busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 5/3/2007
Dá para aprender literatura?
Marília Almeida

Esta foi a pergunta feita por João Silvério Trevisan a seus alunos do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema - AIC, em São Paulo. João a faz do alto de uma respeitável carreira literária que soma trinta anos e três Jabutis por Troços e destroços (contos, 1998), Ana em Veneza (romance, 1995) e O livro do avesso (romance, 1993). E completa: por quê fazer um curso de criação literária? As respostas são diversas:

- Quero aperfeiçoar meus textos.
- Para aumentar meu repertório.
- Meu objetivo é conhecer histórias de vida e experiências que irão fazer com que amadureça idéias sobre o tema.

O comum entre elas? Ninguém acredita que a literatura possa ser aprendida. Todos estão ali em busca de insights para criar, fato que derruba muitos preconceitos com relação a oficinas literárias.

E o professor complementa:

- Técnicas para aprender a criar são importantíssimas, mas não acontece na ficção e menos ainda na poesia se não houver repertório.

João Silvério é professor de oficinas literárias há 20 anos e enfatiza: apenas dois de seus alunos seguiram carreira literária. Ao justificar o fato, é ácido: "Não existem políticas públicas nem privadas neste país para a literatura. Tanto que não há oficinas na área como escolas de cinema e teatro. Convivi com escritores maravilhosos que não sei onde estão. Muitas editoras não têm departamentos específicos para leitura de originais e só quem tem contatos é publicado", desabafa.

E cita Clarice Lispector ao lembrar que literatura é 20% inspiração e 80% expiração. Ao contrário do que muitos pensam, "é preciso talento, intuição, muito trabalho e suor".

Marília Almeida
5/3/2007 à 01h57

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês