busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês
Sexta-feira, 15/12/2006
Livros de presente
Rafael Rodrigues

Aproveitando a proximidade do Natal e o gancho da Ana Elisa, proponho aqui uma verdadeira "ação cultural": vamos todos presentear nossos entes queridos com livros, neste Natal.

Escolhas não faltam, tantos são os livros no mercado. Um bom guia para os menos antenados nos lançamentos ou para aqueles que acham difícil escolher o livro certo é ler as Colunas e os Digestivos do Digestivo.

Nas colunas, os colunistas e colaboradores dizem o que acharam ou deixaram de achar sobre cada livro. Nos Digestivos, o Julio, nosso editor, coloca suas impressões sobre os lançamentos mais "quentes".

É claro que muita coisa fica de fora, justamente por haver tantos livros sendo lançados, mas boas dicas não faltam. Se me permitem, direi aqui os livros que vou dar de presente para algumas pessoas queridas neste final de ano. Para minha mãe, O segredo do anel - O legado de Maria Madalena, da escritora Katheleen McGowan, simplesmente porque ela comentou sobre ele comigo, demonstrando interesse.

Pro meu pai comprei o Você está louco! - Uma vida administrada de outra forma, do Ricardo Semler (meu pai não está louco mas do jeito que está trabalhando, é capaz de ficar!). Para uma amiga do Rio, vou mandar o Poesia completa de Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa. Infelizmente não vai ser surpresa, porque tive que perguntar se ela tinha ou não o livro. Coisas da distância. Para uma outra amiga, darei O Codex 632, do português José Rodrigues dos Santos. Pra terminar a lista, um da Clarice Lispector para minha namorada. Não revelo o título aqui para não estragar o restinho da surpresa pois, do jeito que ela é intuitiva, com certeza já sabe que vai ganhar um livro da Clarice.

Livros podem não agradar algumas pessoas, infelizmente, pelo fato de a leitura não ser um hobby do brasileiro. Mas acho que, acertando nas escolhas, podemos fazer com que pelo menos pais, irmãos, amores e amigos desenvolvam o gosto pela leitura. E toda corrente começa assim, de algum lugar, não é verdade?

Rafael Rodrigues
15/12/2006 às 20h31

 

busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês