Manifesto pelo povo brasileiro | Santiago Troyano

busca | avançada
74455 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* RSS, Twitter e Facebook
Últimas Notas
>>> Eu Maior, o filme de Fernando, Paulo e Marco Schultz e Andre Melman
>>> Diálogos de Platão, pela editora da Universidade Federal do Pará
>>> Porta dos Fundos
>>> Os Enamoramentos, de Javier Marías
>>> One Click, a História da Amazon, de Richard L. Brandt
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Gonzaga - De Pai pra Filho, de Breno Silveira
>>> Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
Temas
Mais Recentes
>>> Os EEUU e o golpe de 64
>>> Todas as Tardes, Escondido, Eu a Contemplo
>>> Família e Maldade
>>> O Corno em Série
>>> A Cidade do Improvável
>>> Um Lugar para Fugir Antes de Morrer
>>> O goleiro que ganhou o Nobel
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
>>> Na minha internet foi assim, e na sua?
>>> Um livro canibal
Colunistas
Mais Recentes
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> 11/9: Dez Anos Depois
>>> Séries de TV
>>> Discoteca Básica
Últimos Posts
>>> The Doors Live at The Bowl 68
>>> The Doors com Eddie Vedder
>>> Ricardo Lindemann #EuMaior
>>> AnaE lança novo livro em SP
>>> Professor Hermógenes #EuMaior
>>> Waldemar Falcão #EuMaior
>>> Barbara Abramo #EuMaior
>>> O turista cinéfilo
>>> Flávio Gikovate #EuMaior
>>> Vanete Almeida #EuMaior
Mais Recentes
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Psicodelia para Principiantes
Mais Recentes
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
>>> Antonio Henrique Amaral
Mais Recentes
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
>>> Obrigado, Daniel Piza
>>> Seção Mais Acessados
>>> Digestivo no Facebook
>>> Você no Twitter do Digestivo
Mais Recentes
>>> A Elite
>>> Submarino
>>> Diálogos - Fedro
>>> Eles foram para Petrópolis, de Ivan Lessa e Mario Sergio Conti
>>> 1964: entre o passado e o futuro
>>> Que Falta ele Faz!, de Elizabeth Lorenzotti
>>> O Livro Completo dos Maçons
>>> O Compasso e a Cruz
>>> 1942 - O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida
>>> Revolução e Niilismo
Mais Recentes
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Olga e a história que não deve ser esquecida
>>> Receita para se esquecer um grande amor
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A teoria do caos
>>> Outsider: quem não se enquadra
>>> A fragilidade dos laços humanos
Mais Recentes
>>> 24 de maio - Dia do Vestibulando
>>> 11ª Fantástica Jornada Noite Adentro
>>> Estreia da banda Dardos e Caramelos acontece no Matriz & Filial
>>> O ortopedista do Hospital VITA Batel e vice-presidente médico do Coritiba, Lucio Ernlund, esteve em
>>> Torcida alemã vai acompanhar final da Liga dos Campeões da Europa no Schwarzwald, em Curitiba
>>> ESPM-SP realiza vestibular de inverno 2013 em Campo Grande
>>> Banda Lilith é atração semanal no Bar Santa Marta
>>> COMUNICADO - Acesso da Imprensa ao Hotel Deville Salvador
>>> VITA Batel promove palestra gratuita sobre cuidados com a pele
>>> Leitura de 'Bonitinha, mas ordinária' na CAL
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 27/12/2007
Comentários
Leitores


Manifesto pelo povo brasileiro
Tenho vergonha de ser brasileiro. E lá se vai mais um ano perdido, onde pouco ou quase nada se fez no paraíso tropical. Na política, não tivemos mais escândalos que em 2006, 2005... Quando que tudo começou mesmo? Na economia, tudo vai bem... Uh, salve a globalização! O brasileiro tem memória curta. Será? Nas rodas de conversa de futebol alguém comenta aquele lance aos 45 minutos do segundo tempo de um joguinho que ocorreu há mais de 40 anos. Putz, e o cara nem era nascido, e esse não foi o único lance..... Uau! Caro Daniel, você está certo. Estamos ilhados em volta de uma nação de hipócritas, preguiçosos e desqualificados. "Sou brasileiro e não desisto nunca" Esse deveria ter desistido quando nasceu. O que falta para a maioria é colocar a massa cinzenta pra funcionar e também um pouquinho de vergonha na cara! Ah, parabéns pelo artigo.

[Sobre "Cultura da hipocrisia"]

por Santiago Troyano
27/12/2007 às
09h47 200.228.122.130
(+) Santiago Troyano no Digestivo...
 
Reveja seus conceitos
Cara, sinceramente, achei que seu texto totalmente tendencioso. Eu não gosto de White Stripes, acho uma banda fraca, não gosto do conceito deles, não gosto da música. Mas esse seu texto parece algo do tipo "ressentido". Eu acho que primeiro você tocou em assuntos que não deviam ser mesurados. Não existe isso de Paul é melhor que John, ou Mick canta mais que Bowie... existem pessoas que fazem músicas e ponto. Pra medir o talento ou técnica de um ou de outro tem que ter muito peito... o que é que você ou eu entedemos a respeito de música para dizer que Led era melhor que Purple por exemplo? No máximo podemos afirmar nosso gosto. Ao seu ver White Stripes é uma banda limitada e que não te agrada. Concordo. Mas taxá-los de todo o resto que foi atribuido é demais.

[Sobre "White Stripes, Icky Thump e a unanimidade burra"]

por João
http://perdidotraducao.blogspot.com
27/12/2007 às
07h37 201.81.25.46
(+) João no Digestivo...
 
Parabéns, Menescal
Que bom ler isso de você, um dos caras mais importantes desse movimento. Essa união da bossa "antiga" com as novas tendências só pode dar certo. Nada de fechar em um casulo e ficar achando que não se pode mudar. É lógico que a bossa nova tal qual era é impagável, única, mas que os corações se abram para o que de bom está acontecendo nesse gênero.

[Sobre "50 anos de Bossa Nova"]

por Adriana Godoy
26/12/2007 às
17h50 201.58.122.133
(+) Adriana Godoy no Digestivo...
 
Se eu entendi bem...
Cara, não conheço essa banda e nem tenho vontade. Acho que no comentário acima a moça se equivocou. Você fez referências ao bom rock, ao verdadeiro rock para fins de comparação. Ou seja, essa banda White Stripes em relação a Paul, Jimmy Page, Stones, entre outros não chega nem aos pés, não é mesmo? Se é que entendi bem. E eu, como defensora do antigo e velho rock, fiquei sem a mínima vontade de conhecer essa banda, principalmente, depois de ler o seu texto. É isso. Um abraço. Adriana

[Sobre "White Stripes, Icky Thump e a unanimidade burra"]

por Adriana Godoy
26/12/2007 às
17h41 201.58.122.133
(+) Adriana Godoy no Digestivo...
 
Não devemos esmorecer
Gostei de sua explicação, mas não podemos parar perante as adversidades. Saiba que, como mesmo você escreveu, os grandes autores tiveram seus momentos de apreenssão, mas nem por isso devemos esmorecer. Creia que assim como o sol nasce para todos, também seremos abençoados. Eu escrevi recentemente um livro chamado "E ao Sair da Caverna" com lançamento previsto para Janeiro de 2008. É uma produção independente, espero vender. Obrigado, Deus te abençoe.

[Sobre "Os desafios de publicar o primeiro livro"]

por Ronaldo Alves Silva
26/12/2007 às
16h39 200.181.48.148
(+) Ronaldo Alves Silva no Digestivo...
 
Os consagrados do Rock
Cara!!!! Você tá com a mulestia dos cachorro??? Não gosto de White Stripes, mas citar nomes consagrados do Rock, em sua crítica, isso é d+. Senhor Rafael Fernandes, reflita um pouquinho antes de falar de nomes que fazem parte da cultura mundial da música.

[Sobre "White Stripes, Icky Thump e a unanimidade burra"]

por Adelaide
26/12/2007 às
08h13 201.14.100.170
(+) Adelaide no Digestivo...
 
As crônicas do Fonseca
Muito boa sua avaliação sobre o livro "O Romance Morreu". Concordo plenamente com o seu parecer. Considero os romances policiais de JRFonseca "top de linha", mas, realmente, não gosto de suas crônicas.

[Sobre "O Romance Morreu, de Rubem Fonseca"]

por Maria Olímpia Alves
25/12/2007 às
23h27 201.58.209.177
(+) Maria Olímpia Alves no Digestivo...
 
Eureka!
Eureka... depois de 53 anos e após ter ouvido várias pessoas falarem do Apanhador, comprei-o e li. Eureka... eureka... foi o primeiro livro que li por inteiro.

[Sobre "O apanhador no campo de centeio"]

por Francisco Manoel
25/12/2007 às
20h25 200.203.10.106
(+) Francisco Manoel no Digestivo...
 
Nem a favor nem contra
Pessoalmente, não tenho simpatia nem pelo DM, nem por aqueles a quem ele critica. Acho que se fôssemos mais sérios, ele ou aqueles a quem ele adjetiva na sua coluna deveriam ser responsabilizados. Os maus governantes pelos atos que o cronista denuncia, se verdadeiros, ou o próprio cronista, DM, se as denúncias não coincidirem com a verdade dos fatos, pois não há porque se confundir liberdade de imprensa com liberdade para difamação.

[Sobre "Diogo Mainardi"]

por José Antonio
25/12/2007 às
20h16 189.23.38.54
(+) José Antonio no Digestivo...
 
Às vezes dá vontade de chorar
Ana Elisa, Muito bom o seu texto! Sua história me fez lembrar uma mensagem que passaram por e-mail há pouco tempo, sobre uma mulher que pede para trocar de lugar no avião porque não queria sentar ao lado de um negro. A aeromoça vai consultar o comandante e na volta muito gentil explica que não é possível mas que abriria uma exceção. Em se tratando de alguém viajar ao lado de uma pessoa tão asquerosa e arrogante como ela, a aeromoça convida o senhor negro para ocupar uma poltrona na 1ª classe! E o restante dos passageiros aplaudem. O problema é que algumas dessas situações ridículas são mesmo risíveis mas há outras que nos dão vontade de chorar, não é? Ou de bater...

[Sobre "Do ridículo (especial aviões)"]

por Aurea Thomazi
25/12/2007 às
15h58 201.78.205.184
(+) Aurea Thomazi no Digestivo...
 
Chorante
Simplesmente chorante. Aqueles foram anos incríveis.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Hadan
25/12/2007 às
12h14 200.100.170.25
(+) Hadan no Digestivo...
 
Verdades demais
Gostaria de não ter lido tantas verdades. No entanto, o que vemos no Brasil que tanto amamos é um verdadeiro absurdo. Dá nojo! Eu tenho um colega de academia que diz: "algum dia serei como a Gelza, que fala o qque acha para o público sem medo da opinião deles". Nós, que também gostaríamos de assinar este texto, rezamos para o brasileiro sair do comodismo. Grite, faça alguma coisa! Parabéns, caro Daniel!

[Sobre "Cultura da hipocrisia"]

por Gelza Reis Cristo
22/12/2007 às
21h35 201.74.107.130
(+) Gelza Reis Cristo no Digestivo...
 
Vandré: o melhor de todos!
Vandré é sem dúvida o melhor compositor dos áureos anos 60. "Caminhando" é a mais bela composição do cancioneiro nacional, uma das mais belas do mundo, e "Disparada" é um primor. Poucos poetas e músicos demonstraram tanta lucidez sobre a condição humana. Pena que a mídia faz questão de celebrar outras figuras.

[Sobre "Geraldo Vandré, 70 anos"]

por mariangela santos
22/12/2007 às
14h57 189.31.15.229
(+) mariangela santos no Digestivo...
 
Bata forte o tambor
Sartre dizia que o inferno são os outros. Não me sinto hipócrita, nem responsável pela escolha de quem quer que seja, em atos ou mesmo eleições. Também não advogo em favor de comportamentos que considero reprovavél, faço um esforço pessoal ao defender meus pontos de vista em situações específicas e ambientes onde isso seja possível. Daniel, discordo que esta hipocrisia seja cultural; de maneira geral constatamos que todos fazem oposição a barbárie exceto os substancialmente hipócritas. Os exemplos que você enumerou constrange qualquer brasileiro, mas a indiginação que pessoas como eu e você declaram explicitamente ajudam a direcionar outras opiniões e o debate com toda a diversidade é tão importante quanto a tomada de posição. Pouco tempo atrás estes hipócritas botaram o Collor para correr com o rabo entre as pernas para se exilar nos EEUU. Talvez a plebe ignara não saiba ainda o poder que tem, mas figuras como Collor temem a execração pública, logo, amigo, bata forte o tambor...

[Sobre "Cultura da hipocrisia"]

por Carlos E. F. Oliveir
22/12/2007 às
09h57 201.65.37.4
(+) Carlos E. F. Oliveir no Digestivo...
 
Do ridículo ao sórdido...
Sempre encarei o ridículo com uma certa desconfiança e acredito que este juízo se deva à fragilidade do conceito. Se utilizarmos a empatia para desmascarar o que para uns parece jocoso, para a vítima propriamente dita teríamos um constrangimento que beira o dramático. Por um outro lado o ridículo quando ameaça o sistema dos crédulos serve de maneira adequada para sublinhar a metalinguagem. O risível anoto sempre como o que me escapa do controle, como nas comédias pastelão em que o escada prepara a piada para o protagonista arrematar. O que vemos na nossa incivilidade cotidiana não é o ridículo nem o risível, é muito mais amiúde o constrangedor, o egoísta; pessoas que pagam uma passagem mas sentem-se no direito de usufruir de três. Comportam-se de forma que eles mesmos repudiariam. No entanto, sentem-se acima da lei e até mesmo das pequenas convenções de civilidade. Desprezam as cortesias e a humanidade porque se sentem sós e não suportam nem a si mesmas.

[Sobre "Do ridículo (especial aviões)"]

por Carlos E. F. Oliveir
21/12/2007 às
23h24 201.65.37.4
(+) Carlos E. F. Oliveir no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Companhia das Letras
Editora Conteúdo
Bertrand Brasil
Nova Fronteira
Globo Livros
Civilização Brasileira
José Olympio
Editora Record
Hedra
Editora Perspectiva
MercadoLivre
Editora Francis
Cortez Editora
Madras Editora
WMF Martins Fontes
Intrínseca
Best Seller
LIVROS


EPISTEMOLOGIAS DO SUL


CHARLES DARWIN 2 - O PODER DO LUGAR


A ARTE DE EDITAR REVISTAS


O COMPASSO E A CRUZ


O LIVRO DE SCARDANELLI


EU NÃO CONSIGO EMAGRECER


ENCANTADORES DE VIDAS


POR QUE OS LÍDERES MENTEM


APRENDIZAGEM NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS


YALU


COMO TIRAR PROVEITO DE SEUS INIMIGOS


O CRASH DE 2008


O COLAPSO DE TUDO


DENTRO DO TEATRO DE MARIONETES


O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE


busca | avançada
74455 visitas/dia
1,7 milhão/mês