busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 20/12/2006
Estático
Daniel Bushatsky

Para escrever um texto sobre o melhor de 2006, precisa-se pensar no que foi especial neste ano.

Para tanto, recorri ao Aurélio, dicionário da língua portuguesa, para saber o que é especial. O que esta palavra significa?

Segundo o Aurélio, algo especial é algo fora do comum, algo exclusivo. Pode ser também uma espécie única.

Gostei da última definição. Especial em 2006, foi o que é especial no Brasil em todos os anos desde o descobrimento: a estática cultural da espécie brasileira.

Como a palavra "estática" também é de difícil compreensão fui, agora, no dicionário da Melhoramentos que me trouxe os seguintes sinônimos: em repouso, em equilíbrio, plantado.

Mais uma vez, gostei da última definição. Estamos plantados em um marasmo cívico.

Para sairmos desta apatia profunda (a 1º definição de marasmo no dicionário da Melhoramentos), todos os finais de ano são propostas grandes idéias por reconhecidos economistas, renomadas empresas de consultoria, ou futurólogos de momento com o objetivo do Brasil deslanchar economicamente e, conseqüentemente, socialmente, ou vice-versa.

Um exemplo disso foi a reportagem de capa da revista Veja, de 7 de dezembro de 2005, intitulada: "Crescimento econômico - o grande salto - estudo da consultoria Mckinsey mostra como o PIB do Brasil pode ser três vezes maior".

Li a reportagem. Os cinco itens abordados, que deverão ser repensados, não causarão espanto ao leitor mediano de jornais: informalidade (falta de pagamento dos tributos), deficiências macroeconômicas (juros e dívida pública), problemas regulatórios (burocracia), má qualidade dos serviços públicos e, por fim, falta de infra-estrutura.

As soluções apontadas, graças a Deus, são fáceis. Porém, caro leitor, eu não vou elucidá-las aqui. Vocês terão que confiar em mim ou ler a citada revista.

A única coisa que adianto é que a maioria das soluções depende de vontade política e cópia de modelos funcionais que já foram introduzidos em outros países como Holanda, Espanha (esta copiou da primeira) e Portugal.

O que a empresa de consultoria não entendeu é que o que é exclusivo do povo brasileiro, como eu já falei acima, é o repouso intelectual da população!

Nós gostamos de não nos desenvolver. Nós apreciamos o nada, e recusamos o novo.

A população só se move, em conjunto, em estado de necessidade, ou seja, quando estamos à frente de apagões como o elétrico ou o aéreo, ou ainda, lógico, quando mexem no nosso próprio bolso, como no Plano Collor.

Mesmo assim a reação é individual, somente com um reflexo coletivo.

Como prova de que é puro estado de necessidade, percebe-se que tão logo a crise passa, tão logo as pessoas esquecem das precauções que deveriam tomar para ela não se repetir.

Triste? Não! Mas paremos de ser hipócritas, todos os anos traçando metas inexistentes, iludindo-nos com pesquisas que refletem o utópico, para um povo que de fora do comum só tem o apreço pelo nada!

Daniel Bushatsky
20/12/2006 às 10h47

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês