busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 27/2/2007
Criação Literária na AIC
Marília Almeida

Começaram no início de fevereiro as palestras do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema - AIC, em São Paulo, com a participação de editores como Fernando Paixão, da Editora Ática, além de jornalistas e escritores que fazem parte do seu corpo docente. O curso tem como objetivo formar escritores nas áreas de ficção (conto, romance e novela), poesia e não-ficção (biografias, reportagens e críticas).

À primeira vista pretensioso, Flávia Rocha, jornalista, uma das editoras da revista literária norte-americana Rattapallax, poeta, co-fundadora da AIC e coordenadora do curso, o explica. "É o sonho de todo aspirante a escritor estudar com os grandes mestres, aprender na prática e dedicar-se à criação de uma linguagem e um estilo próprio em seus textos. Voltado para a produção, é diferente dos tradicionais cursos de letras oferecidos nas universidades e mais abrangente do que uma oficina de criação, com a oportunidade de um diálogo mais amplo sobre literatura contemporânea a partir dos encontros e debates com diversos autores".

O curso ainda merece atenção por ser a primeira investida da AIC na área literária, instituição reconhecida por seus cursos completos na área cinematográfica, nos quais em um ano apresenta conteúdo que abrange todas as áreas cinematográficas (Filmworks) e, no segundo, especializações em direção, produção, direção de arte ou fotografia (Crafts).

Com foco contemporâneo, Criação Literária tem duração de um ano e sua grade curricular é composta por três aulas semanais, sendo uma voltada para palestras com convidados. No segundo semestre, os alunos escolhem em qual das três áreas querem se especializar. Não há pré-requisitos para a matrícula.

Márcia Tiburi, João Silvério Trevisan, Marcelino Freire, Wagner Carelli e Marcelo Rezende são algumas personalidades que compõem seu corpo docente. Além das aulas, a programação do curso prevê um sarau por mês com convidados e, no final do ano, os alunos apresentam um trabalho que será o começo de uma obra de sua autoria.

A AIC também oferece cursos opcionais como consultorias e workshops nas áreas de tradução e roteiro cinematográfico.

Mais informações no site da AIC.

Marília Almeida
27/2/2007 às 18h38

 

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês