busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 2/10/2006
Circuito Editorial Literário
Marcelo Maroldi

Frequentemente (pelo menos uma vez por semana), alguém me escreve perguntando como se tornar um escritor, como publicar um livro, como escrever um livro que possa ser aceito pelas editoras, se um agente literário poderá realmente ajudá-los a conseguir publicar, que tipo de livro as editoras publicam mais, qual o tamanho que um romance deve ter para ser mais facilmente aceito por editoras, que tipo de editora é a mais adequada ao livro em questão, qual gênero é mais difícil de emplacar, etc. Sem dúvida, há uma carência gigantesca de informações sobre o assunto, o que é uma pena, pois acaba por desestimular muitas pessoas com talento - e às vezes até com bons originais prontos - a se aventurarem no mundo da literatura profissional, digamos assim. Os aspirantes a escritores ficam perdidos, sem saber a quem recorrer e o que fazer para ter mais chance neste concorrido mercado.

De fato, não sou a pessoa mais capacitada para responder essas perguntas. Entretanto, indico algumas palestras que ocorrerão nos meses de outubro e novembro na cidade de São Paulo e que poderão ajudar os novos escritores nas questões lançadas acima, ou mesmo escritores que já conseguiram publicar mas querem se atualizar sobre o atual momento do mercado editorial brasileiro. Para um assunto carente como este, sem dúvida essa é uma iniciativa bastante interessante e pertinente.

O 1º Circuito Editorial Literário, promovido pela Agência Literária, pretende, através de quatro palestras relevantes, promover a interface entre escritores e envolvidos no mercado editorial, discutindo os principais aspectos relacionados a criação e publicação de uma obra literária, a partir de uma visão da realidade do mercado editorial nacional.

Abaixo, as palestras agendadas:

* Livro infanto-juvenil e as exigências do mercado, dias 17 e 24 de outubro, com a editora Ceciliany Alves, responsável por Literatura e Projetos Especiais da Editora FTD.

* Como criar um bom romance e ter uma boa edição, no dia 31 de outubro, com o professor Jiro Takahashi, editor com passagem nas principais editoras do país, além da sua recente atuação como diretor editorial da Geração Editorial.

* Dicas de um editor: escrevendo obras de não-ficção, nos dias 7 e 8 de novembro, com a diretora editorial da Larousse do Brasil, Soraia Reis.

* Como ter seu livro publicado e as exigências do mercado, dia 21 de novembro (finalizando o Circuito), com a agente literária Alessandra Pires, completando os temas abordados.

As palestras ocorrerão na Livraria Martins Fontes - Al. Jaú, 1742 - Cerqueira César - São Paulo/SP e mais informações (e inscrições) estão disponíveis no (11) 3675-8347 ou pelo site O Agente Literário.

Marcelo Maroldi
2/10/2006 à 01h00

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês