busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 2/11/2006
Infraero e Fórum das Letras
Ana Elisa Ribeiro

O Fórum das Letras de Ouro Preto, em sua segunda edição, traz uma série imensa e bem-escolhida de atividades sobre editoração. O tema é "memória e edição" e algumas estrelas internacionais do evento são o historiador Roger Chartier (autor de vários livros traduzidos para o português, como A aventura do livro e Os desafios da escrita) e a escritora norueguesa Asne Seierstad (autora do best-seller O livreiro de Cabul). Ambos chegados ao Brasil por via área, claro, apesar da crise na aviação civil.

O evento teve início ontem, quarta-feira, mesmo com as faltas irreparáveis de alguns palestrantes. Uma das faltas mais sentidas foi a de Adriana Calanhotto, que não conseguiu embarcar no Rio de Janeiro e chegar às montanhas mineiras. Desistiu antes de decolar, já que a espera é um verdadeiro inferno. Prejuízo para o evento.

Hoje, quinta-feira, o dia começou com uma conferência de Roger Chartier intitulada "A morte do livro?". A pergunta foi parcialmente respondida com a irônica declaração de que os historiadores são os piores profetas entre os tantos que gostam de discutir o que ocorrerá com uma ou outra tecnologia.

Uma platéia atenta lotou o salão de conferências, que teve que ser engenhosamente aberto para comportar mais público do que eventos sobre editoração e livros costumam ter.

A mesa-redonda da tarde, originalmente formada por Sérgio Sant'Anna e Cristiane Tassis, não aconteceu. Mais uma vez, problemas com aviões atacaram o Fórum das Letras. A reforma improvisada contou, novamente, com Roger Chartier, que tentou falar sobre "autobiografias imaginadas", mas não conseguiu. Parte da platéia ainda nutria curiosidades sobre a conferência da manhã.

Nota 10 para o salão onde ocorrem as mesas-redondas. Uma espécie de lounge gigante, com poemas de Guilherme Mansur expostos na lateral. Um formato muito mais aconchegante do que aquelas cadeiras enfileiradas dos fóruns normais.

Chuva intermitente, aviões que não chegam, público interessado e casas coloniais. Mistura fina. A ironia é que um dos patrocinadores do evento é... a INFRAERO.

Ana Elisa Ribeiro
2/11/2006 às 17h26

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês