Ah, la femme, la femme | Reginaldo

busca | avançada
55201 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* RSS, Twitter e Facebook
Últimas Notas
>>> Diálogos de Platão, pela editora da Universidade Federal do Pará
>>> Porta dos Fundos
>>> Os Enamoramentos, de Javier Marías
>>> One Click, a História da Amazon, de Richard L. Brandt
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Gonzaga - De Pai pra Filho, de Breno Silveira
>>> Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
>>> Cartas a um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke
Temas
Mais Recentes
>>> O Corno em Série
>>> A Cidade do Improvável
>>> Um Lugar para Fugir Antes de Morrer
>>> O goleiro que ganhou o Nobel
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
>>> Na minha internet foi assim, e na sua?
>>> Um livro canibal
>>> Toda poesia de Paulo Leminski
>>> A via férrea da poesia de Mario Alex Rosa
>>> Garanto que você não vai gostar
Colunistas
Mais Recentes
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> 11/9: Dez Anos Depois
>>> Séries de TV
>>> Discoteca Básica
Últimos Posts
>>> Waldemar Falcão #EuMaior
>>> Barbara Abramo #EuMaior
>>> O turista cinéfilo
>>> Flávio Gikovate #EuMaior
>>> Vanete Almeida #EuMaior
>>> Space Oddity de David Bowie
>>> Ivan Lessa no Observatório
>>> Subversão Cultural
>>> AnaE manda avisar
>>> Caro Francis
Mais Recentes
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Psicodelia para Principiantes
Mais Recentes
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
>>> Antonio Henrique Amaral
Mais Recentes
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
>>> Obrigado, Daniel Piza
>>> Seção Mais Acessados
>>> Digestivo no Facebook
>>> Você no Twitter do Digestivo
Mais Recentes
>>> Redação Oficial para Concursos
>>> Dicionário de Filosofia
>>> Como os Mercados Quebram
>>> Educação, Imagem e Mídias
>>> Monteiro Lobato - Livro a Livro
>>> O Poder da Energia
>>> Jardim de Inverno
>>> Na Cozinha com Nigella
>>> Notas Sobre o Anarquismo
>>> A nova interface do Google
Mais Recentes
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A teoria do caos
>>> Outsider: quem não se enquadra
>>> A fragilidade dos laços humanos
>>> Como escrever bem — parte 2
>>> Como escrever bem — parte 1
>>> Matinas sobre a Serrote
>>> Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica
>>> Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica
>>> Um contrabaixo na contramão
Mais Recentes
>>> Lançamento do livro "O Ídolo de Madeira"
>>> Grupo Gattu reestreia comédia policial no Teatro do Corinthians
>>> Estudantes de Design utilizam técnicas de teatro para testar a usabilidade de produtos
>>> Números extraordinários marcam encerramento do concurso da iStockphoto
>>> Mistura de ritmos embala noites do Santa Marta
>>> Exposição do artista José Diniz dá origem a seminário
>>> O REI DAS ORQUIDEAS
>>> UniBrasil promove curso internacional de Direito Constitucional Latino-Americano
>>> Bourjois traz linha Flower Perfection ao Brasil
>>> Nordestino e curitibano dividem palco do Santa Comédia nesta segunda-feira
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 18/5/2006
Comentários
Leitores


Ah, la femme, la femme
Meu caro, deixemos de lado o fato de que sua prosa eh de muita qualidade e voce tem um otimo senso de humor auto-depreciativo. Soh queria parabeniza-lo pela escolha do magistral trecho (entre outros igualmente magistrais) do Quincas Borba, livro fuderosissimo. Alias, certissima a frase do Dalton: mulher bonita doi tanto em nos, homens, que faz a gente sentir doer ateh o utero. Alias, permita-me acrescentar outra frase sobre o tema, do nao menos grande escritor (e, se for como seus personagens, grande comedor tambem) Rubem Fonseca: "Nao existe coisa mais bonita que uma mulher bonita". O se eh. A proposito, acho que ganho de voce: estou hah 3 anos sem uma bitoquinha sequer (serio!!! Buaaa!!!). Mas, desgracas pessoais 'a parte, fiquei muito a fim de assistir O Invasor. Confesso que nutro um grande preconceito (nem tao "preh" assim) contra o cinema nacional atual. Parece que eh tudo soh filme cabecao. Mas vou dar uma chance ao Invasor. Nem que seja soh pelo menage da Mariana. Valeu.

[Sobre "mariana ximenes nua!"]

por Reginaldo
18/5/2006 às
17h30 143.107.95.161
(+) Reginaldo no Digestivo...
 
poetas-mulheres
é isso aí, elisa... e o legal no teu delicioso texto é q vc se lembrou de diversas poetas-mulheres, o q nem sempre todo mundo faz! elas (nós) estão (estamos) por aí não é? e vamos em frente! grande beijo da annita.

[Sobre "Novos autores na poesia brasileira"]

por annita costa malufe
18/5/2006 às
10h41 201.42.190.212
(+) annita costa malufe no Digestivo...
 
Não queria estar na sua pele
A sua matéria consegue esgotar um assunto complicado. O mercado literário brasileiro é muito pequeno. Conseguir se destacar neste meio é muito difícil. Portanto, é natural que todos precisem de boas críticas. Por outro lado, o crítico fica realmente no papel de monstro. Não queria estar na sua pele.

[Sobre "Autores novos reloaded"]

por Julio Cesar Corrêa
http://jccbalaperdida.blogspot.com
17/5/2006 às
22h48 200.179.233.36
(+) Julio Cesar Corrêa no Digestivo...
 
Nossas vidas incríveis
Incríveis mesmo! Nossa... a lista segue até hoje com os comentários. A busca por informações sobre a série parece não ter fim... Se não me engano, hoje na Cultura irá passar o episódio em que eles vão ao planetário e verão o eclipse...

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Cebola
http://www.aceitamossugestoes.weblogger.com.br
17/5/2006 às
16h43 200.184.108.130
(+) Cebola no Digestivo...
 
alma pura e livre
Não consigo entender literatura de marketing. Para mim, o verdadeiro autor de qualidade é aquele que permanece o mesmo, ainda que faça um sucesso estrondoso. De celebridade, já bastam os sem conteúdo que saem na revista Caras ostentando ser o que não são, apresentando obras que não passam de uma reunião insossa de frases chatas como as que estão em bulas de descongestionantes nasais. E além do mais, escrever deveria ser um vício incapaz de ser remediado e não uma atitude para externar sentimentos de modinha ou pensamentos copiados de outrem. Sou jovem e sinto dizer que colegas da mesma faixa etária escrevem mais merd* do que algo que me acrescente. E enquanto não aparece nenhum de alma pura e livre da influência midiática, prefiro ficar com Manuel Bandeira, Edgar Alan Poe, Carlos Drummond e Clarice Lispector... e se alguém souber de outro que se destaque pelo que escreve e não pelo que tenta representar, me avise! Estou aberta para novas descobertas... desde que não sejam de fachada.

[Sobre "Não existem autores novos"]

por janaina sorna
http://virgensquedao.zip.net
17/5/2006 às
11h06 200.199.2.8
(+) janaina sorna no Digestivo...
 
Poesia vs. Prosa
Confesso que sou mais voltado para a prosa do que para a poesia. Mas a escrita em versos tem também seu espaço, embora seja ainda um espaço muito restrito. O que me alegra é saber que leitores de poesia existem, mas me parece que se escondem. Fui à Bienal em Salvador no fim do ano passado. Enquanto que no "Café literário" as pessoas comiam e conversavam - poucos prestavam atenção no que o autor da vez estava explanando - no "Porto da poesia" muita gente em silêncio se espremia para ver e aplaudia com entusiasmo os poetas que ali declamavam seus versos. O negócio é fazer as grandes editoras perceberem isso, e fazer uma maior divulgação de livros de poesias e tal. É utópico, talvez. Mas acredito ser possível. Só um adendo: o livro da Ana Rüsche é muito bom. Ela gentilmente me enviou e gostei por demais dele.

[Sobre "Novos autores na poesia brasileira"]

por Rafael Rodrigues
http://3vozes.blogspot.com
17/5/2006 às
11h05 200.165.182.107
(+) Rafael Rodrigues no Digestivo...
 
para ser feliz
é muito oportuno o desenvolvimento do seu raciocinio lógico quando diz que: não é preciso muito para ser feliz, basta olhar os outros, o próximo, senti-lo, amá-lo se possível, e ser util à sociedade pois só assim o homem será feliz, basta o respeito, a ética e consequentemente o cidadão educado pronto para viver aqui, ali e acolá . obrigada, Ana Eliza

[Sobre "Sou da capital, mas tenho cura"]

por nicia
17/5/2006 às
11h03 200.18.226.155
(+) nicia no Digestivo...
 
Julio Parker
Pois é, Julio. "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades", já dizia o Tio Ben. E acho que já disse isso aqui uma vez. E, sim, é complicado mesmo criticar livros de amigos. Não passei por isso da mesma maneira que você, mas já tive o desprazer de falar a um amigo "esse teu conto não tá legal" ou "você deveria cortar algumas partes do teu romance". E não é lá a melhor coisa do mundo a se dizer a um escritor. Mas amigo mesmo é esse, que avisa, aponta falhas. É muito fácil ler e elogiar. Elogio inventa-se. Criticar, apontar falhas e mostrar como o texto pode ser melhorado, eis aí o difícil. Sobre o Galera, tive a mesma sensação que você quando terminei de ler "Mãos de cavalo". É realmente um livro muito bom. Abraço e continue ajudando a divulgar a (boa) e nova (e a velha também, se é que existe isso) literatura!

[Sobre "Autores novos reloaded"]

por Rafael Rodrigues
http://3vozes.blogspot.com
17/5/2006 às
10h50 200.165.182.107
(+) Rafael Rodrigues no Digestivo...
 
Faço coro à Ceila
Interessantíssimo o artigo! Faço coro à Ceila, pois me apresentou lugares desconhecidos que, ao primeiro olhar, me agradaram muito. Um abraço, Gian.

[Sobre "A nova literatura"]

por Lívia Santana
http://liviasantana.multiply.com
17/5/2006 às
09h09 200.233.143.51
(+) Lívia Santana no Digestivo...
 
terminei com um sorriso
Julio, terminei a leitura deste seu texto com um sorriso. Entendi e concordei com muito do que disse, mas o que acaba sendo mais importante é o "apesar de críticos como eu". Realmente apenas isso determinará a diferença entre uns e outros. A persistência e a capacidade de desviar de uns e aparar no peito outros golpes, sabendo levantar e reconhecer qual foi o erro pra erradicá-lo. Um abraço.

[Sobre "Autores novos reloaded"]

por Lívia Santana
http://liviasantana.multiply.com
17/5/2006 às
08h58 200.233.143.51
(+) Lívia Santana no Digestivo...
 
Não se culpe pelas críticas
"Benditos os que não confiam a vida a ninguém" (Fernando Pessoa). Tenho lido, sentido, visto e observado que o escritor é alguém que se descobre ao escrever. E dessa forma não se importa nada em não ser lido ou ser considerado. A veia da literatura não é muito extravagante, ela é tímida e envergonhada. Talvez agorafóbica. Alguns escritores só foram considerados após a sua morte, enquanto vivos, apenas alguns os conheciam. E, via de regra, pediam que sua obra fosse desconsiderada ou mesmo destruída, por ser inútil. Por desalento. Por inutilidade. Escrever é um ato solitário. Uma descoberta que está fadada ao descrédito. Um ponto de vista singular que para encontrar o possível -- impossível paralelo: as palavras teriam que ter asas como idéias -- teria que não haver língua e talvez literatura. Não se culpe pelas críticas. Positivas ou negativas. Elas são sempre bem vindas, pois somos -- cada vez essa é a prática -- leitores de nós mesmos. Elas são é incompreendidas. Todo o resto é uma barganha.

[Sobre "Autores novos reloaded"]

por Erwin
17/5/2006 às
08h09 200.207.119.199
(+) Erwin no Digestivo...
 
As novelas dando aulas
Infelizmente nao concordo com o que foi falado sobre a novela. Achei super interesante a ficcao, e achei a novela muito inteligente tambem. Gloria Perez fez um trabablho muito valioso ao mostrar uma realidade que existe, sim. Acho que as novelas ensinam mais do que os livros no Brasil, porque as pessoas nao tem dinheiro para comprar os ultimos. As novelas sao importantes fontes de ensinamento. Um abraco, Milton Laene Araujo

[Sobre "A novela América e o sensacionalismo de Oprah"]

por Milton Laene Araujo
16/5/2006 às
20h57 70.156.185.33
(+) Milton Laene Araujo no Digestivo...
 
Educação no sentido + amplo
Não concordo com a opinião do autor. Para mim -- na visão que tenho de escolha e liberdade -- cada pessoa ouve ou lê aquilo que lhe dá prazer. Com certeza um indivíduo que adora axé, pagode ou sertanejo, já ouviu pelo menos um trecho de ópera ou música erudita e achou muito chato mesmo. As obras musicais clássicas que tanto agradam certas pessoas não surtem os mesmos efeitos em pessoas que não gostam desse tipo de música. Isso é óbvio. E muitas vezes não se trata de oportunidade, trata-se de afinidade. Em alguns momentos a maior importância de uma música está no fato de proporcionar algum momento de compreensão e felicidade pra quem está ouvindo; se a música, seja ela boa ou ruim -- tá aí uma coisa mais do que subjetiva --, está fazendo com que alguém sinta-se bem já está mais do que cumprida a intenção do compositor. O mesmo se dá com os livros. Não é apologia a nada, apenas quero que entendam e respeitem as dificuldades, interesses e diferenças das pessoas.

[Sobre "O elogio da ignorância"]

por Fábio Capucho
16/5/2006 às
16h48 200.136.177.73
(+) Fábio Capucho no Digestivo...
 
Foda-se a literatura
Eu concordo com o comentáio do Rafael Rodrigues. Escrever e ler deve ser uma atividade, antes que qualquer coisa, prazerosa. Eu por exemplo acho o Rubem Fonseca um texto normal, sem grandes novidades. Mas há muito marketing pessoal por trás de um autor de sucesso como por exemplo o Paulo Coelho. O que importa mesmo, até para um escritor fracassado cujas vendas do seu livro são ridículas é o prazer que deu há alguns leitores e o prazer dele próprio, autor, ao escrever a obra. Que importa se um autor vai ficar ou não pra história da literatura? Foda-se a literatura, meus amigos. Dane-se a academia brasileira de letras! Tem que haver prazer em ler um livro e escrever um livro, o resto é nada. Escritores, escrevam e não se preocupem em ganhar dinheiro, fama, seguidores. Escrevam e sejam felizes. Se ninguém ler os seus livros e todos acharem uma merda, que importa? O que importa é que você se divertiu ao escrever, e sempre haverá alguém que goste de seu texto.

[Sobre "Não existem autores novos"]

por rogerio
16/5/2006 às
14h45 200.138.204.204
(+) rogerio no Digestivo...
 
baita faroeste oriental
Quer outro faroeste q ninguém enxerga como tal? Zatoichi, de Takeshi Kitano, filme japonês de 2003. Tirem os samurais e coloquem os cowboys; tirem o Japão do século 19 e coloquem o velho oeste. Não muda nada. Um baita faroeste oriental.

[Sobre "A ascensão de um novo faroeste"]

por lucas
16/5/2006 às
14h15 201.1.182.178
(+) lucas no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Civilização Brasileira
Nova Fronteira
Companhia das Letras
MercadoLivre
Intrínseca
Cortez Editora
Editora Record
WMF Martins Fontes
José Olympio
Editora Francis
Globo Livros
Bertrand Brasil
Editora Conteúdo
Best Seller
Editora Perspectiva
Madras Editora
Hedra
LIVROS


O MUNDO DE WALLY


METODOLOGIA DO ENSINO DE TEATRO


ALFRED HITCHCOCK E OS BASTIDORES DE PSICOSE


REDAÇÃO OFICIAL PARA CONCURSOS


LUÍS ALBERTO DE ABREU - UM TEATRO DE PESQUISA


A FAIXA MALHADA


CASTRO


A CASA VAZIA


FRAGMENTOS, OPINIÕES E MISCELÂNEA


HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR E CURRÍCULO NO SÉCULO XX


TRANSPARÊNCIA


TABUADAS DE MULTIPLICAÇÃO


EVANGELHO DO CRISTO CÓSMICO


A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO JURÍDICO MODERNO


OS ENAMORAMENTOS


busca | avançada
55201 visitas/dia
1,7 milhão/mês