busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 3/8/2007
Digestivo nº 338

Julio Daio Borges

>>> 50 CONTOS E 3 NOVELAS DE SÉRGIO SANT’ANNA Entre os escritores consagrados da literatura brasileira contemporânea, Sérgio Sant’Anna é provavelmente o que circula, entre a nova geração, mais livremente. Muitos dirão que é por conta de seu filho, André Sant’Anna, um autor relativamente recente – mas Sérgio circula mais que André. Basta observar, por exemplo, na internet. André publicou raramente – uma vez, que se tenha notícia, no site Paralelos –, mas Sérgio é presença constante no Cronópios, igualmente especializado em literatura, chegando ao requinte de discutir com os leitores (internautas) no “Café Literário” on-line. Corre também a informação de que Sérgio é grande incentivador dos escritores que cresceram com a Flip, como João Paulo Cuenca, seguindo, no aconselhamento, meio a linha dos reis das oficinas da Geração 90: pouca atenção é dada ao cânone (que cânone?), enquanto se aposta mais numa linguagem que flua solta... (Quanto aos resultados, há controvérsias.) O importante agora, contudo, é que a Companhia das Letras está lançando nova reunião de trabalhos de Sérgio Sant’Anna, naquela coleção econômica, 50 Contos, incluindo, também dele, mais três novelas. Desde as Notas de Manfredo Rangel, Repórter (1973) até o premiado O Vôo da Madrugada (2003), estão lá representados todos os principais períodos do escritor, passando por O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro (1982), O Monstro (1994), A Senhorita Simpson (1989) e Breve História do Espírito (1991). Para quem costumava teclar freneticamente com um certo Sérgio Sant’Anna “da” internet, eis a grande oportunidade de conhecer seu verdadeiro trabalho (e, quem sabe, até se retratar – pelas bravatas cibernéticas...).
>>> 50 Contos e 3 Novelas de Sérgio Sant’Anna
 
>>> JON UDELL’S INTERVIEWS WITH INNOVATORS Um dos grandes problemas de tudo o que se faz na internet hoje é a visibilidade. São tantas as iniciativas, e algumas tão interessantes, que nem tudo chega a ser conhecido, a tempo. A internet é a plataforma para empreendimentos mais barata da História, com tecnologia ao alcance de todos (ou quase todos) e fervendo sempre de juventude em seus poros. Atingimos um ponto em que desistimos simplesmente de acompanhar tudo e rezamos para que estejamos prestando atenção nas coisas certas... Por isso é tão importante a cobertura que se faz da internet, através de jornalistas profissionais ou não. E um dos podcasts mais brilhantes, fazendo esse trabalho atualmente, é o IT Conversations, que engloba o programa Interviews With Innovators, de Jon Udell. Constantemente citado por Jason “Dot Com Poster Boy” Calacanis, em seu videocast, Udell alarga a discussão sobre o que está se realizando na Web, misturando, com sucesso, tecnologia e ciência. Afinal, a WWW surgiu na universidade, era originalmente coisa de acadêmicos, de homens de ciência. Udell portanto, além de possuir um enorme background em matéria de tecnologia, devolve, simbolicamente, a WWW para seu local de nascimento, freqüentemente puxando suas conversas para esse reencontro rico com a ciência, em plena era da Web 2.0. Como diz o próprio Udell, nunca se produziu e se distribuiu (e se ouviu) tanto áudio, graças ao formato podcast, mas poucos conseguem ser imprescindíveis como o IT Conversations e as Interviews With Innovators, de Jon Udell.
>>> IT Conversations | Jon Udell
 
>>> WHITESNAKE, 1987 David Coverdale e seu Whitesnake pareceram, várias vezes, à beira da aposentadoria, na última década ou mais. Quando o grupo brasileiro Sepultura ainda existia – ou era mais ativo do que hoje na cena roqueira –, chegaram a excursionar com o “David Coverdale’s Whitesnake” e já, nos anos 90, sentiram pena do lendário ex-vocalista do Deep Purple. Em disco, porém, o Whitesnake ressurgiu das cinzas, neste ano, com a edição de duas décadas de seu álbum de 1987. Era o auge de Coverdale e suas melenas loiras, tempo do populismo do “rock de arena”, quando reinavam soberanas as majors e o Whitesnake então flertava seriamente com o pop, emplacando nas FMs, com um hit que, reza a lenda, seria gravado por Tina Turner: “Is this love”. Coverdale, fazendo charme, declararia à velha Bizz, anos depois, que não pôde ceder a canção à intérprete da série Mad Max, pois ela havia se tornado “muito, muito pessoal”. Exageros dos anos 80 à parte, Whitesnake (1987) também estourou com a trilha sonora para comerciais de cigarro Hollywood, “Give me all you love tonight”, e ainda permaneceria nas paradas da década seguinte com uma versão atualizada de “Here I go again”. Não à toa, as faixas extras da edição de 2007 são justamente dessas canções, ao vivo, mais “Still of the night”. Instrumentalmente, temos os melhores momentos de John Sykes, que, junto com outros poucos guitarristas, definiu os caminhos para seu instrumento no chamado “hard rock” dos 1990. Coverdale, depois de uma obra-prima no gênero ao lado de Steve Vai, se perderia para sempre entre tinturas para o cabelo e plásticas no rosto, mas, no final da década de 80, ainda podia aconselhar: “Não se deixem levar pelos medos dos outros. E nunca temam nada. Nunca”.
>>> Whitesnake
 
>>> EVENTOS QUE O DIGESTIVO RECOMENDA



>>> Nesta semana, o Chakras inaugura um novo cardápio, o Chakras Zero: só com pratos de baixo teor calórico e com alimentos funcionais, aqueles que trazem benefícios à saúde, prevenindo contra doenças. A idéia é continuar usufruindo do prazer da alta gastronomia sem, ao mesmo tempo, colocar em risco a própria dieta. Elaborado pela nutricionista Juliana Cappato, o cardápio oferece, por exemplo, tortelloni recheados com abóbora e queijo cottage, ao pesto de manjericão e crocante com amêndoas; mini medalhão de robalo, com macedônia de pupunha e crosta de vegetais; e leque de frango da Índia, com musselini de berinjela e nata de cenoura – todos elaborados dentro do conceito Chakras Zero.

* Chakras: Rua Melo Alves, nº 294 - Jardins - Tel.: 3062-8813
** o Chakras é parceiro do Digestivo Cultural




>>> Noites de Autógrafos
* O mal, o bem e mais além - Flávio Gikovate
(Seg., 06/08, 19h00, CN)
* Não verás país nenhum - Ignácio de Loyola Brandão
(Ter., 07/08, 19h30, CN)
* A dança dos deuses - Hilário Franco Júnior
(Qui., 09/08, 19h30, VL)

>>> Shows
* Jazz ao Meio Dia - Tito Martino Jazz Band
(Ter., 07/08, 12h30, CN)
* Traditional Jazz Band
(Sex., 10/08, 20h00, VL)

* Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (VL): Av. Nações Unidas, nº 4777
** Livraria Cultura Conjunto Nacional (CN): Av. Paulista, nº 2073
*** Livraria Cultura Market Place Shopping Center (MP): Av. Chucri Zaidan, nº 902
**** a Livraria Cultura é parceira do Digestivo Cultural
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês