busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quarta-feira, 3/1/2007
Chez Victor Brasserie
Adriana Carvalho

Esse é o tipo de esforço de reportagem que eu gosto. Um pouco antes do Natal fomos conhecer o Chez Victor Brasserie, restaurante inaugurado em novembro e que tem o cardápio assinado pelos chefs Emmanuel Bassoleil e Michel Darqué. Quem comanda a cozinha é a chef Pauline Livramento, vinda do Unique Garden, que assim como o Chez Victor Brasserie, é um empreendimento da rede Unique de hotéis.

Para mim, a primeira novidade da brasserie (palavra cujo significado exato eu não conhecia e que pelo que entendi é sinônimo de bistrô, embora literalmente em francês denomine o lugar onde se fabrica la bière, ou seja, a cerveja) é a sua localização. Fica no bairro paulistano da Barra Funda, fora dos tradicionais Jardins-Itaim-Vila Olímpia-Vila Madalena. É uma região que vem se valorizando, ganhando mais prédios e uma vida noturna também mais agitada.

A segunda novidade é que para um cardápio elaborado com comida impecável, seus preços não podem ser considerados caros. São menores do que os de certos restaurantes badalados, que têm mais a função de servir de vitrine para quem quer "ver e ser visto", do que praticar uma boa cozinha. E não há como não comer com mais gosto quando ainda por cima se sabe que todos os lucros da casa são destinados a uma instituição como a Laramara, que atende deficientes visuais.

A casa tem quatro andares, os dois primeiros para o restaurante, o terceiro para festas e eventos e o quarto, provavelmente, para a administração. Sentamos em uma mesa próxima à cozinha, para poder ver o trabalho dos cozinheiros. No cardápio, opções de peixes, frutos do mar, carnes, massas, quiches, saladas.

A carta de vinhos, um diferencial da casa, conta com mais de 200 opções. Começamos com uma porção de bruschettas com presunto cru e queijo de cabra. Para acompanhar, escolhi um dos sucos especiais da casa, que combina frutas com salsa e surpreende o paladar. Como prato principal, escolhemos os camarões gigantes com purê de banana da terra, perfumados com pimenta rosa e também o risoto com queijo mascarpone, morango e camarão, uma combinação pra lá de harmoniosa. Na sobremesa, ficamos com o bolo com recheio quente e cremoso de chocolate e com as frutas tropicais com sorvete de pistache regado com curaçao blue...

Para ir além
Chez Victor Brasserie

Adriana Carvalho
3/1/2007 às 07h43

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês