busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Sexta-feira, 3/11/2006
Comentários
Leitores

À sombra dos imortais
Caro Julio, estou chegando atrasado à esta discussão. Venho do reloaded. Mas vamos ao que me interessa: concordo em número, gênero e grau com a necessidade de se pautar a crítica a partir da grande poesia, seja ela canônica como a de Drummond e João Cabral de Mello Neto ou essencial como a de Manuel Bandeira. O duro aí é a tal angústia da influência. Dia desses eu fui reler o genial "Uma Faca Só Lâmina", do João Cabral, e me deu vontade de nunca mais escrever nada, e me deu vontade de escrever mais. Que conflito! Mudando de assunto. Por falar na necessidade de bons editores, por que o DC não dá uma mãozinha nisso selecionando inéditos pra gente? É isso. Abraço!

[Sobre "Autores novos"]

por Héber Sales
3/11/2006 às
07h35

blog:alegrias e aborrecimentos
Eu tenho muito mais alegrias relacionadas ao fato de ter montado um blog do que aborrecimentos; estes vêm de outros fatores que atrapalham a manter o blog - um micro caprichoso, por exemplo! - mas assinaria embaixo de boa parte do que você disse. Ótimo!

[Sobre "Por que eu montei um blog"]

por Claire
3/11/2006 às
06h40

Fala Sério!
De vez em quando me pego conversando coisa séria em barzinho. E barzinhos definitivamente não foram feitos para papos sérios (só de qdo em vez). Preciso ler mais seus textos caramba!

[Sobre "Cuidado: Texto de Humor"]

por carlos eduardo perei
3/11/2006 às
06h08

A questão da Cor literaria
Como autor negro, que já tive textos publicados nos Cadernos Negros, rompendo juntamente com outros escritores brasileiros a ditadura editorial do mundo branco brasileiro, sei que o comentario de Marcelo Spalding é uns dos mais importantes do processo de reeleitura do Brasil atual, no qual temos uma sociedade descobrindo-se afro descendente e, então, surge o que os sociólogos da nova geração chamam de "processo de identidades itinerantes". Valeu imensamente como brilho florescente, este trabalho de crônica jornalística de teor... bem Brasil.

[Sobre "Um defeito de cor, um acerto de contas"]

por Manoel Messias Perei
3/11/2006 às
04h14

Genet em literatura comparada
É fundamental que possamos ler Jean Genet, entendê-lo, numa literatura comparada, com Plinio Marcos no Brasil, no aspecto da marginalidade, no aspecto do olhar freudiano, num contexto social, e até mesmo num contexto político... Creio que dá pra fazer essa reeleitura.

[Sobre "O diário de Genet"]

por Manoel Messias Perei
3/11/2006 às
04h03

Contos na praça
E para completar, os minicontos estão em banners, nas paredes do Centro Cultural Érico Verrissimo e da Casa de Cultura Mario Quintana. Estão na praça, lidos pelos autores e convidados. É a Feira do Livro e a Editora Casa Verde, provocando em Porto alegre.

[Sobre "A editora Casa Verde"]

por Ana Mello
2/11/2006 às
22h35

Cuidar é uma arte
Cuidar é uma arte. E se descuidar também, embora esteja em desuso. É preciso ser muito confiante para viver como nasceu: cara limpa, cabelo encaracolado, unhas sem esmalte. Nesse mundão de preocupações narcisísticas quase ninguém deixa de se acarinhar, mas não olha para os lados alheios. Não há tempo. É um mundo fast-food, rapidinho e superficial. Mas as sobrancelhas são depiladas com desvelo, demoradamente. Talvez sejam muito importantes e eu não saiba! Eu bem que queria ser uma delas, negra, curva, altiva. Aí, sim, eu seria motivo de cuidado... Seu texto é muito bom. Assino em baixo.

[Sobre "Cuidar, cogitar, tratar, amar"]

por Dalila Flag
2/11/2006 às
21h34

O espelho dos blogueiros
Rapaz, que questão interessante. Eu montei o meu blog por insistência do meu ex-marido, quando ainda éramos casados. Acho que ele queria que eu me distraísse de alguma coisa para não perceber o final do casamento :P Foi efeito inverso, porque rapidamente eu tinha um monte de leitores - até hoje não entendi por quê - e o casamento acabou mesmo. O chá está lá, firme e forte até hoje, com mais de 10.000 leitores mensais. Eu escrevo o que me dá na telha, posto o que me dá vontade, sem a menor programação. Blogs são geniais. Não penso que blogs sejam diários, acho que são espelhos de seus donos.

[Sobre "Por que eu montei um blog"]

por Daniela Castilho
2/11/2006 às
20h42

Anos Incríveis
Acho que não há quem não tenha se emocionado com esse seriado, pela forma como ele foi feito e pelas lições que nos deixa... Assisto desde quando tinha 13 anos (assim como tudo que passava na Tv Cultura), e de certa forma me identifico com ele. (Criei até uma comunidade no orkut para a série) Sem contar com a trilha sonora de excelente qualidade. Obrigado à TV Cultura... Agradeço por essa tv de qualidade existir e fazer parte da minha infância... Esses dias chego em casa à tarde, ligo a tv, e que tédio, não passa nada de interessante e legal, nada que você possa dizer que ficará marcado na sua vida... Exceto alguns canais como a Tv Cultura, TVE Brasil e por aí vai.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Luiz Paulo
2/11/2006 às
19h05

Oficinas de texto: uma defesa
Ôpa, nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Se as oficinas correm o risco de acachapar a criatividade, por outro lado mostram os instrumentos de trabalho, a importância da leitura e do trabalho constante. Organizei muitas no Clube Paulistano. Participei de outras tantas na Casa da Palavra, nos tempos da Anna Maria Martins. Vi muita gente crescer em qualidade, enriquecer o texto, fazer o trabalho de carpintaria. O mais é talento, e esse ninguém ensina.

[Sobre "Circuito Editorial Literário"]

por Jeanette Rozsas
2/11/2006 às
15h08

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês