busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 28/2/2007
Blogs de jornalistas triloaded
Julio Daio Borges

Recentemente todos os portais e sites de jornais recorreram ao uso de blogs, essa ferramenta tão "hypada" (...). Mas não é difícil constatar que os "blogs" hospedados em portais [jornalísticos] não conversam efetivamente com outros blogs, uma vez que só linkam ou "trackbackam" notícias publicadas no próprio portal que lhes oferece hosting (hospedagem).

Não interagem efetivamente com a blogosfera, assemelhando-se mais a colunas tradicionais meramente travestidas de blogs, até porque não possuem a liberdade que a ferramenta blog deveria lhes oferecer. Além disso, são tolhidos no tema dos posts (vide o caso da Soninha Francine, que foi proibida de escrever sobre política em seu blog na Folha Online...).

(...)Ainda tergiversando sobre as diferenças entre blogueiros e colunistas de jornais, eis uma diferença fundamental: nos blogs, a repercussão de um texto surge pouquíssimo tempo após sua publicação, e vêm vem na forma de comentários e e-mails recebidos.

Blogueiros interagem com seus leitores, escrevem posts a partir dos feedbacks recebidos, deixam comentários nos blogs daqueles que visitaram sua página. O tempo de resposta de um colunista de jornal obviamente é muito mais "pausado" e limitado pelas restrições impostas pelo veículo em que escreve...

Alexandre Inagaki, em entrevista, dando também a sua versão de "por que os blogs de jornalistas não funcionam"...

Julio Daio Borges
28/2/2007 à 00h21

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês