busca | avançada
65269 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 27/2/2007
Maultaschen no Bier & Mais
Adriana Carvalho

Segundo a Wikipedia, maultaschen é uma versão alemã do ravióli italiano, só que em formato maior. Tradicionalmente é recheado com carne. Conta-se que a receita foi criada no monastério de Maulbronn e que originalmente levava um nome ainda mais complicado de escrever e para nós, impronunciável: "Herrgottsbscheißerle". A tradução seria "os pequeninos que enganam o Senhor". Isso porque o prato era uma maneira de driblar as regras da quaresma: os monges continuavam a comer carne no período, mas escondidinha no meio da massa.

Quando nós provamos o maultaschen no simpático Bier & Mais, de Karin Schmid, ainda era véspera de carnaval e estávamos oficialmente fora do tempo da quaresma. Ou seja, não estávamos tentando enganar a nenhum Senhor, a não ser o Senhor dos Ponteiros da Balança, ao dizer: "Veja, meu Deus, é apenas uma massinha, de digestão rápida!". Mas Ele há de entender e ser compassivo, além de considerar que tenho freqüentado assiduamente a academia, INCLUSIVE EM DIAS DE CHUVA (o que deve queimar calorias duplamente).

Ele há de compreender também que seria muito difícil resistir diante do prato de maultaschen ricamente perfumado, com molho de mostarda escura e acompanhados de salada de batatas que nós degustamos no salão tranqüilo do restaurante enquanto os paulistanos foliões entupiam as estradas em direção à praia.

Além dos raviólis alemães, também gostamos muito da mostarda caseira disponível na mesa, dotada de um amarelo vibrante e sabor bastante picante e amargo no final.

Para a sobremesa, pedimos o clássico strudell (que tem a massa feita ali mesmo no Bier & Mais) e outra receita de nome comprido: Kaiserschmarren. Trata-se de uma panqueca recheada com passas, cortada em pedaços, passada no açúcar e canela, coberta com calda de frutas vermelhas e vinho. E ainda por cima em uma porção muito bem servida.

O cardápio da casa tem ainda outras delícias, como trutas, salmão, carnes e, no inverno, fondues. Entre as bebidas, o destaque é para as cervejas, como a Erdinger e a Wersteiner. Mas quem quiser provar os raviólis que enganam o Senhor, tem que correr, porque o festival do maultaschen termina no dia 3 de março.

Adriana Carvalho
27/2/2007 às 18h17

 

busca | avançada
65269 visitas/dia
2,0 milhão/mês