busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 9/5/2007
Mergulho em Aristóteles
Tais Laporta

"Concordo e discordo". Com essa posição, Aristóteles - o discípulo mais conhecido de Platão - tornou-se um dos maiores sábios do ocidente. "Assim como Platão, ele acreditava que o conhecimento era imutável. Mas não podia aceitar a tese platônica de que o pensamento (ou o saber) estava separado do mundo sensível", explica o filósofo Roberto Bolzani Filho, no curso Os Pensadores, ministrado pela Casa do Saber.

Para Platão, a sensibilidade humana está em constante mudança. Já o conhecimento (ou a "Verdade") é necessariamente imutável. Bolzani mostra um novo argumento. "Aristóteles dirá, contudo, que o que faz com que uma coisa seja o que é (matéria) não pode se separar de sua essência (forma). Destruiu, assim, a noção de que forma e matéria são separáveis".

"Por que toda semente vira árvore? Porque a semente nada mais é que uma árvore em potência", explica Aristóteles. Isto é, traz em si uma atualização da matéria. Por isso, nenhum embrião humano vira árvore. Porque já é homem em potencial.

Bolzani diz que ler Aristóteles não é fácil. Os textos que nos chegam sobre o mestre são, em sua maioria, anotações de seus alunos na escola fundada por ele, o Liceu. "Alguns textos são bem acabados, outros, bastante sintéticos, o que torna a sua leitura particularmente complicada", conta. Os Pensadores ainda segue com Santo Agostinho, Maquiavel, Descartes, Espinosa, Hobbes, entre outros. Volto com eles em breve.

Tais Laporta
9/5/2007 às 12h11

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês