busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 20/4/2007
Erico Verissimo no Rio
Marcelo Spalding

Já contamos dois anos do centenário de nascimento de Erico Verissimo, mas os ecos das comemorações promovidas pela mídia, pelo governo e pela Academia ainda se fazem sentir na cena cultural gaúcha. Mais que isso: estão sendo "espraiadas" para fora do Estado. Prova disso é a exposição As cidades imaginadas de Erico Verissimo, que chega ao Rio de Janeiro depois de bem sucedida temporada em Porto Alegre.

Promovida pelo Arquivo Nacional em parceria com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), a mostra coletiva traz o olhar de diversos artistas sobre os locais descritos pelo escritor em seus romances, unindo de forma rara e feliz a literatura e as artes plásticas. Com curadoria da designer Vera Pellin e seleção de textos da diretora do Acervo Literário Erico Verissimo, Maria da Glória Bordini, a mostra ficará no Rio de 24 de abril até 25 de maio com visitação de segunda à sexta, das 9h às 17h, no Arquivo Nacional.

Paula Mastroberti, uma das artistas participantes, entusiasma-se com a possibilidade de aproximar linguagens que a mostra produz. "Sou a favor da integração opcional e eficiente entre os discursos, e procuro, sempre que posso, chamar a atenção para os aspectos visuais do livro como suporte para o texto literário, independente de gênero ou destinatário", afirma Paula.

A artista, aliás, é uma das convidadas para a palestra de abertura sobre o projeto, no dia 24 de abril, às 17h30, no Auditório do Arquivo Nacional. Além de Paula, participam Maria da Glória Bordini e o artista Edgar Vasques.

Marcelo Spalding
20/4/2007 às 19h23

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês