busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 7/2/2007
Carlos H Lopes de chapéu novo
Ana Elisa Ribeiro

Dia 13 de fevereiro, terça-feira que vem, a partir de 19h30, o escritor mineiro Carlos Herculano Lopes lança O chapéu do seu Aguiar (Editora Leitura, 2006, 132 págs.), livro em que reúne crônicas publicadas no Estado de Minas. A festa será na livraria Leitura do shopping Pátio Savassi.

Herculano é autor de mais de uma dezena de livros, entre eles A dança dos cabelos e Sombras de julho. Premiado e consagrado como escritor, também é conhecido pelo trabalho no caderno de cultura do maior jornal de Minas Gerais.

O primeiro livro de Carlos Herculano que li foi A dança dos cabelos, no início da década de 1990, quando a obra havia sido indicada para um vestibular. A despeito disso, fiquei impressionada com a sensibilidade do autor na criação das personagens e do ambiente da narrativa. Ah, é bom salientar que eu não estava prestando vestibular na época. Foi um dos raros concursos em que as universidades mineiras indicaram livros de autores vivos, e muito vivos.

Em 2002, conheci Herculano pessoalmente, quando do lançamento do meu segundo livro de poemas. De lá em diante, passamos a freqüentar os mesmos lançamentos e as mesmas estantes. Adotei livros do autor nas escolas em que trabalhei e penso que seja, de fato, uma experiência de prazer ler suas obras. O chapéu do seu Aguiar deve se somar às deliciosas outras obras de Herculano.

Ana Elisa Ribeiro
7/2/2007 às 14h30

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês