busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 24/2/2003
Sonia Nolasco no Digestivo Cultural
Julio Daio Borges

Paulo Francis e Sonia Nolasco

Caro Leitor,

A um mês de completar seu primeiro aniversário, a seção Ensaios brinda os Leitores do Digestivo Cultural com uma Ensaísta de peso: Sonia Nolasco.

Quem acompanha Ensaios sabe que os primeiros contatos com Sonia Nolasco ocorreram por ocasião da publicação de "Palavras, Palavras, Palavras", de Paulo Francis. (Sonia Nolasco é viúva de Paulo Francis, com quem viveu mais de 20 anos.) A idéia original era reproduzir material do grande jornalista e crítico (falecido em 1997), mas, com a fundação da editora W11 (da própria Sonia Nolasco, em sociedade com Wagner Carelli), que promete relançar todas as obras do autor, essa iniciativa perdeu a razão de ser.

Ainda assim, Sonia Nolasco, que realizava trabalhos humanitários no Timor Leste (e que atualmente prepara um livro-reportagem sobre esse período), regressou a Nova York e, como Leitora entusiasmada do Digestivo Cultural, no ínicio de 2003, ofereceu seus préstimos ao site.

Entre orgulhoso e estupefato, o Editor aceitou. Num misto de vergonha e frustração, frisou que os Colaboradores do Digestivo Cultural ainda não são remunerados. Sonia Nolasco, mesmo assim, concordou em participar - acrescentando que Paulo Francis, em seu lugar, teria feito igual.

Para o Digestivo Cultural, esse processo que culmina hoje com o primeiro texto de Sonia Nolasco no ar foi mais uma prova de reconhecimento de um trabalho empreendido, no reino do jornalismo cultural, desde o ano 2000. Equivaleu, em prestígio, ao primeiro e-mail de Millôr Fernandes, à citação de Sérgio Augusto na revista Carta Capital, aos cumprimentos posteriores de Mino Carta, à menção de Daniel Piza em sua coluna dominical (no Estadão), à abertura da seção Ensaios com um texto de Luís Antônio Giron — e a tantas outras demonstrações de que a produção do Digestivo Cultural importa e de que o seu legado veio para ficar.

Ter finalmente o nome do site associado ao de Sonia Nolasco e, por herança, ao de Paulo Francis é muito mais do que o Digestivo Cultural poderia almejar. Essas assinaturas sempre foram nossos maiores modelos, desde a primeira Newsletter, e tê-las hoje ao nosso lado é, ao mesmo tempo, a realização de um ideal e o ponto mais alto de uma trajetória.

Receba, portanto, Leitor, nesta data, o nosso abraço especial,

Julio Daio Borges
Segunda-feira, 24/2/2003

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês