A arte de citar | Pedro Maciel

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
>>> Canarinho velho e pessimista
Mais Recentes
>>> Livro Literatura Estrangeira Cinquenta Tons de Cinza Trilogia Cinquenta Tons de Cinza 1 de E. L. James pela Intrinseca (2012)
>>> Atividades Com Valores Para Jovens de Diane Tillman pela Confluência (2003)
>>> Estrela Do Mar de Joseph O'Connor pela Record (2006)
>>> Estrategista de Cynthia A. Montgomery pela Sextante (2012)
>>> Livro Biografias Às Margens do Sena de Reali Jr pela Ediouro (2007)
>>> O Paradoxo da Escolha de Barry Schwartz pela A Girafa (2004)
>>> No One Left To Lie To: The Triangulations Of William Jefferson Clinton de Christopher Hitchens pela Atlantic Books (2017)
>>> O Que Se Perdeu de Catherine Flynn pela Record (2009)
>>> Minha Vida de Leon Trotsky pela Usina (2017)
>>> Harry Potter E A Pedra Filosofal de J. K. Rowling pela Rocco (2000)
>>> Livro Literatura Estrangeira A Garota do Penhasco de Lucinda Riley pela Novo Conceito (2013)
>>> Existo, Existo, Existo de Maggie O'farrell pela Dublinense (2019)
>>> Nietzsche e a Dissolução da Moral de Vânia Dutra de Azeredo pela Unijuí (2003)
>>> Livro Literatura Estrangeira Mago Livro um (Aprendiz) de Raymond e Feist pela Arqueiro (2016)
>>> A República Dos Argonautas de Anna Flora pela Seguinte (2014)
>>> A Maior Conquista De Um Homem de John O Ferrell pela Record (2006)
>>> Desigualdade. o Que Pode Ser Feito? de Anthony B. Atkinson pela Leya (2015)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Crepúsculo e a Aurora de Ken Follett pela Arqueiro (2024)
>>> Livro Turismo Guia Visual Itália de Dorling Kindersley pela Folha de S. Paulo (2003)
>>> Amanhã vai ser maior de Rosana Pinheiro-Machado pela Planeta (2019)
>>> Jornalismo Diario de Ana Estela de Sousa Pinto pela Publifolha (2014)
>>> Construindo Ética e Cidadania Todos os Dias de Mauri Luiz Heerdt pela Sophos (2000)
>>> 26 Poetas Hoje de Heloisa Buarque De Hollanda pela Companhia Das Letras (2021)
>>> Pássaro Do Paraíso de Joyce Carol pela Alfaguara (2012)
>>> Livro Biografias Eles e Eu Memórias de Ronaldo Bôscoli de Luiz Carlos Maciel e Ângela Chaves pela Nova Fronteira (1994)
ENSAIOS

Segunda-feira, 5/4/2004
A arte de citar
Pedro Maciel
+ de 12100 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Citar vem do latim: citare. Referir ou transcrever (um texto) em apoio ao que se afirma, segundo o Aurélio. Mas, se a língua favorece os tagarelas e soneteiros, os que falam pelos cotovelos e abusam da linguagem antisintética, quantas palavras imprecisas, ditas ao vento, são necessárias para descrever o silêncio? "Sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar", sintetizou o filósofo Wittgenstein.

Dicionário das Citações (Ed. Martins Fontes) é um livro que descreve o pensamento de Homero a Goethe, de Shakespeare a Beckett, de La Rochefoucauld a Oscar Wilde, entre outros. Coletânea de aforismos e epigramas, máximas e pensamentos, sentenças e ditos memoráveis.

A tradução não é um primor. Também pudera, traduzir é trair. Tudo na vida é por aproximação, da matemática ao amor. E pode crer, "o que hoje é demonstrado, um dia foi apenas imaginado", como afirma o poeta Blake.

Toda citação maior é uma espécie de pensamento lúcido, fragmento condensador de uma possível beleza-verdade, farol que ilumina o mundo em ruínas. A citação é nuvem "onde o sol cala", como no "Inferno" de Dante: "No meio do caminho desta vida/ me vi perdido numa selva escura,/ solitário, sem sol e sem saída".

Jorge Luis Borges era um escritor pródigo em citações. Rescreveu argumentos, lendas e fantasias deste e de outros séculos. No ensaio intitulado "Livro", Borges anota que, "certa vez, perguntaram a Bernard Shaw se ele acreditava que o Espírito Santo havia escrito a Bíblia. Ele respondeu: Todo livro que vale a pena ser relido foi escrito pelo Espírito Santo". A Bíblia não é nada mais do que um mosaico de citações, sermões e parábolas.

Muitos leitores acreditam que os citadores são pensadores originais. Lucrécio achava que "nada pode ser criado a partir do nada". Já Andre Gide, por sua vez, diz que, "todas as coisas já estão ditas, mas, como ninguém escuta, é preciso recomeçar sempre". A citação é uma lembrança do que "poderia-ter-sido", do "não-mais" ou do "tarde-demais". "O que não é destino é frivolidade", diz Ortega e Gasset.

Poetas, filósofos, pregadores e animadores sempre foram mestres em citar o pensamento dos outros. Mas há quem use as sentenças para ter uma visão do mundo ou para simplesmente levar a vida. No entanto, "um fragmento tem de ser como uma pequena obra de arte, totalmente separado do mundo circundado e perfeito e acabado em si mesmo como um porco-espinho", como definiu Friedrich Schlegel.

Erza Pound, que ditou as regras usadas pelos poetas concretos, era um citador dos tempos medievais, um reinventor dos caracteres (ideogramas) orientais. Vivia com o nome de Confúcio e Bashô na ponta da língua. O visionário Nietzsche desenvolveu toda a sua filosofia a partir dos pensadores gregos. Seu pensamento filosófico é uma trama de fragmentos, máximas e relâmpagos. Para ele, "aquele que escreve em sangue e em máximas não quer ser lido, mas aprendido de cor."

James Joyce, em Ulisses, disse uma frase que ficou célebre: "depois de Deus, Shakespeare foi quem mais criou". A obra de Joyce serviu como fonte de idéias, e ainda recurso estilístico para a construção da obra de Samuel Beckett. Por sua vez, Joyce bebeu nas águas da memória de Proust.

A República, de Platão, outro exemplo de livro de citações, é uma narrativa, discussão dialética encabeçada por Sócrates a um auditório anônimo. Segundo Goethe, a dialética é um desenvolvimento do espírito de contradição, dado ao homem para que ele aprenda a reconhecer a diferença das coisas.

A citação nos leva a um livro, a um lugar qualquer, a um tempo exato. Desafia a realidade, ensina a ver o mundo com os olhos dos outros e a conhecer as coisas do nosso jeito de ser. "Ser ou não ser, eis a questão", pergunta o poeta. Já Freud afirma que "sou onde não penso". "Nada do que é humano me é estranho", pensa Terêncio. Esse era um dos aforismos preferidos de Karl Kraus, especialista em citar para ironizar.

Um aforismo é a síntese do conhecimento. No entanto, segundo Kraus, um aforismo jamais diz a verdade; ele sempre diz uma meia verdade, ele sempre diz uma verdade e meia.

Para ir além






Pedro Maciel
Belo Horizonte, 5/4/2004
Mais Pedro Maciel
Mais Acessados de Pedro Maciel
01. Italo Calvino: descobridor do fantástico no real - 8/9/2003
02. A arte como destino do ser - 20/5/2002
03. Antônio Cícero: música e poesia - 9/2/2004
04. Imagens do Grande Sertão de Guimarães Rosa - 14/7/2003
05. Nadja, o romance onírico surreal - 10/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
30/4/2004
19h59min
Senhor Maciel, um aforismo é uma mentira bem dita, bendita mentira que se espraia no espírito na espécie de dinheiro valioso do espírito. Parabéns pelo seu texto.
[Leia outros Comentários de Anamin Santiago]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




So Para Mulheres: Conselhos, Receitas E Segredos
Clarice Lispector
Rocco
(2008)



Medical Physiology
Walter F. Boron / Emile L. Boulpaep
Saunders / Elsevier
(2003)



Livro - Os Pensadores: Adorno
Theodor W. Adorno
Nova Cultural
(1996)



Livro Ensino de Idiomas Food For Thought Level 3
Pauline Francis
Pearson
(2008)



O último filho
John Hart
Record
(2014)



O Heroísmo da Humildade
Osvaldo Melo
Federação Espírita Brasileira - Feb
(2020)



O Fazer Pedagógico
João Carlos Martins
Wak
(2009)



O Resgate dos Dinossauros - 5 Espinossauro Malvado
Kyle Mewburn e Donovan Bixley
Fundamento
(2016)



Escravo e Guerreiro
Jair Vitória
Scipione
(1997)



Trilogia Cinquenta Tons de Cinza 205
E L James
Intrínseca





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês