV a Cabo e Via Satélite
>>> MP3, MP4 e MP5 Players - MP4
>>> Celulares - Memória - MMC - Multimedia Card
>>> Informática - Mídias - Blu-Ray
>>> Carregadores e Baterias - Carregadores
>>> Carregadores e Baterias - Pilhas

Itens Mais Recentes
>>> Celular Mp10 Midi 460 Similar Bak725 Dual Touch Tv curitiba
>>> Antena Aquario Dtv 3000 3 Em 1 Vhf Uhf Hdtv Tv Digital Fullh
>>> Smartphone Hp Ipaq 910c Business Messenger. Novissimo!
>>> Dvd Cd Mp3 Player Automotivo H Buster Hbd 9210 Av Tela 3 Pol
>>> Pre Amplificador Mic 100 Valvulado Behringer Mic100
>>> Placa Da Fonte Tv Samsung Lcd Ln26a330 Ln32r81bx Ln26a450
>>> Secretária Digital At&t
>>> Cd Player Portátil Ultra Compacto Coby
>>> Fone De Ouvido Headphone Leadership Microfone Pc Lan Mp3 Nf
>>> Flayback Fat3832 04 Germany
>>> Flayback At2079 B6
>>> Flayback At2079 S0
>>> Lote18 Ci Circuito Integrados Logica Epron Memoria Cmos Ttl
>>> Cd Player Sony Mex Bt4707u Mp3 Usb E Aux Frontal Bluetooth
>>> Anunciador De Presença Gravável Personalize Suas Saudações
>>> Cabo Net Digital Video Componente C Audio Original Garantia
>>> Osciloscopio Cs 4025 Kenwood
>>> Ferro De Solda Pistola 550w P Estanho Prof. Frete Gratis
>>> Titan 150 Esd Mix
>>> Estou Maluco ? Ipig Leilão A 1 Real ! Ipanda Celular Iphone
>>> No Break Apc Be600 Br Bivolt Automático 360 Watts
>>> Repelente A Energia Solar Sem Fio Mata Mosquito Pernilongo
>>> Pião Sonoro Em Alumínio Brinquedos Educativos Criança Antigo
>>> Tenda Dobrável 3x3 Alumínio Verde Azul Ou Branca Nf
>>> Data Show Projetor Sharp Xr10s 450 00
COLUNAS

Sexta-feira, 7/6/2002
Dilbert
Nemo Nox
+ de 25700 Acessos

Scott Adams nasceu em 1957 e levou uma vida obscura até os trinta anos de idade. Depois de estudar Economia, trabalhou sete anos no Crocker National Bank, em San Francisco, e nove anos na Pacific Bell, em San Ramon. Em 1988, desenhou cinqüenta tiras com quadrinhos de Dilbert e Dogbert e as apresentou às grandes empresas do ramo. Foi recusado por quase todas, e algumas chegaram a sugerir que ele fosse aprender a desenhar ou fizesse parceria com alguém que soubesse. A United Media, porém, ofereceu-lhe um contrato, prontamente aceito, e o resto é história.

Dilbert foi inspirado em vários colegas de trabalho de Adams, e as primeiras tiras eram baseadas no seu dia-a-dia no Crocker National Bank e na Pacific Bell. Mostrando funcionários de grandes empresas como vítimas de gerentes incompetentes e colocando-os em situações ridículas e absurdas, a série falou diretamente ao coração de milhares de trabalhadores que se identificavam com Dilbert e seus problemas. O bonequinho sem boca foi incluído em 1996 pela revista People em sua lista das 25 personalidades mais interessantes do país, ao lado do jogador de basquete Dennis Rodman e da popstar Madonna. No ano seguinte, Dilbert apareceu na capa da revista Time, como uma das 25 figuras mais influentes dos EUA.

O sucesso, evidentemente, atraiu também muitas críticas. Dilbert foi acusado de dualidade, de ser ao mesmo tempo mascote dos funcionários e ferramenta de marketing de grandes corporações, que passaram a usá-lo em suas campanhas publicitárias. Vários críticos já apontaram que as tiras fazem humor à custa da imbecilidade dos chefes mas nunca abordam as razões desse comportamento, não dando abertura para um questionamento dos problemas reais das grandes corporações. Fica a dúvida: Dilbert colabora na conscientização dos trabalhadores sobre suas reais condições ou serve como válvula de escape alienante? Adams esquiva-se de responder com interpretações mais profundas e afirma que o objetivo das tiras é simplesmente divertir: "Minha meta não é mudar o mundo, somente ganhar algum dinheiro e fazer com que vocês riam um pouco."

Dilbert é sem dúvida um anti-herói. Mergulhado em burocracia e cercado de incompetência, seu trabalho é como uma tortura inevitável. Em contraste, seu cãozinho Dogbert é um tirano megalômano cujo maior objetivo é dominar o mundo e transformar todos os humanos em seus vassalos. E com qual destes dois personagens os leitores da tira se identificam? Por incrível que possa parecer, com Dilbert. Masoquismo ou catarse?

O universo teórico de Dilbert ultrapassou os quadrinhos pelas mãos do próprio Scott Adams. O ensaio O Princípio Dilbert nasceu como artigo para o Wall Street Journal e transformou-se depois em livro, ocupando o primeiro lugar da lista de best sellers do New York Times. O conceito básico do Princípio Dilbert é que os funcionários mais ineficazes são sistematicamente transferidos para onde podem causar menos danos: a gerência. Isto nada mais é que uma adaptação do velho Princípio de Peter (descrito no livro de mesmo nome, que no Brasil foi batizado como Todo Mundo é Incompetente Inclusive Você, de Laurence Peter), segundo o qual os funcionários capazes iriam sendo promovidos até alcançarem o seu nível de incompetência. A diferença introduzida por Adams está em outro conceito, aqui apresentado nas palavras do próprio criador de Dilbert: "As pessoas são idiotas. Inclusive eu. (...) A única diferença é que somos idiotas em áreas diferentes, em diferentes ocasiões. Por mais esperto que seja, você passa a maior parte do dia agindo feito um idiota. Essa é a premissa básica desta obra tão erudita." E agora? Você prefere ser chamado de incompetente por Peter ou de idiota por Adams?

Criticando, ironizando e satirizando as grandes corporações econômicas, o próprio Scott Adams transformou-se numa corporação. Dilbert é hoje uma marca que vale milhões e aparece em todos os tipos de produtos, de livros a software, passando por miudezas como camisetas e mouse pads. E já foi garoto-propaganda de empresas como Intel, American Airlines e Xerox. Adams admite que faz de tudo para ganhar o máximo possível, e não teme queimar o personagem: "Não dá para ficar queimado sem antes ficar obscenamente rico."

Estandarte dos funcionários oprimidos ou marionete das megacorporações, quanto a uma coisa Dilbert não deixa dúvidas: suas tiras são engraçadas, arrancando gargalhadas dos dois lados do muro. Scott Adams realmente conseguiu criar um microcosmo humorístico que é um divertido espelho do macrocosmo das grandes empresas. E é aí que reside seu valor. Querer encontrar em suas historinhas algo mais profundo que isto é bobagem. Uma bobagem que fará Scott Adams ficar ainda mais rico.

Nota do Editor
Texto getilmente cedido pelo autor. Nemo Nox é editor do blog Por um Punhado de Pixels e do site Burburinho, onde este texto foi originalmente publicado.

Para ir além
The Official Dilbert Website by Scott Adams

Para ir além






Nemo Nox
Washington, 7/6/2002

Mais Nemo Nox
Mais Acessadas de Nemo Nox em 2002
01. O apanhador no campo de centeio - 8/7/2002
02. Dilbert - 7/6/2002
03. Um Bonde Chamado Desejo - 22/10/2002
04. Os Impossíveis - 11/9/2002
05. Modelos de beleza - 28/10/2002


Mais Colunas Recentes

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Editora Objetiva
AIC
Editora Paz e Terra
Editora Planeta
Editora Unicamp
Livraria Cultura
Intrínseca
MercadoLivre
Editora Globo
Companhia das Letras
KindleBookBr
Hedra
Conrad Editora
Editora Record
Campus-Elsevier
Cosac Naify
Submarino
PROMOÇÕES
Editora Planeta

Sem saída
George Pelecanos
por R$ 39,90


A mordida da manga
Mariatu Kamara e Susan M
por R$ 29,90


A princesa de gelo
Camilla Läckberg
por R$ 39,90


Os astronautas de Yaveh
Juan José Benítez
por R$ 39,90


Mentes brilhantes, mentes treinadas
Augusto Cury
por R$ 19,90


A Cinderela mudou de ideia
Myriam Sierra
Nunila López

por R$ 24,90


Império
Niall Ferguson
por R$ 44,90


Cartas para Hitler
Henrik Eberle
por R$ 49,90


A chegada do terceiro Reich
Richard J. Evans
por R$ 99,90


Um homem apaixonado
Martin Walser
por R$ 44,00


Descorchados 2010
Patrico Tapia
por R$ 150,00


A dieta do corredor
Susana Bonumá
por R$ 24,90


Maya Fox - O quadrado mágico
Silvia Brena
Iginio Straffi

por R$ 39,90


Pirâmide
Tom Martin
por R$ 39,90


Box 21
Roslund Hellstrom
por R$ 39,90

OFERTAS
Outros Eletrônicos - Timers


Timer Digital Bivolt Liga Desl.
por R$ 34.90
até 05/9/2010



Timer Digital Bivolt Liga Desl Luz Aparelhos Equipamentos
por R$ 31.50
até 06/8/2010



Dimmer Digital Com Controle Timer Para Lâmpadas E Luminárias
por R$ 76.90
até 31/7/2010



Controle Remoto P Ventilador Lâmpada Timmer Dimmer Luz Home
por R$ 104.40
até 04/9/2010



Timer Digital Liga Desl Luz Aparelhos Equipamentos Bivolt
por R$ 41.90
até 10/9/2010



Timer Digital Bivolt Liga Desliga Luz Aparelhos Equipamentos
por R$ 31.49
até 10/8/2010



Timer Digital Bivolt Programável C Nota Fiscal E Garantia
por R$ 39.90
até 10/9/2010



Timer Analógico Bivolt Programável C Nota Fiscal E Garantia
por R$ 23.90
até 17/9/2010



Temporizador Timer Digital Liga Desl Luz 8 Prog Por Dia
por R$ 35.00
até 13/9/2010



Timer Temporizador Cronômetro Regressivo Alarme Magnético
por R$ 15.20
até 15/8/2010


Mais "Outros Eletrônicos - Timers"...

busca | avançada
28124 visitas hoje
1,1 milhão / mês