Adaptação não é literatura | Adriana

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Yassir Chediak no Sesc Carmo
>>> O CIEE lança a página Minha história com o CIEE
>>> Abertura da 9ª Semana Senac de Leitura reúne rapper Rashid e escritora Esmeralda Ortiz
>>> FILME 'CAMÉLIAS' NO SARAU NA QUEBRADA EM SANTO ANDRÉ
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> E-mails a um jovem resenhista
>>> O Conflito do Oriente Médio
>>> García Márquez 1982
>>> Sex and the City, o filme
>>> Evangelización
>>> 2007 enfim começou
>>> Depeche Mode 101 (1988)
>>> Borges: uma vida, por Edwin Williamson
>>> Why are the movies so bad?
>>> Histórias de gatos
Mais Recentes
>>> Os Yogas Tibetanos Do Sonho E Do Sono de Tenzin Wangyal Rinpoche pela Devir (2010)
>>> Outlander - Os Tambores do Outono de Diana Gabaldon pela Arqueiro (2016)
>>> O Senhor É Meu Pastor: Consolo Divino Para O Desamparo Humano de Leonardo Boff pela Sextante (2004)
>>> Thor 1 e 2 de J. Michael Straczynski pela Marvel (2009)
>>> Thor Latverian Prometheus de Kieron Gillen pela Marvel (2010)
>>> Novo Dicionario Aurelio da Lingua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda pela Positivo (2004)
>>> Thor Siege Aftermath de Kieron Gillen pela Marvel (2010)
>>> Songs of Light II de Daisaku Ikeda pela D Ikeda (1995)
>>> A Linguagem Dos Corpos de James W. Hall pela Landscape (2003)
>>> O Súdito de Jorge J. Okubaro pela Terceiro Nome (2006)
>>> Ondas de Euclides da Cunha pela Martin Claret (2005)
>>> Star Wars Box de Daniel Wallace pela Bertrand (2016)
>>> O Coronel Elyseu e o Seu Tempo de Elyseu Adail de Alvarenga Freire e Rogério Torres pela Renascer
>>> Livro Amor, Imbativel Amor ( Pelo Espírito de Joanna de Ângelis) de Divaldo P. Franco pela Alvorada (1998)
>>> Sonetos De Amor E Sacanagem de Gregorio Duvivier pela Companhia Das Letras (2021)
>>> Vida Futura de Roque Jacintho pela Luz no Lar (1991)
>>> Sabedoria Incomum de Fritjof Capra pela Cultrix (1995)
>>> Visão Mortal de J.D. Robb pela Bertrand Brasil (2012)
>>> Vida Futura de Roque Jacintho pela Luz no Lar (1991)
>>> Um Castelo no Cerrado - Histórias de Moradores e Artistas da Sqn 312 de Lourenço Cazarré pela Fac (2002)
>>> Memórias Em Jornais de Dalma Nascimento pela Tempo Brasileiro (2014)
>>> Vida Futura de Roque Jacintho pela Luz no Lar (1991)
>>> The Secret - o Segredo de Rhonda Byrne pela Ediouro (2007)
>>> Plano de Voo de Valentine Cirano pela Reflexão (2011)
>>> Vidas Passadas de Rabah Hashy'Hayan pela Ícone (1996)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 23/5/2007
Comentários
Leitores

Adaptação não é literatura
Adaptação de livro para cinema não é literatura, seguramente. Nem pode ser. É outra linguagem mesmo. O filme pode parecer vagamente com o livro, mas é totalmente desconstruído, por mais fiel que queira ser. Por exemplo, "Benjamim"... O filme e o livro? Em que se tocam? No enredo, nas palavras, no modo como os artistas atuam? Não tem jeito. A impressão visual do cinema nos tira a criação que fazemos dos personagens ao lermos um livro. Mesmo que seja universal como "O Senhor dos Anéis" e populares, quando entramos em um cinema, com um filme adapatado de um livro, temos que destruir o que criamos como imagens subjetivas e únicas. É entrar de peito aberto, cabeça limpa e assistir à película como uma coisa nova. Podemos, depois comparar, e ver se de fato os personagens se parecem com os que criamos, Mas, normalmente, isso não acontece. E o filme pode nos trazer gratas surpresas ou amargas decepções. Depende do modo como entendemos o livro. O que importa é a qualidade: É bom ou ruim?

[Sobre "Literatura, cinema e adaptações"]

por Adriana
23/5/2007 às
12h52 201.58.96.126
(+) Adriana no Digestivo...
 
olga, o filme
eu adorei esse filme, baseado numa historia real muito comovente!

[Sobre "Olga e a história que não deve ser esquecida"]

por camila
23/5/2007 às
10h22 189.10.230.116
(+) camila no Digestivo...
 
Wook e Tarantino
Adorei sua análise e a comparação com os filmes do Tarantino. Aliás, acho que você definiu muito bem o estilo oriental: estética impecável e obscuridade. Ví o Old Boy e deu vontade de ver o resto. Amei!

[Sobre "A trilogia da vingança de Park Chan-Wook"]

por Taís Laporta
22/5/2007 às
15h30 200.171.49.169
(+) Taís Laporta no Digestivo...
 
Demasiado foco no autor
Acho que a discussão ainda não se esgotou. Gostaria de salientar um ponto. Há muito foco sobre o papel do autor, se vai ser reconhecido, se vai publicar no blog ou em papel, etc. Mas pouco se fala da dimensão literária dos próprios textos, o fato de se tratar de um processo muito mais amplo, histórico, civilizatório. Em suma, acho que o texto deve ser maior que o autor: o autor é somente cavalo das idéias. Provavelmente serei criticado por dizer isso, mas quem já escreveu uma dissertação ou tese de doutoramento passa a ter outra noção do trabalho de escrever. É preciso dialogar com autores do passado, pesquisar fontes, contrapor argumentos, visões de mundo, etc. É preciso gostar mais das IDÉIAS do que de si mesmo. Quem envereda por esse caminho se sente realizado, mesmo que não seja publicado, pois passa a dialogar com a filosofia, com a literatura universal e com as demais expressões artísticas. Com o tempo, essas coisas, que são maiores do que nós, conspiram a favor do sucesso.

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Renato Kinouchi
22/5/2007 às
14h08 201.74.116.14
(+) Renato Kinouchi no Digestivo...
 
quero ler
é impossível não querer ler o livro. paulo vieira

[Sobre "Sonata para pandemônio"]

por paulo vieira
22/5/2007 às
11h18 189.13.74.206
(+) paulo vieira no Digestivo...
 
com tanto livro bom...
Guga, eu também tentei ler uma dessas edições vendidas em banca de revista e não consegui ir em frente. Até hoje não sei bem o motivo(tema, linguagem, trama...). Ainda penso em insistir e tentar outras vezes, talvez com outras edições. Mas também fico pensando que com tanto livro bom na estante, insistir em um mesmo, pode parecer estar cumprindo uma obrigação. O Daniel Pennac nos diz que entre o direitos do leitor, além de pular partes, ler capítulos à frente e voltar atrás, temos ainda o direito de "não ler" e encostar um livro que não nos agradou. Parabéns pelo seu texto e pela coragem do desabafo!

[Sobre "Quixote que nada"]

por Áurea Thomazi
22/5/2007 às
10h44 200.223.104.17
(+) Áurea Thomazi no Digestivo...
 
Esforço e competência
As entrevistas publicadas no Digestivo - principalmente as últimas - só reforçam o que muita gente diz, sabe e alguns acham que é conversa fiada: esforço, competência e interesse ainda contam, e muito, para a carreira de qualquer profissional. Parabéns ao Laub, pelas conquistas, e vida longa.

[Sobre "Michel Laub"]

por Rafael Rodrigues
22/5/2007 às
02h58 201.32.244.122
(+) Rafael Rodrigues no Digestivo...
 
Parece que fui eu que escrevi!
Cara, você arrasou. Parece que fui eu que escrevi isso, se tivesse tal competência. Tudo isso que escreveu faz tanto sentido para mim, que acho que sou igual a você (rá, rá). Valeu. Adriana

[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]

por Adriana
21/5/2007 às
23h43 201.58.139.62
(+) Adriana no Digestivo...
 
não morri não, estou vivo
Outro dia, em uma festa de família, lembramos de "Kafunga" que, em um de seus programas "Papo de Bola" anunciou a morte de alguém que não tinha morrido. Segundo ele, na madrugada seguinte, recebeu um telefonema do pseudo-defundo que disse com voz fúnebre: "Kafunga, não morri não, estou vivo". Kafunga, ao relatar o caso, disse que nunca mais anunciaria a morte de ninguém. E deu gargalhada, daquele jeito gozador, que só ele tinha. Só mais um caso para acrescentar ao seu, que também é delicioso! Abraço. Adriana

[Sobre "O Céu pode esperar"]

por Adriana
21/5/2007 às
23h33 201.58.139.62
(+) Adriana no Digestivo...
 
foi filmado em Ubatuba!
Há um pequeno equívoco quanto ao local de filmagem, pois foi filmado em Ubatuba/SP. (Assista Às letrinhas que ficam rodando na tela no final do filme que voce verá onde foi rodado...)

[Sobre "A imagem do Brasil em Turistas"]

por Arquimedes
21/5/2007 às
22h58 200.158.40.194
(+) Arquimedes no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Civilizations
Felipe Fernández-armesto
Mcmillan
(2001)



Tao - Terminologia Do Aprimoramento Organizacional
Carlos Juvenal Carvalho da Fonseca, Jorge Tadeu Vieira Lourenço e José Domingos Trinta Allen
Qualitymark
(1997)



O Encontro de Si Mesmo
Arthur Salles
Bufb
(1923)



Livro Literatura Estrangeira Buddha
Karen Armstrong
Penguin Companhia
(2001)



Inseguridad Laboral y Competitividad: Modalidades de Contratación
Víctor E. Tokman / Daniel Martínez
Oit
(1999)



As Mais Belas Orações de Todos os Tempos c/ CD
Rose Marie Muraro, Frei Raimundo Cintra
Pensamento
(2012)



Forças Occutas
Forças Occutas
O Pensamento
(1928)



Deus, Deus... Negócios Á Parte
Mauricio de Carvalho
Agir
(2010)



Perdas e Danos
Diane Chamberlain
Arqueiro



Crianças de Cá, Crianças de Lá
Elisabete da Cruz; Andrei Marani
Ciranda Cultural
(2020)





busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês