busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quarta-feira, 18/4/2007
Electra e as Paixões Humanas
Guilherme Conte

Praticamente todos os 144 lugares da sala Paschoal Carlos Magno estavam tomados ontem à noite. E o público assistiu com notável atenção à palestra do ator e diretor Hugo Coelho sobre a tragédia grega, que antecedeu a leitura encenada da peça Electra, de Sófocles. Era a estréia do projeto Paixões Humanas, capitaneado pelo Núcleo Teatral Os Jogadores, da Cooperativa Paulista de Teatro.

São cinco encontros que pretendem perfazer uma breve panorâmica do teatro ocidental. O esquema dos encontros é o seguinte: uma palestra de Hugo sobre o tema da semana, seguida de uma leitura encenada e, por fim, abre-se um debate com o público.

O elenco é mais do que qualificado: Ângela Barros, Eduardo Semerjian, Henrique Schafer, Javert Monteiro, Otávio Martins e Priscilla Carvalho. A estréia, ontem, teve a especialíssima participação de Denise Del Vecchio, no papel de Clitemnestra.

É uma iniciativa importantíssima, uma vez que carecemos de projetos de formação de público. Esse tipo de contato aproxima o espectador do teatro e de uma realidade que ele muitas vezes desconhece. A palestra sobre os gregos foi uma verdadeira aula - o resultado pôde ser conferido no debate que se seguiu à leitura.

A programação do resto do projeto é a seguinte (sempre às terças, 20h):

24/04 - "A Comédia Antiga, a Néa e a Comédia Latina", com a leitura encenada de O misantropo, de Meneandro.

08/05 - "Shakespeare e o Renascimento", com a leitura encenada de Othelo, de Shakespeare.

15/05 - "Molière e a Commedia Dell'Arte", com a leitura encenada de Escola de Mulheres, de Molière.

22/05 - "Tchecov e o Realismo", com a leitura encenada de A Gaivota, de Tchecov.

E, por fim, a boa notícia: é de graça.

Para ir além
Paixões Humanas - Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153 - Tel. (11) 3288-0136 - Bela Vista - 120 min. - Até 22/05 - Inscrições pelo telefone (11) 3451-6032 ou pelo site do projeto.

Guilherme Conte
18/4/2007 às 18h09

 

busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês