busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 30/10/2006
Profissionais do Texto II
Ana Elisa Ribeiro

O segundo dia de Seminário de Profissionais do Texto da PUC Minas/IEC foi de minicursos. Vários professores, de diversas instituições, ofereceram cursos que versavam sobre escrita e texto. Nem todos vinham com a discussão rente ao tema do debate, alguns fizeram questão mesmo de manter a lengalenga lingüístico-literária padrão dos cursos de Letras, mas uma tímida mistura com outros profissionais e o incômodo das discussões sobre a formação de bacharéis (chamada de "precária" no dia anterior por um dos palestrantes) ajudaram a arejar a noite.

No sábado pela manhã, os lingüistas Manoel Luiz Gonçalvez Corrêa (USP) e Luiz Carlos Travaglia (UFU) participaram de uma mesa-redonda em que discutiam texto, enunciação, "erro", etc. e tal. O bolero de uma nota só dos cursos de Letras. O burburinho dos alunos inquietos acelerou a fala dos palestrantes e deu lugar à voz dos poetas Wilmar Silva e Luiz Edmundo Alves, que declamaram poemas de Mario Quintana, Hilda Hilst, Rimbaud e outros. A apresentação, intitulada Ais, arrepia em alguns trechos. Falta talvez uma direção mais harmoniosa dos poetas, que se apresentam opostos, não por querer. Como comentou uma professora na platéia: "um travado e o outro solto demais", referindo-se aos apupos e gritos de Wilmar em cima do palco.

O saldo do Seminário será discutido pela coordenação do evento. Ao que parece, haverá fôlego para um II Seminário, quem sabe mais bem-planejado. A militância pela formação do bacharel com perfil profissional definido continua.

Ana Elisa Ribeiro
30/10/2006 às 12h16

 

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês