Lula de quinta categoria? | Fernando Andrade

busca | avançada
85935 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* RSS, Twitter e Facebook
Últimas Notas
>>> Eu Maior, o filme de Fernando, Paulo e Marco Schultz e Andre Melman
>>> Diálogos de Platão, pela editora da Universidade Federal do Pará
>>> Porta dos Fundos
>>> Os Enamoramentos, de Javier Marías
>>> One Click, a História da Amazon, de Richard L. Brandt
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Gonzaga - De Pai pra Filho, de Breno Silveira
>>> Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
Temas
Mais Recentes
>>> Maffesoli, Redes Sociais e o Mundo Reencantado
>>> Clube de leitura da Livraria Zaccara: um ano!
>>> Os EEUU e o golpe de 64
>>> Todas as Tardes, Escondido, Eu a Contemplo
>>> Família e Maldade
>>> O Corno em Série
>>> A Cidade do Improvável
>>> Um Lugar para Fugir Antes de Morrer
>>> O goleiro que ganhou o Nobel
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
Colunistas
Mais Recentes
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> 11/9: Dez Anos Depois
>>> Séries de TV
>>> Discoteca Básica
Últimos Posts
>>> José Luiz Tejon no #MitA
>>> Araquém Alcântara #EuMaior
>>> John Huston: cinema e armas
>>> Paulo de Tarso Lima #EuMaior
>>> The Doors Live at The Bowl 68
>>> The Doors com Eddie Vedder
>>> Ricardo Lindemann #EuMaior
>>> AnaE lança novo livro em SP
>>> Professor Hermógenes #EuMaior
>>> Waldemar Falcão #EuMaior
Mais Recentes
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Psicodelia para Principiantes
Mais Recentes
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
>>> Antonio Henrique Amaral
Mais Recentes
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
>>> Obrigado, Daniel Piza
>>> Seção Mais Acessados
>>> Digestivo no Facebook
>>> Você no Twitter do Digestivo
Mais Recentes
>>> Circo Roda Brasil
>>> A Amazônia sem pátria
>>> Eu Maior, o filme de Fernando, Paulo e Marco Schultz e Andre Melman
>>> Inhotim: arte contemporânea e natureza
>>> O enigma de Michael Jackson
>>> Várzea
>>> O fim e o café solúvel
>>> Planejamento de Carreira e Networking
>>> Freud Básico
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
Mais Recentes
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Olga e a história que não deve ser esquecida
>>> Receita para se esquecer um grande amor
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A teoria do caos
Mais Recentes
>>> CRESS-SP lamenta a não votação da PL Educação
>>> MC Indee Styla, de Barcelona, se apresenta no Rio
>>> Pedro Lemos e Serginho Lacerda sobem ao palco do Santa Comédia
>>> Estância do Lago oferece pacotes românticos para Dia dos Namorados
>>> Amor sem limites
>>> Mário Sabha Jr autografa 'Você ama ou fantasia tudo?' em Florianópolis
>>> EdUFSCar participa do XXI Seminário Nacional Universitas/Br
>>> Titular da UFSCar lança coleção na 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
>>> MANDALAS TRANSLÚCIDOS
>>> CDI é a nova agência da Atos
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 4/1/2010
Comentários
Leitores


Lula de quinta categoria?
Caro Julio, quanto aos outros da foto, concordo. Mas o Lula é admirado por políticos, meios de comunicação e personalidades do mundo inteiro. Portanto, chamá-lo de líder político de quinta categoria é um absurdo, uma opinião pessoal sua, que indica conservadorismo reacionário em alto grau.

[Sobre "FHC, Collor, Sarney e Lula"]

por Fernando Andrade
4/1/2010 às
07h41 189.87.135.93
(+) Fernando Andrade no Digestivo...
 
Aconteceu com a música também
Esta situação é, em parte, semelhante ao caso do disco de vinil/CD versus MP3, ou seja, o conteúdo é o mesmo, porém a forma é diferente, e quem valoriza o conjunto da obra defenderá sua opinião. Os comentários aqui presentes são excelentes, pois cada um com uma ótica e pontos pertinentes a serem observados. Mas é fato que a mudança ocorrerá, como provado pela gigante Amazon e seu lucro obtido em 2009 e justamente a partir do referido produto, mas não necessariamente a extinção do livro "físico", ao menos a médio prazo.

[Sobre "As editoras contra o Kindle"]

por Roberto Oliveira
3/1/2010 às
14h37 201.95.39.157
(+) Roberto Oliveira no Digestivo...
 
Uma mina de ouro
Realmente, uma mina de ouro que faltou garimpeiros para saber melhor explorá-la, principalmente se tratando da matéria-prima "música"! Será que ainda restam esperanças para reverter a situação?

[Sobre "Ascensão e queda do MySpace"]

por Roberto Oliveira
3/1/2010 às
14h30 201.95.39.157
(+) Roberto Oliveira no Digestivo...
 
Amar é...
Amar é..., nossa, adorei! Sou muito emotiva, Adriana. Realmente, as pessoas ficam procurando "em quem" ou "em quê" pôr a culpa. Mas, muitas vezes, elas são as próprias culpadas... Excelente leitura, parabéns.

[Sobre "Amar é..."]

por Ivis Duarte
http://ivisduarteacarta.blogspot.com
2/1/2010 às
23h21 201.82.141.15
(+) Ivis Duarte no Digestivo...
 
O que vai morrer é o livro
Imagino os seres humanos, milênios atrás, discutindo o impacto da mudança da escrita, do barro cozido para o papel... A literatura é óbvio que não morre, o que vai morrer é o livro. Vai virar outra coisa: melhor, na minha opinião.

[Sobre "As editoras contra o Kindle"]

por Nayara
2/1/2010 às
19h55 187.59.177.251
(+) Nayara no Digestivo...
 
Livro eletrônico não tem dono
Bom, não sei quem escreveu recentemente na Folha de SP, mas concordo: comprar um livro que não é seu... Você compra o livro eletrônico e não pode vendê-lo e ainda corre o risco da Amazon ou da Apple e Cia. simplesmente apagarem o seu livro. O argumento da textura, do cheiro podem não ser tão fortes, mas a propriedade para um bibliófilo é fundamental. E o que dizer dos sinestésicos ou daqueles que necessitam do tato para aprimorar ou ativar a memória? Bem, acho que esta discussão ainda vai longe e não acredito no fim dos livros tão cedo...

[Sobre "As editoras contra o Kindle"]

por Claudio de Oliveira
http://www.ponteseportas.blogspot.com
1/1/2010 às
23h26 200.101.41.148
(+) Claudio de Oliveira no Digestivo...
 
Continuando
Continuando... e respondendo às suas perguntas. Ter a obra completa de Clarice Lispector a mão também seria ótimo, pois embora tenha lido os livros em papel, às vezes me lembro de trechos de que necessito em sala ou em trânsito e aí, com o livro em casa, na prateleira, demoro a acessá-lo. Outro ponto importante é o dicionário. Leio com o grande Houaiss ao lado, mas, quando viajo, o jeito é usar o dicionário do Uol e aí acabo tendo que ler com o computador ao lado. O tempo de leitura é outro fator importante. Leio na estrada e, acredite!, uso uma lanterna que fica no porta-luvas do carro para enxergar quando viajo à noite (não sei se o Kindle resolveria nessa situação, mas existe uma grande possibilidade). Acho que já deu pra você perceber o quanto essa ferramenta pode ser útil pra uma leitora voraz como eu.

[Sobre "Lendo no Kindle"]

por Biulismo
1/1/2010 às
19h02 187.2.192.247
(+) Biulismo no Digestivo...
 
Já li muito no PC...
Olha, Tarcila. Eu ainda não posso responder isso a você porque nunca li através de um Kindle. O que ouço é que a leitura é mais confortável que a leitura em um monitor de PC. Bem, daí devo discordar de sua afirmação. Eu sou uma estudiosa e leio muito no PC, horas e horas. Li inúmeras teses de mestrado e doutorado em arquivos PDF para a minha pesquisa e devo dizer que o único desconforto que tive foi a obrigação de ficar sentada numa mesma posição. Por ser professora, confesso que minha leitura dominante ocorre em livros (papel), mas não nego o trabalho que é levá-los para todos os lados. Digo isso porque viajo para trabalhar e minha mala sempre pesa porque tenho que carregar de 5 a 10 exemplares dos mais diversos tamanhos. Talvez a minha configuração pessoal exija, sim, um Kindle, você não acha?

[Sobre "Lendo no Kindle"]

por Biulismo
http://Ainda quero um...
1/1/2010 às
18h51 187.2.192.247
(+) Biulismo no Digestivo...
 
Kindle - the king
As gerações mudam, muita coisa muda, alguns ficam mudos! Chegou o celular, a fotografia digital, a pintura por computador, o Kindle... Poucos conservadores fizeram uso no primeiro momento, mas a nova geração logo se adaptou e aos poucos foram tomando espaço. Empresas produtoras de "filmes" e antigas máquinas fotográficas tiveram que entrar na tecnologia ou entrar em falência. É o caso das Galeiras de Arte, será o caso das Editoras. Não se pode enfrentar o Mar, mas se aliar a ele, navegar por todas as ondas... O que seria do Digestivo Cultural sem a Web? Existem tecnologias que vieram para ficar, as que funcionam, as que trazem melhorias, e ao menos as que atigem boa parte do público, que se renova sempre. Quem for conservador, conservará sua dor, mas quem estiver atento, mostrará seu talento!

[Sobre "As editoras contra o Kindle"]

por Celito Medeiros
http://http;//www.celitomedeiros.com
1/1/2010 às
14h25 189.26.1.149
(+) Celito Medeiros no Digestivo...
 
Kindle é coisa para não-leitor
Biulismo, você realmente ficaria horas no Kindle? Então me responda, se eu te desse um kindle e você pudesse baixar qualquer livro que quisesse, que livro seria? Em quanto tempo o leria? Acreditem, eu adoraria que essa tecnologia pudesse perfeitamente substitutir o papel, acho que quando for realmente possível, será melhor que o papel. Administrar uma biblioteca com milhares de exemplares nos confinados apartamentos modernos é dureza. Mas volto a afirmar, como o fiz em outro comentário, Kindle é coisa pra quem não estuda, pra não leitor.

[Sobre "Lendo no Kindle"]

por Tarcila Lucena
1/1/2010 às
09h40 187.88.85.137
(+) Tarcila Lucena no Digestivo...
 
Brindando via internet
Temos que ser extremamente cautelosos em relação a prêmios que vamos receber por escrever. A internet é uma criação que se iniciou no dia da confraternização universal e deve ter esse espírito, brindar com o mundo.

[Sobre "Como ganhar US$ 1 milhão na internet, de Ewen Chia"]

por Manoel Messias Perei
1/1/2010 às
09h33 189.79.196.139
(+) Manoel Messias Perei no Digestivo...
 
Só mais uma fonte...
O livro em papel não ficando mais caro, por mim, tudo bem. Essa é minha única preocupação. O Kindle ainda não é confortável como o papel e, sinceramente, é um gadget pra quem não estuda, não lê mais que vinte páginas e acredita que a internet é não mais uma mas "a" fonte de informação, entretenimento e cultura.

[Sobre "As editoras contra o Kindle"]

por Tarcila Lucena
1/1/2010 às
09h32 187.88.85.137
(+) Tarcila Lucena no Digestivo...
 
Depende do contexto
Sem falso moralismo. Palavrão depende do contexto. Fora isso, é falta de educação.

[Sobre "Palavrões"]

por Marcos Plata
31/12/2009 às
14h37 201.79.18.250
(+) Marcos Plata no Digestivo...
 
Os Degraus
De Mario Quintana, meu poema preferido é "Os Degraus", porque é lindo e real: "Não desças os degraus do sonho/ Para não despertar os monstros./ Não subas aos sótãos - onde/ Os deuses, por trás das suas máscaras,/ Ocultam o próprio enigma./ Não desças, não subas, fica,/ O mistério está na sua vida!/ E é um sonho louco este nosso mundo...". Realmente a nossa vida é um mistério indesvendável. [Teresópolis - RJ]

[Sobre "Promoção Haicais de Quintana"]

por Marcia Algranti
31/12/2009 às
08h21 201.51.48.83
(+) Marcia Algranti no Digestivo...
 
Projeto de Prefácio
O poema é: "Projeto de Prefácio". Porque Mario mostra, justamente, a importância do poema e a imortalidade dele, como no trecho: "Um poema não é também quando paras no fim,/ porque um verdadeiro poema continua sempre". Um poema é algo que está dentro da alma, e abrange todo o universo. Como dizia Manuel Bandeira: "Passa ponte/ Passa poste/ Passa pasto/ Passa boi/ Passa boiada/ Passa galho". E, complementando com mais este poema de Mario Quintana, poderiamos dizer: "Passa gente/ Passam nomes/ Mas só os poemas não passarão/ Serão eternos". [Ubirata - PR]

[Sobre "Promoção Haicais de Quintana"]

por José Feldman
31/12/2009 às
08h19 200.181.213.87
(+) José Feldman no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Nova Fronteira
Cortez Editora
Best Seller
Editora Conteúdo
Companhia das Letras
Editora Perspectiva
Editora Record
Intrínseca
Editora Francis
Madras Editora
WMF Martins Fontes
Globo Livros
MercadoLivre
Bertrand Brasil
José Olympio
Civilização Brasileira
Hedra
LIVROS


VALE DOS DRAGÕES


REDAÇÃO OFICIAL PARA CONCURSOS


SERÁ QUE ELE VAI MESMO DEIXAR A MULHER?


O CASO DO ELEFANTE DOURADO


HERMENÊUTICA DA OBRA DE ARTE


A VIAGEM DE CEM PASSOS


A EDUCAÇÃO POR VIR


O LUGAR DO OLHAR


ENTENDENDO - FOUCAULT


CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO


ECONOMIA POLÍTICA 1


REINAÇÕES DE NARIZINHO


URUPÊS


BRASIL BEER - O GUIA DE CERVEJAS BRASILEIRAS


TRAVESSIA - A VIDA DE MILTON NASCIMENTO


busca | avançada
85935 visitas/dia
1,7 milhão/mês