busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 10/5/2007
Remix Narrativo
Julio Daio Borges

Partindo do pressuposto que a partir do início do século XXI, o leitor anônimo ganhou força e passou a desenvolver e tabular suas próprias escolhas e ainda levando em conta o avanço da Internet, consagrada como mídia de massa nestes dez anos de existência, começamos perceber o surgimento - pelas bordas, quase imperceptível - de ambientes de compartilhamento de experiências e informações como, por exemplo, os blogs, fotologs, música on demand (MP3), Orkut, listas e fóruns de discussão.

Estamos presenciando uma revolução silenciosa capaz de, aos poucos, gerar um falecimento da intermediação da imprensa e questionamentos sobre a inexistência da autoria a partir do século atual, o fim do copyright, ou melhor, a substituição pelo copyleft. Neste cenário de liquidificador cultural, queremos propor um ambiente multi-usuário participativo de troca de narrativas, sejam elas em formato texto (poesias, contos, folhetins, histórias cotidianas, urbanidades), formato imagético (fotografias, ilustrações, vídeos, recortes), formato sonoro ou formato comunitário como listas de discussão, comunidades no Orkut, newsletters por e-mails etc.

O participante poderá alterar uma narrativa textual existente a partir do desenrolar da trama; alterar os personagens ou mudar de formato, ou seja, continuar o conto com inserção de uma imagem, áudio ou vídeo. A cada bloco temático será possível espiar, participar, modificar ou iniciar uma nova narrativa - apropriando-se do formato existente ou escolhendo outro numa lúdica brincadeira entre formatos multimidiáticos...

Remix Narrativo, mais uma dica da incansável navegadora Gabi Klein.

Julio Daio Borges
10/5/2007 à 00h53

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês