busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 7/11/2006
A noite antes da floresta
Marília Almeida

Como já havia dito em minha coluna "FIT: Fim de uma trilogia teatral", onde faço um balanço sobre o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto deste ano, a peça A noite antes da floresta foi uma de suas participantes e é produzida pela companhia paulista Brancalyone Produções Artísticas e dirigida por Francisco Medeiros. Agora, os paulistas têm a chance de a conferir novamente em reestréia no Espaço dos Satyros, após ter passado também pelo 13º festival Porto Alegre em Cena, em setembro.

Com iluminação de Domingos Quintiliano (também indicado ao Prêmio Shell de Teatro), cenografia de Duda Arruk, trilha sonora de Aline Meyer, preparação de corpo de Thiago Antunes e figurino de Elena Toscano, A noite antes da floresta é a primeira peça da obra do dramaturgo francês "maldito", o soropositivo Bernard-Marie Koltés, e é encenada 15 anos após sua morte. Ela é constantemente montada no país natal de seu autor, onde mereceu 42 encenações diferentes entre 1983 e 1999. Seu diferencial reside em sua estrutura: uma frase de 62 páginas, sem ponto.

O ator Otávio Martins, indicado ao Prêmio Shell de Teatro, não decepciona em um monólogo tenso que começa morno e é por vezes redundante, mas sempre ascendente. Em 70 minutos, Otávio vive um maltrapilho estrangeiro que trava um diálogo em uma esquina da louca vida noturna com um "outro" inexistente. Sua narração é vertiginosa: um diálogo impossível, em que parece falar com o triste retrato de si mesmo. A solidão é veemente e o discurso, um retrato fiel da zoológica sociedade moderna, com seus tipos bizarros, como prostitutas que comem terra de cemitério. O cenário ajuda a criar um sentimento de desolação. Composto por um bloco que imita uma calçada, é rodeado por espelhos sujos e emporcalhados.

Para ir além
A noite antes da floresta - Temporada até 09 de dezembro - Sábados, à meia-noite - Espaço dos Satyros I - Praça Roosevelt, 214 - Centro - Telefone: (11) 3258-6345 - Ingressos: R$20 e R$10 (meia-entrada para estudantes com carteirinha)

Marília Almeida
7/11/2006 às 18h05

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês