busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 7/3/2007
Proxxima: primeiro dia (cont.)
Fabio Silvestre Cardoso

Depois do almoço, quase que pontualmente, foi a vez do Painel Nacional com o tema: "Resultado e eficiência na mídia digital", contando com os seguintes participantes Maria Lúcia Antonio, representante da Fiat; Celso Byron, da Gradiente; e Luca Cavalcante, do Bradesco. A mediação foi de Caio Túlio Costa, do iG. Pode parecer trocadilho ou piada, mas o que todos eles têm em comum? O fato de pertencerem às empresas que, digamos, "fomentam" o evento.

Com isso, o inevitável aconteceu: sempre que era possível, os palestrantes transformavam seus cases em propaganda descarada das marcas que representavam. E tome números, bastante questionáveis, que comprovavam o sucesso de tais e tais estratégias e medidas. E foi por muito pouco que o debate não se transformou em um discussão burocrática sem qualquer conexão com os temas propostos inicialmente. Isso só não sucedeu em virtude das excelentes intervenções de Caio Tulio Costa, que soube conduzir as participações, além de ler e comentar as intervenções da platéia. Às 15h30, quando o tempo se esgotou, nem parecia que já estávamos ali há pouco mais de uma hora.

Nesse sentido, cabe destacar algumas passagens do debate, como as considerações de Luca Cavalcanti, sempre bem informado, ao dizer que as mídias digitais não anulam o papel já consolidado da televisão. Já Celso Byron ressaltou a existência de uma relação bem articulada entre as ações da mídia online com a mídia offline. Maria Lúcia Antonio, por sua vez, parecia concordar e ter colocado em prática todas as ferramentas lembradas na discussão. Mas foi estranho observar que, ao longo de sua participação, não havia muita convicção no que se refere ao conhecimento da causa. Talvez seja o afã de tornar toda e qualquer ação, sem qualquer planejamento prévio, em prática nas mais diversas empresas, muitas das quais sequer contam com uma estrutura para tanto. Dessa forma, tais eventos são elementares, uma vez que assinalam a importância da renovação, aquela que é essencial, como asseverou o editor da Wired.

Hoje, dia 7, as palestras seguem. Destaque para a do Painel das 11h, que contará com a participação de Flávio Pestana, da Gazeta Mercantil, e André Mantovani, da MTV. A moderação será de Suzana Appelbaum da Agência África.

Leia mais sobre o evento aqui e aqui.

Fabio Silvestre Cardoso
7/3/2007 à 01h29

 

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês