busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 2/10/2002
Alerta aos que vão chegar
Julio Daio Borges

"E eu? Eu, que passei quase trinta anos dentro de redações, que fiz de quase tudo em jornais e revistas e depois me bandeei para o outro lado do balcão, inconformado com as mazelas da imprensa? Que digo a ela (minha filha, de 17 anos, que se inscreveu para o vestibular de Comunicação, especialização em Jornalismo)? Que também sonhei muito com palavras que mudassem o mundo para melhor? Que um dia eu li um livro de John Langshaw Austin sobre como fazer coisas com palavras e realmente acreditei que a palavra poderia mudar a realidade?

"Digo que antes de ter meu nome impresso num jornal tive de pisar muita lama, ver muito cadáver e conversar com muita gente desqualificada cheia de poder? Que muitos canalhas usaram minha profissão para melhorar seu patrimônio por vias tortas, que tantos outros a prostituíram para obter vantagens políticas? Que tenho na gaveta um monte de currículos de jovens jornalistas, sem qualquer perspectiva de poder ajudá-los a ingressar na carreira? Que vi muitos talentos se perderem pela falta de oportunidade ou pela desilusão final? Que alguns amigos se suicidaram, outros morreram de câncer e problemas cardíacos, estressados pelas horas excessivas de trabalho nos 'pescoções', pelos baixos salários e pela insegurança? Que algumas empresas impuseram aos seus melhores talentos o jugo de chefes desonestos, incompetentes ou simplesmente insanos? Que ainda hoje há jornalistas trabalhando sem receber salários?"

Circulou alguns dias pelo Toplinks. Intitula-se "Alerta aos que vão chegar", foi publicado pelo Observatório da Imprensa, e é de autoria de Luciano Martins Costa.

Na verdade, é por essas e por outras que eu nunca me senti jornalista. Quase todos os jornalistas que conheci são assim, ressentidos e amargurados. Como os escritores que Cioran encontrou pela vida: vazios ou simplesmente esvaziados pela profissão.

Falta à classe o orgulho de um Paulo Francis, o heroísmo de um Samuel Wainer, o empreendedorismo de um Assis Chateaubriand. Caso contrário, vão sobrar essas lamúrias, chatas e desestimulantes.

Julio Daio Borges
2/10/2002 às 13h19

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês