busca | avançada
29275 visitas/dia
1,1 milhão/mês
Terça-feira, 22/10/2002
E por falar em VHS e DVD...
Clarissa Kuschnir

Se tem um Oscar que foi merecido, entre os muitos concedidos esse ano, esse Oscar foi o de Halle Berry, que realmente conseguiu convencer a Academia. Halle Berry que tem muito talento, apesar do excesso de cenas de nudez e sexo que contém no filme "A Última Ceia".

O filme é depressivo, triste principalmente para quem tem filhos, mas não pode deixar de ser conferido.

A história é a de uma mulher que tem o marido na cadeia, condenado à cadeira elétrica. Depois que se torna viúva, ela acaba se envolvendo com o chefe dos guardas da prisão, o excêntrico Billy Bob Thorton, numa excelente interpretação.

Enfim, um drama na vida de duas pessoas que sofreram perdas e que acabam se apaixonando. Eu realmente me emocionei com o filme "A Última Ceia".

Saindo do circuito Hollywoodiano, para os que gostam do cinema oriental, vale à pena conferir o coreano "Ghunhayang - Amor Proibido".

A história se passa no final do século XVIII, onde o filho de um governador coreano se envolve com a filha de uma cortesã, a bela Chunhyang. O filme é narrado para uma platéia dos tempos atuais, através de um narrador. É incrível ver o cuidado com a produção e a riqueza que foge dos padrões aos quais estamos acostumados. Sem falar que "Ghunhayang - Amor Proibido" foi indicado a Palma de Ouro em Cannes.

O cinema nacional não poderia ficar de fora. Estou falando de "Abril Despedaçado", filme de Walter Salles. Com uma fotografia belíssima do nordeste brasileiro, "Abril Despedaçado" é uma adaptação do livro do escritor Ismail Kadaré. É tocante em todos os momentos.

Rodrigo Santoro depois de ter surpreendido em "O Bicho de Sete Cabeças", provou que merece toda atenção internacional que está hoje recebendo. Ele é Tonho, um dos filhos de um casal nordestino, que quer a todo custo vingar a morte de um irmão morto. Mas seus pais o impedem, já que a família está na mira dos rivais (os mesmos que assassinaram seu irmão mais velho). Nesse meio tempo, aparece na cidade uma dupla circense e Tonho acaba se apaixonando pela artista de circo.

Além da paixão, a relação entre Tonho e seu irmão mais novo é uma das mais bonitas e intensas relações de amor entre irmãos que já vi no cinema. A preocupação e a proteção de Tonho (para com o seu irmãozinho) prova que a família é uma das maiores riquezas que uma pessoa pode ter.

"Abril Despedaçado" é uma grande obra-prima do cinema nacional dos últimos Tempos, tendo concorrido ao Globo de Ouro de filme estrangeiro de 2002.

Todos esses três filmes estão nas locadoras e são distribuídos pela Imagem Filmes.

Para os fãs de HQ, um dos maiores lançamentos do mês é o DVD do "Homem-Aranha", a maior bilheteria dos cinemas brasileiros neste ano.

Dos quadrinhos para o cinema, conta a aventura do garoto franzino que, ao ser picado por uma aranha, se transforma em um herói. Én na minha opinião, o melhor filme do gênero em 2002.

Eu nunca fui muito de histórias em quadrinhos, mas quando assisti ao "Homem-Aranha" nos cinemas, saí embasbacada com o resultado. Não esperava que um diretor como Sam Raimi, que havia produzido filmes como "A Morte do Demônio" e "Timecop" (filmes que até não são ruins, mas que nunca se converteram em grandes sucessos). (A fita, aliás, já tem planejadas duas continuações.)

Só no Brasil, o filme ficou mais de quatro meses em cartaz e conseguiu um público de mais de 8 milhões de espectadores. Os personagens foram escolhidos e bolados para agradar de quem tem dos 8 aos 80.

Sem contar com a infinidade de extras que dão a oportunidade de conhecer melhor os bastidores, ver entrevistas com os atores, toda a montagem da cidade cenográfica, etc. Dá para se deliciar também assistindo aos extras (que vêm legendados). Para quem não conhece nada da história da Marvel, ou de como surgiu o Homem-Aranha, essa é uma oportunidade ótima para aprender sobre o herói e seus criadores, Stan Lee e Steve Ditko.

Na pele do herói, está o jovem ator Tob Maguire, o perfeito Homem-Aranha. Como inimigo ele tem de enfrentar O Duende Verde, interpretado por Willem Dafoe (que, aliás, dá uma aula de vilania).

Mesmo se você não é ligado em super-heróis, tenha certeza de que o filme é uma tremenda diversão.

A distribuição é da Columbia.


Para ir Além

"A Última Ceia"
(Monster's Ball, EUA, 2001)
Direção: Marc Forster
Elenco: Billy Bob Thornton , Heath Ledger, Halle Berry , Peter Boyle, Sean 'P. Diddy' Combs
Duração:11 minutos
Disponível: VHS e DVD
Extras do DVD: Galeria de fotos, Sinopse, Elenco, Trailer de Cinema, Outros trailers, making of, audio comentado dos diretores, Cenas Delatadas e anatomia de uma cena
Distribuição: Imagem filmes

"Chunhyang - Amor Proibido"
(Chunhyang, Coréia do Sul, 2000)
Direção: Kwon-taek Im
Elenco: Hyo-jeong Lee, Seung-woo Cho, Sung-nyu Kim, Hak-young Kim, Jung-hun Lee, Ji-youn Choi
Duração:120 minutos
Disponível: VHS, DVD
Extras do DVD: Sinopse, Elenco, Galeria de Fotos, Trailer de Cinema e outros trailers
Distribuição: Imagem Filmes

"Abril Despedaçado"
(idem, Brasil, 2001)
Direção: Walter Salles
Elenco: José Dumont, Rodrigo Santoro, Rita Assemany, Ravi Ramos Lacerda, Luís Carlos Vasconscelos, Flavia Marco Antonio, Everaldo Pontes
Duração: 99 minutos
Disponível: VHS, DVD
Extras do DVD: Galeria de fotos, Sinopse, Elenco, Bastidores, Entrevistas, , tela com críticas, leia sobre o filme, Trailer de cinema, outros trailers
Distribuição: Imagem Filmes

"Homem-Aranha"
(Spider-Man, EUA, 2002)
Direção : Sam Raimi
Elenco: Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, Cliff Robertson, Rosemary Harris, J.K. Simmons, Joe Manganiello
Duração: 121 minutos
Disponível: VHS, DVD
Extras do DVD: Dico 1:Filmografia e personagens. Apresentações especiais em DVD-Rom. Comparações entre histórias em quadrinhos e o filme. Disco 2 - Making of da HBO de Homem Aranha
Distribuição: Columbia

Clarissa Kuschnir
São Paulo, 22/10/2002

 

busca | avançada
29275 visitas/dia
1,1 milhão/mês