Falta senso crítico! | Tamires Mucedola

busca | avançada
55201 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* RSS, Twitter e Facebook
Últimas Notas
>>> Diálogos de Platão, pela editora da Universidade Federal do Pará
>>> Porta dos Fundos
>>> Os Enamoramentos, de Javier Marías
>>> One Click, a História da Amazon, de Richard L. Brandt
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Gonzaga - De Pai pra Filho, de Breno Silveira
>>> Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
>>> Cartas a um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke
Temas
Mais Recentes
>>> O Corno em Série
>>> A Cidade do Improvável
>>> Um Lugar para Fugir Antes de Morrer
>>> O goleiro que ganhou o Nobel
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
>>> Na minha internet foi assim, e na sua?
>>> Um livro canibal
>>> Toda poesia de Paulo Leminski
>>> A via férrea da poesia de Mario Alex Rosa
>>> Garanto que você não vai gostar
Colunistas
Mais Recentes
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> 11/9: Dez Anos Depois
>>> Séries de TV
>>> Discoteca Básica
Últimos Posts
>>> Waldemar Falcão #EuMaior
>>> Barbara Abramo #EuMaior
>>> O turista cinematográfico
>>> Flávio Gikovate #EuMaior
>>> Vanete Almeida #EuMaior
>>> Space Oddity de David Bowie
>>> Ivan Lessa no Observatório
>>> Subversão Cultural
>>> AnaE manda avisar
>>> Caro Francis
Mais Recentes
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Psicodelia para Principiantes
Mais Recentes
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
>>> Antonio Henrique Amaral
Mais Recentes
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
>>> Obrigado, Daniel Piza
>>> Seção Mais Acessados
>>> Digestivo no Facebook
>>> Você no Twitter do Digestivo
Mais Recentes
>>> Cake Chic
>>> Frida Kahlo e Diego Rivera nas telas
>>> O Poder da Energia
>>> Aprendizagem na Era das Tecnologias Digitais
>>> Literatura e infância
>>> Diálogos - O Banquete
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
>>> A Chave do Mar
>>> Redação Oficial para Concursos
>>> Manoel de Oliveira - Uma Presença
Mais Recentes
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A teoria do caos
>>> Outsider: quem não se enquadra
>>> A fragilidade dos laços humanos
>>> Como escrever bem — parte 2
>>> Como escrever bem — parte 1
>>> Matinas sobre a Serrote
>>> Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica
>>> Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica
>>> Um contrabaixo na contramão
Mais Recentes
>>> Lançamento do livro "O Ídolo de Madeira"
>>> Grupo Gattu reestreia comédia policial no Teatro do Corinthians
>>> Estudantes de Design utilizam técnicas de teatro para testar a usabilidade de produtos
>>> Números extraordinários marcam encerramento do concurso da iStockphoto
>>> Mistura de ritmos embala noites do Santa Marta
>>> Exposição do artista José Diniz dá origem a seminário
>>> O REI DAS ORQUIDEAS
>>> UniBrasil promove curso internacional de Direito Constitucional Latino-Americano
>>> Bourjois traz linha Flower Perfection ao Brasil
>>> Nordestino e curitibano dividem palco do Santa Comédia nesta segunda-feira
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 7/10/2008
Comentários
Leitores


Falta senso crítico!
Pilar, gostei muito do texto sobre auto-ajuda. Realmente, ele me fez refletir sobre a falta de senso crítico da sociedade atual, e sinceramente acredito que por isso muitos livros de auto-engano tornam-se best-sellers. A maior parte da população, ao ver uma notícia política, não pára para pensar no que é realmente verdade e no que pode ser puro sensacionalismo. Isso quando prestam atenção nas notícias políticas, não é mesmo?! Estou lendo "O monge e o executivo", ou melhor, tentando ler, e me pergunto: como um livro tão superficial faz tanto sucesso??? É a falta de senso crítico. Nunca tinha visto sua coluna e, ao ler alguns dos seus textos, quero dizer que adorei sua habilidade em argumentar e a sua facilidade com o jogo de palavras. Ótimo trabalho!

[Sobre "Auto-ajuda e auto-engano"]

por Tamires Mucedola
7/10/2008 às
11h45 189.110.218.4
(+) Tamires Mucedola no Digestivo...
 
Por isso gosto de você, Pilar
Por isso gosto de você, Pilar Fazito, e nem a conheço pessoalmente. Simplesmente admiro o que você pensa, como escreve, mesmo que nem tudo o que escreva seja o que você pensa. E pode crer, são poucas as pessoas que admiro, não que eu seja o máximo, o melhor, e tão pouco sou do contra ou um cara chato, posso ser intransigente com as mediocridades, desconstrutor das beocidades e dos que se acham, alguns ruinzinhos nos seus místeres, mas heróis da moçada... Você parece-me verdadeira, coloca, em parte, seus personagens como seu alter-ego. E todos que escrevem ou tentam escrever, sem dúvida, são os alter-egos dos seus personagens; é dificil separar o real do irreal quando se textua ficção, pelo menos é assim que me sinto ao tentar escrever. Quase sempre o autor derrama no papel o que sente, de fato, intimamente, mesmo que minta no contexto e diga que o personagem é outro, não ele. Como dizer em um texto que sente a maior atração pela amiga, diz que é um amigo que está sentindo...

[Sobre "O escritor está nu"]

por I. Boris Vinha
http://www.sitedoslivros.com
7/10/2008 às
09h32 201.6.165.185
(+) I. Boris Vinha no Digestivo...
 
Millôr, Monicelli, Scola
Millôr, gênio, sempre uma homenagem à inteligência. Mas o filme "Nós, que nos amávamos tanto" ("C´eravamo tanto amati") é do Ettore Scola, não do Mario Monicelli.

[Sobre "Lembrando a Tribo"]

por Mario Madureira
7/10/2008 às
08h58 201.21.208.139
(+) Mario Madureira no Digestivo...
 
Do contra, mas nem tanto
A história sem dúvida é boa... tem ritmo. Mas o início do livro é sofrível, não pela enredo, repito, mas por um excesso de rebuscamento de palavras... Há muita coisa que não precisava estar ali. Me passou aquela impressão de querer mostrar que o autor tem um belo vocabulário e não repete adjetivos.

[Sobre "A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón"]

por El Torero
6/10/2008 às
20h28 189.101.228.81
(+) El Torero no Digestivo...
 
Democracia não é assim...
Festa da democracia? Não, caro Luis, isso é o grande engodo. A cada dois anos pode parecer besteira cumprir o "dever cívico", mas não é, não. Exigir cidania ativa a cada dois anos é a grande banalidade que marca o pensamento político brasileiro. A obrigatoriedade do voto não é uma ausência de arrogância, posto que nessa lógica só os pretensos politizados é que votariam; na verdade, acreditar que funcionem instituições como a educação neste país é a garantia que "o povo" será todo ele politizado; e, daí, livres serão os indivíduos que o compõem para votar ou não, seja por descrédito na arena política, seja por mera adesão intelectual a outras formas de participação. Acho difícil ter saudades do mar de cartazes dos anos 80. Embora a fé na política fosse mais popular, os resultados de hoje são filhos do mesmo processo de lá: cidadania vivida a cada dois anos, a manada partindo para o voto, se engalfinhando para eleger esse e aquele.

[Sobre "A evolução da nova democracia brasileira"]

por Felipe Eugênio
6/10/2008 às
17h52 201.19.174.109
(+) Felipe Eugênio no Digestivo...
 
só não quero me contaminar!
Realmente, meu caro, concordo com tudo... Infelizmente, é isso que temos vivenciado todos os dias em nossa sociedade! Eu não quero ser diferente, só não quero me contaminar!

[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]

por Stela
6/10/2008 às
17h45 201.92.223.168
(+) Stela no Digestivo...
 
C'est la vie
Enquanto não conheço nada, te conheço!

[Sobre "Vida Virtual? Quase 10 anos de Digestivo"]

por Rafael
6/10/2008 às
15h57 91.19.245.181
(+) Rafael no Digestivo...
 
Poesia que perdura
A poesia é muito maior que nossas discussões tolas e corriqueiras. Sempre haverá um dono da razão alardeando o fim da poesia e/ou coisa assim. Como dizia Octavio Paz, o fim da poesia trará o fim da humanidade. Todos têm o direito de se expressar, o que legitima ou não alguma coisa é a sobrevivência através do tempo.

[Sobre "Situação da poesia hoje"]

por Edson Bueno de Camar
http://umalagartadefogo.blogspot.com
6/10/2008 às
12h17 201.75.148.247
(+) Edson Bueno de Camar no Digestivo...
 
O autor, o autor!
Muito interessante, Pilar. Esse texto propõe mais uma boa resposta (são raras) à questão: quem é o verdadeiro autor do texto literário? Como conciliar Shakespeare com o discreto negociante de imóveis que ele foi? Quem era Lewis Carroll? Aquele professorzinho gago? Emily Dickinson era mesmo aquela simples moça doméstica e tímida que não saia de casa? Fernando Pessoa, em pessoa, era mais chato ou menos chato que Álvaro de Campos? Por outro lado também é válido pensar que o escritor está nu, no dia-a-dia, mas veste sua roupa de Batman para escrever. Ou da Mulher Maravilha. Ótimo texto! Abraços

[Sobre "O escritor está nu"]

por Guga Schultze
6/10/2008 às
10h10 201.80.147.122
(+) Guga Schultze no Digestivo...
 
Paraolimpíadas: superação
Prezado Daniel, boa noite. A sua opinião acerca das paraolimpíadas foi muito bem estruturada, pois são estes homens que realmente representam a superação e a força de vontade dos seres humanos. Abraços, Isabel

[Sobre "Homens Especiais"]

por Isabel
5/10/2008 às
21h51 189.100.36.49
(+) Isabel no Digestivo...
 
Agruras dos revisores
Ana, parabéns por essa coluna. Você descreve exatamente as agruras do trabalhador da revisão. Por um tempo fiz revisão de TCC, dissertação, tese e algum livro, e passei por todas essas situações e outras mais. Gostei também porque me fez refletir sobre o porquê de ter me tornado revisora por um tempo. Depois eu conto.

[Sobre "Trocar ponto por pinto pode ser um desastre"]

por Ana Maria Tenório
5/10/2008 às
19h28 189.71.146.163
(+) Ana Maria Tenório no Digestivo...
 
Sem educação, não há evolução
Excelente o texto. Parabens, Luis. So discordo um pouco do contexto em que ele e' delineado. Ha' um pano de fundo basicamente otimista, equalizando "evolucao" (de fato entre aspas - palavra do titulo) com amadurecimento politico medido por interesse e tipo de interesse no processo eleitoral. Eu resido em uma pequena cidade do sul das Minas Gerais, e posso lhe dizer que a politica de rua que voce descreve como coisa do passado esta' bem viva aqui, do mesmo jeitinho... sao dois os problemas: um e' a falta de um contexto historico da evolucao da cultura brasileira, como bem comentou o Silvio Medeiros ai' acima; e o outro e' que evolucao real, tanto para politicos como para eleitores, nao pode prescindir de progresso real na area de educacao, e isso infelizmente esta' pela hora da morte neste nosso Brasil, "jogada pras cobras", principalmente nos ultimos 6 anos. Mas guarde o texto, Luis, quem sabe voce o publica de novo quando estiver havendo um progresso real na educacao. Um dia... que bom seria

[Sobre "A evolução da nova democracia brasileira"]

por Claudio Spiguel
5/10/2008 às
12h11 201.58.0.230
(+) Claudio Spiguel no Digestivo...
 
saber não ocupa lugar
Gostei muito do texto, principalmente porque estava à procura de exercícios de caligrafia para a minha filha. Portanto, a minha opinião é de que o saber não ocupa lugar e desenvolve a mente.

[Sobre "Caderno de caligrafia"]

por José Carlos
http://bloggastaldi-jcar
4/10/2008 às
20h36 200.225.159.38
(+) José Carlos no Digestivo...
 
Adeus, Literatura!
Querida Elisa, eu acrescento, citando: adeus, "bolinhos pequenos e cheios chamados madalenas e que parecem moldados na valva estriada de uma concha de São Tiago." Adeus saborosa "colherada de chá". Adeus, Marcel Proust. Adeus, "Em Busca do Tempo Perdido". Adeus, Literatura! abraços do Sílvio Medeiros. Campinas, é primavera de 2008.

[Sobre "Da indústria do sabor e do desgosto"]

por Sílvio Medeiros
http://imprimis.arteblog.com.br
4/10/2008 às
18h15 189.18.27.77
(+) Sílvio Medeiros no Digestivo...
 
Revisores e Tradutores
Querida Ana Elisa, excelente texto! Na qualidade de professor, corrigindo provas, muitas vezes "sofri na pele" este elenco de desconsiderações em relação a tão importante atividade. Por outro lado, há pouco abri um livro e notei a pouca importância creditada ao árduo trabalho do tradutor. Creio que ambas profissões: revisor e tradutor, no Brasil, deveriam ser reavaliadas por meio de uma urgente reflexão! Abraços do Sílvio Medeiros. Campinas, é primavera de 2008.

[Sobre "Trocar ponto por pinto pode ser um desastre"]

por Sílvio Medeiros
http://imprimis.arteblog.com.br
4/10/2008 às
17h51 189.18.27.77
(+) Sílvio Medeiros no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Editora Conteúdo
Intrínseca
MercadoLivre
José Olympio
Civilização Brasileira
WMF Martins Fontes
Editora Record
Nova Fronteira
Globo Livros
Editora Perspectiva
Madras Editora
Hedra
Best Seller
Editora Francis
Companhia das Letras
Cortez Editora
Bertrand Brasil
LIVROS


NERD QUIZ


A PASSAGEM


MÃE - VOCÊ É TUDO PARA MIM


ASSASSINS CREED 3 - A CRUZADA SECRETA


A CASA DOS MACACOS


OS CANTOS PERDIDOS DA ODISSEIA


CÓDIGO CIVIL E LEGISLAÇÃO CIVIL EM VIGOR


BRASIL - UMA CARTOGRAFIA


A CASA VAZIA


ESPELHO DAS CIDADES


HISTÓRIAS PARA VIRAR GENTE GRANDE


ZAP COMIX


O TEOREMA KATHERINE


A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL


WHITNEY, MEU AMOR


busca | avançada
55201 visitas/dia
1,7 milhão/mês