busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 8/2/2007
O resto é história
Daniela Castilho

O Digestivo fez 6 anos; eu ia escrever sobre a Quinta Geração de Colunistas do site; e eu queria, claro, um depoimento de cada um que participou. Ao contrário do que fizemos nos outros anos, enviamos algumas perguntas para incentivar os depoimentos de Colunistas, ex-Colunistas e Colaboradores. Alguns escreveram textos corridos; outros responderam diretamente às perguntas. Para não ficar, assim, uma "entrevista" solta (abaixo), achei por bem dar este esclarecimento inicial. Boa leitura! - JDB

1. Como começou sua história com o Digestivo Cultural?
Um belo dia eu descobri que o Julio lia o Chá. O Chá - para quem não conhece - é o meu blog. Ele me mandou um e-mail pedindo muito gentilmente para publicar aquele meu texto sobre amor. Eu fiquei lisonjeada, achei uma graça e o resto é história.

2. Como é (foi) escrever para o site?
Como eu não possuo regularidade nem obrigação nenhuma, acho uma delícia. É como ter uma carteirinha permanente de entrada VIP em um clube especial onde acontece uma festa interminável. Eu apareço quando tenho vontade, no meio do andamento da festa, me divirto e vou embora quando estou cansada. Volto quando sinto vontade de participar da festa outra vez.

3. Quais foram seus maiores hits? A que você os atribui?
Eu adoraria responder que meu maior hit foi "I do not want this" porque é um dos textos meus que foi parar no Digestivo por escolha do editor - isso sempre me deixa muito feliz, porque demonstra a qualidade do texto, é espontâneo - e porque eu adoro aquele texto, é "a minha cara" (com direito a palavrão e tudo). Infelizmente, não é meu maior hit. Pena. Meu maior hit foi "Hotmail versus Gmail, nem um nem outro" - 20.000 almas leram o texto - um texto que, aliás, eu nem queria escrever. O Julio ficou me perturbando por e-mail, correndo o risco de ter a jugular arrancada - meninos, eu posso ser uma verdadeira fera às vezes - até eu escrever. Ponto a mais para o Julio, que sabe cutucar o colunista/articulista para que um bom texto seja produzido. Devo isso a ele.

4. Você mudou muito antes (depois) de entrar para (sair do) Digestivo? Como era escrever antes e como é escrever hoje?
Sim, eu mudei. Eu perdi o medo de me expor, eu relaxei em relação ao que escrevo, eu me arrisco mais hoje, escrevendo. Eu defendo mais o meu texto. Não há censura nem corte nos textos no Digestivo. O ranço editorial que impera hoje no país é de editores que mutilam e assassinam a alma dos textos em nome de uma pasteurização lingüística que eles acham sei-lá-onde. Já tive problemas sérios com editores que acreditam na mutilação do texto porque "os leitores não agüentam ler longos textos na internet" e outros argumentos igualmente estúpidos. Eu amo a liberdade de escrever e a satisfação de ver o texto respeitado plenamente. O Digestivo tem isso.

5. Cite alguma coisa significativa que o Digestivo te trouxe... Boa ou ruim? Por quê?
Boas: amigos e leitores. Eu adoro gente. Adoro ser lida. Adoro as cabines de cinema, também. Eu me sinto VIP indo a uma sessão fechada para imprensa, especialmente porque eu não sou imprensa, veja bem, eu sou diretora de arte. É divertidíssimo.

6. As pessoas do Digestivo... Alguém que você citaria? Por quê? Alguém com quem aprendeu alguma coisa? O quê?
Rapaz, eles me lêem. Eu fico sempre agradavelmente surpresa em descobrir que meus "colegas de Digestivo" lêem o que eu escrevo. Eu aprecio tanto os textos dos meus colegas. Fico orgulhosa de ser lida por eles. E definitivamente, aprendi muita coisa com o Julio. Aprendi muita coisa sobre mim mesma, o que eu escrevo, como eu sou e essa é a maior lição, o maior presente que alguém pode te dar...

Daniela Castilho
8/2/2007 à 00h23

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês