busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quinta-feira, 12/10/2006
Nobel de Literatura: apostas
Rafael Rodrigues

Todo mês de outubro é a mesma coisa: Prêmio Nobel. Nos últimos dias a Academia Sueca tem anunciado os ganhadores do Nobel em várias categorias. O Nobel de Literatura deve ser anunciado em breve.

Aproveitando o gancho, fiz uma pequena enquete para colher opiniões sobre quem poderia ser o ganhador do prêmio de literatura deste ano. Obviamente que, como disse o escritor Antonio Dutra, que fez enquete semelhante ano passado, "alguns nomes se repetem na lista dos escritores-candidatos". É verdade. Nomes como o do americano Philip Roth, o escritor albanês Ismael Kadaré, a norte-americana Joyce Carol Oates, o israelense Amos Oz, e a contista canadense Alice Munro.

Começando pelo jornalista e escritor Marcelo Moutinho, organizador do antológico Prosas Cariocas e com o livro de contos Somos todos iguais nesta noite no prelo, que resolveu apostar suas fichas em autores de língua portuguesa, sendo ambos poetas: Ferreira Gullar, "pelo conjunto da notável obra, evidentemente" - justifica, e Herberto Helder, "Poeta lusitano de primeiríssima" - conclui. Gullar também ganha o voto de Moutinho por seu papel importante na discussão sobre arte em geral...

Augusto Sales, no blog Paralelos, quase que fazendo um bolão literário.

Rafael Rodrigues
12/10/2006 à 01h49

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês