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Segunda-feira, 16/8/2004
Credo criativo

Julio Daio Borges




Digestivo nº 188 >>> O século XX terminou um pouco cansado da arte explicativa, acompanhada de bula, que se converteu em espetáculos de incompreensão e hermetismos críticos – como a Bienal. Ainda assim, ainda que a tradição pictórica e o comentário a ela associado estejam nesse contexto tão vilipendiados, é fundamental ler sobre o assunto. A chamada “educação do olhar” passa, além do didatismo e da oralidade, pelo texto – e a Editora 34 chegou num bom momento com uma coleção perfeita. Trata-se do compêndio organizado por Jacqueline Lichtenstein, originalmente editado na França, que aqui no Brasil é publicado em pequenos e simpáticos volumes de 100 a 200 páginas. Lichtenstein, professora da Universidade de Paris X – Naterre, reuniu amostras significativas de textos considerados canônicos sobre pintura. É um grande prazer (re)descobrir que, por baixo da crosta de embromação que envolve a crítica de arte atual, existe um tesouro de autores muito pouco lidos e estudados. De obviamente Baudelaire até o insuspeitíssimo Pietro Aretino (missivista incontinente que tenta cair nas graças de Michelangelo); do divino Jacobo “Legenda Aurea” da Varazze até o eternizado pelos séculos dos séculos Franciscus Junius. Há também os chatos, de um detalhismo exacerbado, como Denis Diderot e Émile Zola – mas cujas aparições são breves e não prejudicam o resultado. O gosto está, além do sabor do próprio texto, em passear por milênios de obras-primas, que remontam a Apeles, atravessam Giotto e o renascimento, desembarcando em Paul Klee e Vincent van Gogh. Isto apenas no volume 1. O segundo combina nomes improváveis como São Tomás de Aquino e São Boaventura – e os volumes 3 e 4 já estão saindo do forno. São 14 (catorze) no total. E o século XXI, apesar de ainda atormentado por instalações e videoartistas, não poderá mais reclamar de analfabetismo plástico.
>>> A pintura - Jacqueline Lichtenstein (org.) - 173 págs. - 34
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

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