Nobel não é parâmetro | Paulo

busca | avançada
81485 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* RSS, Twitter e Facebook
Últimas Notas
>>> Eu Maior, o filme de Fernando, Paulo e Marco Schultz e Andre Melman
>>> Diálogos de Platão, pela editora da Universidade Federal do Pará
>>> Porta dos Fundos
>>> Os Enamoramentos, de Javier Marías
>>> One Click, a História da Amazon, de Richard L. Brandt
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Gonzaga - De Pai pra Filho, de Breno Silveira
>>> Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
Temas
Mais Recentes
>>> Todas as Tardes, Escondido, Eu a Contemplo
>>> Família e Maldade
>>> O Corno em Série
>>> A Cidade do Improvável
>>> Um Lugar para Fugir Antes de Morrer
>>> O goleiro que ganhou o Nobel
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
>>> Na minha internet foi assim, e na sua?
>>> Um livro canibal
>>> Toda poesia de Paulo Leminski
Colunistas
Mais Recentes
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> 11/9: Dez Anos Depois
>>> Séries de TV
>>> Discoteca Básica
Últimos Posts
>>> Ricardo Lindemann #EuMaior
>>> AnaE lança novo livro em SP
>>> Professor Hermógenes #EuMaior
>>> Waldemar Falcão #EuMaior
>>> Barbara Abramo #EuMaior
>>> O turista cinéfilo
>>> Flávio Gikovate #EuMaior
>>> Vanete Almeida #EuMaior
>>> Space Oddity de David Bowie
>>> Ivan Lessa no Observatório
Mais Recentes
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Psicodelia para Principiantes
Mais Recentes
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
>>> Antonio Henrique Amaral
Mais Recentes
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
>>> Obrigado, Daniel Piza
>>> Seção Mais Acessados
>>> Digestivo no Facebook
>>> Você no Twitter do Digestivo
Mais Recentes
>>> Chico Pinheiro
>>> Harry - A Biografia
>>> A mentira crítica e literária de Umberto Eco
>>> Pela estrada afora
>>> Twitter versus Facebook
>>> O Livro Completo dos Maçons
>>> Caixa de Memórias
>>> Minha casa, sua casa
>>> Renato Russo, por Bruce Gomlevsky
>>> O Nobel de Tranströmer
Mais Recentes
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Olga e a história que não deve ser esquecida
>>> Receita para se esquecer um grande amor
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A teoria do caos
>>> Outsider: quem não se enquadra
>>> A fragilidade dos laços humanos
>>> Como escrever bem — parte 2
>>> Como escrever bem — parte 1
>>> Matinas sobre a Serrote
Mais Recentes
>>> Leitura de 'Bonitinha, mas ordinária' na CAL
>>> Denise & Vera Casoni Jazz Ballet amplia aprendizagem com aulas de Teatro Musical
>>> Grupo de Londrina homenageia O Rappa em Curitiba
>>> Turismo de Habitação: Fazenda Histórica abre Hospedagens
>>> Lançamento do Livro 'O Salaminho e a Gravata Francesa'
>>> SUGESTÃO DE FOTOS: Famosos em Maringá
>>> Pullman celebra 60 anos em 2013
>>> Cultura Inglesa Festival traz a São Paulo uma série de atrações com a temática de cultura de rua
>>> Sicredi expande atuação em São Paulo
>>> Deville Salvador ultima preparativos para Dia dos Namorados
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 18/1/2002
Comentários
Leitores


Nobel não é parâmetro
Caro Amarildo, vou me intrometer para responder sua pergunta: o Saramago escreve bem, sabe contar histórias., coisa e tal. Você tem direito de amá-lo ou de odiá-lo. Só não pode, acho, é ter o Nobel como parâmetro de qualidade literária. Lembre-se sempre que o Nobel é, em essência, um prêmio de cunho político, que prioriza autores de tendência à esquerda. Como o Saramago. Há, aliás, na literatura portuguesa, uma briga muito grande entre os críticos, porque muitos acham que quem merecia a laureação era Antônio Lobo Antunes (particularmente, eu concordo com isso). Mas o mais importante, repito, é não levar o Nobel como um parâmetro, assim como o Oscar, você deve saber, não é parâmetro para se qualificar filmes. Abraço.

[Sobre "Economistas"]

por Paulo
18/1/2002 às
10h07 200.195.206.4
(+) Paulo no Digestivo...
 
Defesa de tese
Como você teve a gentileza de me explicar a diferença étnica entre coreanos, japoneses e chineses, eu retribuo aqui com o elo perdido do raciocínio: assustados com os maus tratos impostos pelos músicos de mambo, os Pé-Grandes se disseminaram por lugares tão estranhos como Butantã e Santa Teresa. Por serem criaturas pouco afeitas à prática diária do banho e peludas, não compravam aquelas tesourinhas dobráveis - principal fonte de renda dos chineses (junto das canetinhas laser), o que quase os levou à ruína. Para escapar da falência econômica, os chineses se tornaram, então, nômades mascates, procurando atingir um público consumidor maior. Ou seja, os hábitos anti-sociais dos Abomináveis foram, em última análise, os causadores do nomadismo chinês. Q.E.D.

[Sobre "Lanternas de papel"]

por Rafael Lima
18/1/2002 às
09h12 200.179.78.2
(+) Rafael Lima no Digestivo...
 
A melhor série
Cresci vendo esta série.O episódio que me marcou mais foi um de natal(que passou no natal)onde Kevin falava que o natal é lembranças.Eu tava sozinho em casa naquele natal e me emocionei.Aprendi muito com esta série.Não seria exagero meu dizer que de alguma forma The wonder years mudou minha vida.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Luciano Costa
18/1/2002 às
03h11 200.227.55.195
(+) Luciano Costa no Digestivo...
 
O cúmulo
Paulo, Isso me faz lembrar coisa pior: quando o operador de telemarketing bate o telefone na nossa cara!!! Sim, isso aconteceu comigo. Apesar de odiar essa gente, eu sempre informo não estar interessada (em vez de desligar sumariamente). Pois muitas vezes os vendedores desligam antes que eu termine de falar! (Obs.: aqui nos EUA mesmo...)

[Sobre "Urgente, insistente, exclamatório, exagerado"]

por dani sandler
18/1/2002 às
02h50 205.188.195.46
(+) dani sandler no Digestivo...
 
Saramago, burro!?!
Desculpem minha intromissão, não sou nenhum letraddo como essas pessoas que ai escrevem, mas é minha opinião: como pode alguem que ganha o Prêmio Nobel de Literatura ser burra? Ou burro sou eu que não estou entendendo o que esta se dizendo, ou só quem sabe tudo de economia,sabe que Saramago não sabe de nada??

[Sobre "Economistas"]

por Amarildo Chaves
17/1/2002 às
22h56 200.173.184.60
(+) Amarildo Chaves no Digestivo...
 
Não foi engano, não
Como adepta do "desculpingano", tenho a relatar que, antes que eu termine de pronunciar as escusas, a pessoa do outro lado bate o telefone na minha cara. Uma pergunta: isso significa a instauração da grosseria (ver coluna do Fabio) ou será que as pessoas desistem de pedir desculpas porque sabem que, do outro lado da linha, não há perdão? (Nota: não deixarei de pedi-las, assim como nunca desligo na cara de telemarketer)

[Sobre "Urgente, insistente, exclamatório, exagerado"]

por dani sandler
17/1/2002 às
20h02 205.188.200.136
(+) dani sandler no Digestivo...
 
economia e ovo
Caro Alexandre. Economia é um assunto muito interessante, você devia dar mais chance a ela. Não envolve apenas números. É mais uma ciência humana que exata. Quanto ao ovo Fabergé: pense em Proust, na estrutura de Em busca do tempo perdido que lembra uma obra sinfônica, com sua abertura e temas recorrentes. É brilhante o modo com que ele apresenta logo no início todos os personagens principais do livro, e depois como desenvolve o romance. Mas Proust não escrevia sempre bem: há parágrafos gigantes, divagações aborrecidas, repetições inúteis. Mas sua poesia, os sentimentos que expressa, os estados de espírito que disseca, as conclusões a que chega, isso, a meu ver, é o mais importante. Se Proust fosse burro, mas escrevesse bem, interpretaria de forma bastante clara e totalmente equivocada os pontos mais importantes de nossa condição humana. Um abraço.

[Sobre "Economistas"]

por Fabio
17/1/2002 às
19h28 200.183.94.214
(+) Fabio no Digestivo...
 
Só para constar 2
Os erros de digitação, antes que me ataquem com duas pedras em cada mão (não, não vou me comparar a Cristo, não senhor), não se explicam se não pela minha incapacidade de acordar antes do meio-dia.

[Sobre "Alice no País de Freud, Marx ou Hegel"]

por Paulo
17/1/2002 às
10h15 200.195.206.4
(+) Paulo no Digestivo...
 
Só para constar
Este é o tipo de leitor pelo qual me interesso. Aquele que, não tendo o que dizer, mas espumando de raiva diante daquilo com o que não concorda porque simplesmente não entende, tenta desqualificar o autor. É coisa mais do que comum — e perdoável. (Hoje estou todo tolerante, como vêem). O Sr. Gurgel me sugere que leia um livro teórico. Não lerei tão obra-prima, porque tenho uma pilha de coisas mais interessantes para degustar até os noventa. Quem depois disso, se a senilidade não me acometer de vez, eu leia o russo chato em questão. Um último dado, que convém: cerca de 15% da população brasileira é analfabeta; do restante, cerca de 70% é analfabeta funcional, ou seja, não compreende um texto simples. Só para constar.

[Sobre "Alice no País de Freud, Marx ou Hegel"]

por Paulo
17/1/2002 às
10h02 200.195.206.4
(+) Paulo no Digestivo...
 
Desconhecimento de causa
Sugiro que articulista, antes de enveredar pelos tortuosos caminhos da metacrítica literária, leia os clássicos textos de Mikhail Bakhtin sobre polifonia discursiva.

[Sobre "Alice no País de Freud, Marx ou Hegel"]

por André Amaral Gurgel
16/1/2002 às
22h54 200.182.237.50
(+) André Amaral Gurgel no Digestivo...
 
Ovo Fabergé
Caro Fabio: pode até ser que alguns economistas sejam tão bem intencionados (não duvido, realmente)- mas, fora o objetivo do trabalho deles, é preciso um certo amor pelo assunto em si, não é? E é isso que eu não entendo. Só de pensar nisso, sinto calafrios...Quanto à falta de necessidade que os escritores têm de escrever bem- discordo violentamente (amigavelmente, mas violentamente) de você. Um livro é um objeto, não opiniões. Um livro deveria também, e principalmente, ser encarado como desáine (para não dizer design). Um livro é um ovo Fabergé- o interessante é ver como esta camada se encaixa nesta outra, como este padrão se repete na parte de baixo, como a filigrana da parte de cima continua, quando se abre o ovo, no casco do navio de guerra...Não interessa muito se Fabergé era de esquerda, de direita, se era burro, mentecapto...Saramago é um artista (basta ter ouvidos); que se rebaixe a ter opiniões, é problema dele... Quanto a Laclos- que coincidência! Este ano se comemora (se é que essa é a palavra) 222 anos desde que Valmont seduziu a Presidenta de Tourvel. Vou esperar pelo seu texto pra saber o que é que você acha do livro. Um abraço.

[Sobre "Economistas"]

por Alexandre S. Silva
16/1/2002 às
16h10 200.205.157.155
(+) Alexandre S. Silva no Digestivo...
 
Pé no pau do Pé Grande
Pô! Esses caras nem bem acenam de lado, entram logo de cara na roda de capoeira... Quantas vezes eu vou ter que repetir: o samba não se aprende na escola. Por essas e por outras que nêgo metia o pé no Pé Grande.

[Sobre "Lanternas de papel"]

por Lima
16/1/2002 às
13h18 200.179.78.2
(+) Lima no Digestivo...
 
economia-saramago-laclos
Caro Alexandre Soares, que agora virou também Silva. Você comete uma terrível injustiça com os economistas. Primeiro, como disse o Simonsen, nenhum bom economista é apenas um bom econmista. Segundo, eles, os economistas, vêm conseguindo aquilo em que todos os filósofos fracassaram: melhorar a vida das pessoas. Não seria lindo um mundo sem miséria? Pois é pra lá é que está apontado o timão da economia. O problema do Saramago é que ele é burro demais. Escritor não pode ser burro. Ele até pode escrever bem, contar direito uma história. Mas isso são coisas secundárias para um escritor verdadeiro. Quem tem que escrever bem é jornalista e quem conta história é contador de história. Também estou lendo o livro do Laclos. Pretendo (ou pretendia) escrever uma coluna a respeito. Eles realmente são admiravelmente horríveis. Parabéns pelo texto. Um abraço cordial.

[Sobre "Economistas"]

por Fabio
16/1/2002 às
10h19 200.183.94.214
(+) Fabio no Digestivo...
 
princípio ativo
puxa rafael vc está mal e mau mesmo! seu irmão tem nome?

[Sobre "Princípio ativo"]

por maria lucia puty
15/1/2002 às
18h08 200.225.63.220
(+) maria lucia puty no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor

Editora Conteúdo
Hedra
MercadoLivre
Editora Perspectiva
WMF Martins Fontes
Best Seller
Editora Francis
Globo Livros
Madras Editora
Civilização Brasileira
Intrínseca
Nova Fronteira
Editora Record
Bertrand Brasil
Companhia das Letras
José Olympio
Cortez Editora
LIVROS


HISTÓRIA DA POMBAGIRA


FERRO E O VOTO SECRETO


CÂNTICOS À RAINHA DO CÉU


INSURGENTE - UMA ESCOLHA PODE TE DESTRUIR


CAIXA DE MEMÓRIAS


PENSAR COMO JESUS PENSOU


MINHA JORNADA ALÉM DA VIDA


1968 - O QUE FIZEMOS DE NÓS


A GRANDE RENÚNCIA


O ESTILO EMOCIONAL DO CÉREBRO


CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA


HALO PRIMORDIUM - A SAGA DOS FORERUNNERS


HISTÓRIA DA INTELIGÊNCIA BRASILEIRA 1


A TURMA


ESTAMOS COMEÇANDO NOSSA DESCIDA


busca | avançada
81485 visitas/dia
1,7 milhão/mês