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Segunda-feira, 1/3/2004
Don't say no because I insist

Julio Daio Borges




Digestivo nº 164 >>> Seria, no mínimo, temerário afirmar que Jack Nicholson (que se consagrou desde jovem: “A Pequena Loja dos Horrores” [aos 22 anos] e “Sem Destino” [aos 32 anos]) está nos seus melhores papéis justamente agora: depois dos 60 anos. Esteve aí “Confissões de Schmidt” (2003), que não nos deixa mentir, e está, neste momento, “Alguém Tem que Ceder” (“Something's Gotta Give”, 2003), onde o velho Nicholson contracena com Diane Keaton (igualmente sessentona). O roteiro começa original (considerando-se, obviamente, os padrões atuais), com um sexagenário que, por 40 anos, só “saiu” com mulheres de menos de 30 (de idade). Como indica o cartaz, desta vez ele cai do cavalo (primeiro com um infarte), terminando por se apaixonar pela mãe da moça (evidentemente Keaton, a ex-parceira célebre – nos anos 70 – de Woody Allen). O cenário é uma casa de praia nos arredores de Nova York, e a “dança do acasalamento” – entre a dupla que, inicialmente, se odeia – compensa o resto da sessão (que se estende, exageradamente, por mais de duas horas). As cantadas via “chat” (por meio de “notebooks”), dentro da mesma casa; o posterior encontro, durante a madrugada, de “pijamas”; e as caras e bocas até o beijo (e o sexo) redentor – arrasam com as mediocridades presentes em 100% das atuais comédias românticas (ainda que o final seja, terrivelmente, convencional: com direito a reconciliação em restaurante francês em Paris). As cenas entre os dois dispensam inclusive os coadjuvantes: Keanu Reeves, que – não mais adolescente – não consegue modular os seus graves, e que ganha apenas o posto de galã bobalhão (mais ou menos como o nosso Gianecchini); e Amanda Peet (a filha de Diane Keaton na fita), que se envolve com Nicholson no princípio, mas que só consegue apresentar uma carinha (e um corpinho) de modelo inexpressiva. Algumas décadas atrás, “Something's Gotta Give” (que nem música do Frank Sinatra tem) seria acusada de “alienada” (face aos problemas do mundo e do Brasil). Hoje é um refresco, e uma aula de atuação, para quem não agüenta mais tiroteio, terror psicológico e atores de ocasião.
>>> Something's Gotta Give
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

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