A culpa é do BraZil | Eduardo Trevizani

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
>>> Unsigned and independent
>>> Pô, Gostei da Sua Saia
>>> Poesia e inspiração
>>> Painel entalhado em pranchas de cedro *VÍDEO*
>>> 21 de Novembro #digestivo10anos
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
Mais Recentes
>>> Dicionário Biográfico Musical de Vasco Mariz pela Philobiblion (1985)
>>> Pantanal de Haroldo Palo Jr. pela CorAção
>>> Escravidão - Volume 2 de Laurentino Gomes pela Globo Livros (2021)
>>> Baixa Estima Cararinense de Irio Fon pela Natal
>>> O Aspite: Há Um Jeito Pra Tudo de Ziraldo Alvez Pinto pela Melhoramentos (2005)
>>> Jesus Cristo - Servo de Deus e Messias Glorioso de Maria Clara L. Bingemer pela Paulinas (2008)
>>> Passion play (Em português) de Jerzy Kosinski pela Círculo do livro (1983)
>>> Panoramas do Sul - Leituras de Org. Sabrina Moura pela Sesc (2015)
>>> O Brasil dos viajantes 3 volumes de Ana Maria de Moraes Belluzo pela Odebrecht (1994)
>>> Quando Meu Pai Perdeu o Emprego 2ª edição coleção veredas de Wagner Costa pela Moderna (1993)
>>> Com Todo Amor de Rosamunde Pilcher pela Bertrand Brasil (1999)
>>> Como Falar Corretamente E Sem Inibições de Reinaldo Polito pela Saraiva (2013)
>>> Nouvelle Grammaire du Français de Y. Delatour e D. Jennepin pela Hachette (2004)
>>> Feitico - Saga Encantadas - Vol. 2 de Sarah Pinborough pela Unica (2013)
>>> Ortopedia pediátrica Um Texto básico de Sizinho Hebert ; Renato Xavier pela Artes Médicas (1992)
>>> A Arte de Conjugar - Verbos Italianos de Mimma Diaco, Laura Kraft pela Martins Fontes (2001)
>>> 1q84 - Livro 1 de Haruki Murakami pela Alfaguara (2012)
>>> Veneno de Sarah Pinborough pela Única (2013)
>>> Família: Idéia de Deus de Caio Fábio pela Vinde (1996)
>>> Os Segredos do Despertar de Fabio Santos pela Independently Published (2021)
>>> A Infiltrada de Daniel Silva pela Amarilys (2010)
>>> Amor Ao Pe Da Letra de Melissa Pimentel pela Paralela (2015)
>>> A Hierarquia dos Iluminados de Narcy C. Fontes pela Madras (1995)
>>> Desenvolvimento Normal E Seus Desvios No Lactente de Inge Flehmig pela Livraria Atheneu (1987)
>>> Corvette: Americas Sports Car de Consumer Guide pela Pubns Intl Ltd (1989)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 16/7/2004
Comentários
Leitores

A culpa é do BraZil
Enquanto continuarmos construindo e propagando a "marca BraZil" em cima de carnaval com popuzudas siliconadas seminuas, e cartões postais com gostosas de fio dental e topless nas praias brasileiras, é assim que seremos reconhecidos, e continuaremos sendo o primeiro destino de alemães e outros, em busca de turismo sexual no Brasil. Por outro lado, não vejo problema algum em campanhas publicitárias internacionais usarem o Brasil como cenário, sem dar crédito à locação. Afinal, é o produto, e não o local, que deve ser anunciado, seja ele NY, SP ou Paris. Que seja pela beleza ou pelos baixos custos de produção local, o importante é que gere divisas e emprego no país.

[Sobre "Brasil em alemão"]

por Eduardo Trevizani
16/7/2004 às
16h00 207.117.33.134
(+) Eduardo Trevizani no Digestivo...
 
um ótimo livro
Paisagens Noturnas, de Vera Carvalho Assumpção, é realmente um ótimo livro, não consegui deixar o livro até terminar. Obrigada pela dica.

[Sobre "O detetive Alyrio e as paisagens noturnas"]

por RitaValentimHutchins
15/7/2004 às
13h49 200.146.147.219
(+) RitaValentimHutchins no Digestivo...
 
Os alemães e os clichês
Cara Daniela, não só adorei o seu texto como, por morar em Colônia, me identifiquei bastante com a sua indignação em relação à visão que os alemães fazem do Brasil. Entretanto, por trás desse imenso choque de culturas que os movimentos migratórios contemporâneos propiciam está a incapacidade de todos nós de fugir do clichê: "Como pode um historiador que se diz liberal e de esquerda proferir em sóbria consciência o clichê mais raso e gasto sobre o nosso país?". Será que nós, que nos consideramos "liberais e de esquerda", estamos realmente livres de ser agentes de propagação do preconceito? Abraços, Homero.

[Sobre "Brasil em alemão"]

por Homero
15/7/2004 às
10h33 213.168.105.140
(+) Homero no Digestivo...
 
Cantou, compôs, contou e ...
Cazuza, um bom cantor e compositor? Acho que sim. O sofrimento de sua mãe, que possibilitou a ela um papel bonito na novela da vida, que se corporifica na instituição que criou, é comovente, como o são os das demais mães que viveram a gradual extinção do filho. A transformação de Cazuza em ícone de uma geração é natural, dado o fato de o mesmo ser filho da alta classe média carioca, contestador de uma série de costumes que são sustentados por essa mesma casta e, por fim, pelo fato de ter tido a coragem de expor publicamente sua doença, o que rendeu, à época, inúmeras matérias que, indubitavelmente, divulgaram a figura do artista. Me pergunto se um outro artista dessa geração, que fosse oriundo das faixas mais pobres da população brasileira e igualmente talentoso e contestador dos valores cultuados pela nossa sociedade, teria seu nome perpetuado, sua vida passada a "filme" e objeto de matérias de todo o tipo. Sobre o filme nada comento. Não assisti. Não sei se o farei. Está agora passando na minha pequena cidade e, sinceramente, não tenho dúvidas que já o teria assistido se estivéssemos nos anos 60, e não fosse o adolescente que era à época, e sim o "muito quarentão, semi cinquentão" que sou. Hodiernamente, as horas são poucas para dar conta dos meus interesses. Não sei se o programador mudará o filme antes de eu resolver se vale ou não a pena ter esse encontro com a tela grande (não tão grande quanto as dos anos 60) e correr o risco de me aborrecer ou me divertir. Mas tenho certeza que, independentemente disso, Cazuza existiu, cantou, compôs, agitou, contou e "contou". Se justificou a condição de símbolo daquela geração, não estou certo, ou melhor, acho que não, pois, pensando bem, sua atitude se coaduna mais com a de um artista de outras gerações. A sua, a dos anos 80, seria muita melhor representada por algum artista sarado, saudável, vitaminado, meio-careta, não-politizado, auto-centrado e bem individualista que, a meu juízo, são características mais condizentes com a época.

[Sobre "Cazuza e o retrato do artista quando jovem"]

por Roberto Morrone
15/7/2004 às
08h26 200.158.36.210
(+) Roberto Morrone no Digestivo...
 
O que é bom deve ser exaltado
Sou um cara meio exigente. Só falei teu nome e comentei sobre o Digestivo porque realmente os acompanho. Leitura obrigatória.

[Sobre "Parati, Flip: escritores, leitores –e contradições"]

por Caco Belmonte
14/7/2004 às
23h29 200.154.3.212
(+) Caco Belmonte no Digestivo...
 
Wunderblogs e Ladykillers
Além da não muito sutil referência aos Wunderblogs, gostaria de lembrar que Ladykillers é uma remontagem de um filme de 1955 com Peters Sellers e Alec Guiness. Tal fato passou em branco ao "resenhista" e creio que seu conhecimento tenha certa relevância.

[Sobre "Digestivo nº 183"]

por Bruno Gripp
14/7/2004 às
20h38 200.150.52.211
(+) Bruno Gripp no Digestivo...
 
O nível do site
Fiquei impressionado com a lucidez e a objetividade desse artigo. Foi como um soco no estômago. O colunista falou de uma realidade nossa tão óbvia que a gente não enxerga. Vou levar alguns dias para processar esses parágrafos na minha cabeça, mas posso dizer que alguma coisa mudou na minha vida depois de hoje... Aproveito a chance para parabenizar o Sr. Luis Eduardo Matta e todo o Digestivo Cultural por dar a nós a oportunidade de entrar em contato com o must do novo pensamento intelectual brasileiro. O nível do site nunca esteve tão bom.

[Sobre "Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 1"]

por Gustavo Almeida
14/7/2004 às
16h59 200.222.198.178
(+) Gustavo Almeida no Digestivo...
 
o texto é muito bom!
Engraçado como um mesmo episódio é capaz de produzir sensações diferentes nos seres humanos! Assisti ao filme e confesso que não gostei: pareceu mais um depoimento de uma mãe sobre um filho amado, ofuscando toda a representatividade de Cazuza para a geração que o acompanhou, principalmente em razão da AIDS. O filme mostra um Cazuza em seu mundo, totalmente "desplugado" da sociedade - e não foi assim que eu o vi. O texto, contudo, revela uma opinião diversa da minha com uma excelência invejável. Não concordo com o texto mas, devo admitir, ele é muito bom!

[Sobre "Cazuza e o retrato do artista quando jovem"]

por Angela Santos
14/7/2004 às
14h46 201.9.64.54
(+) Angela Santos no Digestivo...
 
O termo olavete
Olá, apenas informando que processei o senhor pelo uso indevido de um termo cunhado por mim e registrado legalmente como de minha propriedade intelectual (a saber, "olavete"). O t duplo não disfarça, pode esquecer. Aguarde contato de meus advogados, quando voltarem da Samoa Ocidental. Passar bem.

[Sobre "Digestivo nº 183"]

por Daniel Pellizzari
14/7/2004 à
01h54 200.175.74.106
(+) Daniel Pellizzari no Digestivo...
 
Wunderblogs-Olavo de Carvalho
Julio, seria interessante que você explicasse aos seus leitores o motivo de ter associado de tal forma os autores do wunderblogs com o Olavo de Carvalho. Diga-nos, quais são as idéias olavianas que são repetidas por nós? Se você não deixar isso claro, alguém pode pensar que você está interessado apenas em lançar preconceitos.

[Sobre "Digestivo nº 183"]

por Marcelo De Polli
14/7/2004 à
01h28 200.162.240.134
(+) Marcelo De Polli no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Poemas - Fragmentos
Urania Hauer
Bureau
(1982)



Do Golpe ao Planalto
Ricardo Kotscho
Companhia das letras
(2006)



As flores do mal
Baudelaire
Difel
(1964)



O Gourmet na Cozinha
Adelaide Engler
Gutenberg
(2008)



Estação Polar
Matthew Reilly
Record
(2005)



O Capital Livro 1 Volume 1 - O Processo de Produção do Capital
Karl Marx
Civilização Brasileira
(2006)



O Vale do Medo
Sir Arthur Conan Doyle
Ática
(2005)



Ação civil publica
Rodolfo de camargo mancuso
Rt
(2014)



A Educação e a Ilusão Liberal - Origens da Escola Pública Paulista
Casemiro dos Reis Filho
Autores Associados
(1995)



O Recurso de Revista no Contencioso Administrativo
Miguel Ângelo Oliveira Crespo
Almedina
(2007)





busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês