busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 12/9/2001
Cieci, Sordi e Muti

Julio Daio Borges




Digestivo nº 49 >>> Riccardo Muti e a Orchestra Filarmonica della Scala di Milano deram um "show" de regência e virtuosismo, no início de setembro, na Sala São Paulo. Mais uma vez, a cidade contou com um espetáculo à altura do que se faz de melhor no Velho Continente, em matéria de música. Muti e seus "performers" sacudiram o teto e balançaram o chão, desde abertura com Rossini e Guilherme Tell até o encerramento com Verdi e La Forza del Destino (sendo o regente um especialista e um entusiasta do compositor italiano). Houve quem acusasse os executantes de apelar excessivamente para o sentimentalismo e para as tonalidades dramáticas (afinal, trata-se de uma "formação" acostumada e desenvolvida à base de grandes óperas). Enfim. Se o maestro "se acaba" em gestos, e a orquestra o acompanha em grandiloqüência, são inevitavelmente tachados de "excessivos". Já, se todos "se contêm" e o resultado só se faz ouvir entre aqueles que procuram "o mínimo e o escondido", aí então são todos recriminados por sua "frieza" e "indiferença". Francamente, fica difícil agradar aos "paladares" da crítica tupiniquim que - em décadas - nunca teve uma temporada decente de música erudita, mas que - de repente - se viu emitindo juízos e pareceres, como se houvesse "crescido" entre os grandes nomes e as grandes obras. Francamente. Por suposto que Riccardo Muti esteve acima de qualquer polêmica "nativa", concentrando seus esforços em destrinchar a última realização de Tchaikovsky, sua Sexta Sinfonia, a "Patética". Essa composição assumiu sua verdadeira vocação para réquiem, na Estação Júlio Prestes, posto que Muti, as cordas e os sopros esticaram e intensificaram as frases líricas até o limite, induzindo o espectador a uma meditação sobre a vida e a morte (mesmo que ele não soubesse que o autor falava justamente disso). São por momentos como esses, pelo controle e pelo pulso firme, que a platéia soube ovacionar quem realmente mereceu (embora os críticos nada tenham visto ou ouvido).
>>> http://www.teatroallascala.org
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês